Plantas medicinais para curar o intestino

Plantas medicinais para curar o intestino

Os hábitos determinam a saúde do nosso sistema digestivo. Se temos um excesso de toxinas, nosso corpo irá eliminá-las para manter o equilíbrio.

Mal-estar, inflamações, prisão de ventre e cólon irritável, são algumas das disfunções que o intestino pode sofrer, sendo ele parte indispensável do nosso sistema digestivo, responsável por assimilar, ou absorver nutrientes, eliminando também as substâncias tóxicas. Portanto, é essencial cuidar de nossa saúde, mantendo essa parte limpa e livre de toxina. Te explicamos como conseguir isso mediante as maravilhosas plantas medicinais.

Como saber se preciso tratar o meu intestino?

  • É fácil identificá-lo e, de fato, ocorre com frequência: gases, prisão de ventre, dores de estômago, diarreia, inclusive, a clássica língua branca que nos dá esse sabor tão esquisito na boca quando temos algum problema no intestino.
  • Temos que ir com cuidado no nosso nível de stress. Como você já sabe, nosso estilo de vida afeta também a nossa saúde intestinal, é onde se acumulam os nervos até derivar em muitos tipos de alterações da saúde.
  • Acrescentar também que, temos que desintoxicar o nosso intestino regularmente. É necessário manter uma boa limpeza para baixar o nível de toxicidade do nosso corpo. Lembre, por exemplo, que é o intestino delgado que tem como função passar o alimento para o sangue, e se tem muitas toxinas acumuladas, o que faremos é obviamente transmitir esta toxicidade para o sangue. Isso é muito perigoso. Os sintomas mais claros deste fenômeno é ter, por exemplo, a pele ressecada, problemas de pele em geral, dor nos rins, ou no fígado e sofrer de cansaço. Temos que levar em conta.

Plantas para curar a gastroenterite

menta6

Todos nós já sofremos disso alguma vez. Acontece quando as nossas mucosas intestinais se inflamam, devido a uma infecção ou à acumulação de tóxicos. De repente nosso organismo se vê atacado por micro-organismos patógenos que afetam o trato digestivo. Sofremos de diarreias, vômitos e febre.

O que precisamos?

As plantas medicinais que vamos precisar são os emolientes, adstringentes e anti-inflamatórios. O mais indicado é que durante os primeiros dias você não consuma nenhum alimento sólido, dessa maneira as infusões vão nos servir como um tratamento indispensável.

1. Raiz de malvaísco

A raiz de malvaísco é um excelente emoliente e anti-inflamatório. Você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais, e para preparar uma infusão você só vai precisar de uma colher desta planta medicinal para uma xícara de água. Você pode tomar duas xícaras ao dia.

2. Infusão de hortelã e anis

A mistura do hortelã e do anis, servirá para acalmar a sua dor de estômago, te manter hidratado, e curar pouco a pouco a inflamação intestinal. Você precisa nada mais que uma colher de cada planta, para colocá-las para ferver em uma xícara de água fervendo. Deixe que repouse alguns minutos, coa e beba pouco a pouco. Você pode tomar 3 vezes ao dia.

3. Chá preto com limão

É uns dos remédios mais clássicos para tratar pouco a pouco a gastroenterite. Nos hidrata, combate a diarreia, alivia a dor, a sensação de peso, diminui a inflamação, etc. O primeiro que faremos é preparar o chá preto. Depois deixar cair umas gotinhas de limão, sempre tomando cuidado que não te produza o vômito.

Plantas para curar a colite

Dolor-colitis

A colite é uma inflamação no intestino grosso. Sofremos com frequência de dor abdominal e diarreia, nos casos mais graves, inclusive, pode aparecer um pouco de sangue e pus. Também pode ser o resultado do ataque de micro-organismos patógenos, e também o resultado ou o efeito colateral de algum tipo de medicamento.

O que precisamos?

Precisamos de plantas medicinais que nos dê uma ação de equilíbrio ou protetora da flora intestinal. As quais também disponham de propriedades antidiarreicas, adstringentes e anti-inflamatórias, serão muito úteis para curar nosso intestino e consequentemente, a colite.

1. Infusão de Eucalipto

O eucalipto é uma planta mais que ideal para tratar a colite. Dispõe de uma maravilhosa ação capaz de absorver as toxinas do nosso intestino, por isso que te recomendamos tomar de duas a três xícaras ao dia desta infusão. Você pode encontrar eucalipto nas farmácias homeopáticas, lojas de produtos naturais, feiras livres etc.; e para sua infusão, você só precisa de quatro a cinco folhas. Você se sentirá muito bem.

2. Infusão de tomilho

O tomilho é fácil de encontrar, além disso, é uma infusão muito saborosa de tomar e muito efetiva. Dispõe de propriedades para combater a putrefação intestinal, por isso que seja muito adequada para tratar a inflamação, lutar contra os tóxicos e as bactérias. Tomar duas xícaras ao dia, no café da manhã e antes de seu jantar. Você precisa somente colocar uma colherzinha desta planta para ferver, deixar que repouse por 5 minutos, e beber pouco a pouco.

Plantas para tratar as cólicas intestinais

Infusiones

As cólicas intestinais se originam por uma obstrução do trato digestivo. Se produzem espasmos na musculatura do intestino e, às vezes, deriva em uma inflamação e na conhecida síndrome do intestino irritável. São doenças muito incômodas e dolorosas.

O que precisamos?

Necessitamos de plantas que disponham fundamentalmente de uma ação anti-espasmódico, para poder relaxar a musculatura do tubo digestivo e evitar essa extrema mobilidade que conduz sempre a formação de um obstáculo para as matérias fecais. Então, que infusões serão as mais adequadas? Existe uma que é tão especial quanto efetiva, anote:

 1. Infusão de linhaça, erva-cidreira e camomila.

O sabor é suave e gostoso. Uma infusão que se lança como um remédio mais que efetivo para acalmar nossas cólicas, para melhorar nossa digestão, atuando também como um efetivo anti-espasmódico, e que nos servirá como um bom calmante e relaxante. Tanto as sementes de linhaça, como a erva-cidreira e a camomila são fáceis de encontrar. Para preparar, você só precisa colocar uma pequena colher de cada planta e semente em duas xícaras de água fervendo. Deixe repousar por cinco minutos e beber uma xícara a cada cinco horas.  Vai te acalmando e curando. Não deixe de provar, porque é muito agradável e saudável.