Pomada revitalizadora para o cabelo

Pomada revitalizadora para o cabelo, baixa em gordura e livre de tóxicos

Graças às propriedades dos seus ingredientes naturais com este creme conseguiremos, tanto revitalizar o cabelo, como eliminar problemas do couro cabeludo como a irritação ou a caspa.
Pomada revitalizadora para o cabelo, baixa em gordura e livre de tóxicos

 No mercado existem tantos produtos para o cuidado do cabelo que fica até difícil saber exatamente quais são os mais adequados para cuidar do nosso.

Não podemos negar que muitos deles são muito efetivos e que contam nutrientes que nosso cabelo precisa para crescer de forma saudável e sem apresentar transtornos.

Entretanto, algo de que também somos conscientes é que nem sempre os produtos químicos que eles contêm são bons e em alguns tipos de cabelo podem gerar efeitos secundários negativos.

Por essa razão, há algum tempo, são muitas as pessoas que vêm procurando receitas naturais para elaborar seus próprios tratamentos capilares em casa sem gastar muito e obtendo benefícios adicionais.

Nesta ocasião nos encontramos com uma interessante pomada revitalizante caseira que pode ajudar a reparar o cabelo, sem alterar seus óleos naturais e, sobretudo, protegendo-o.

Se você quiser aprender a prepará-la, a seguir compartilhamos os benefícios dos seus ingredientes e a receita simples para fazê-la em casa.

Ingredientes da pomada e seus benefícios

Para a elaboração desta pomada capilar são necessários somente quatro ingredientes que podem ser conseguidos com facilidade nas lojas de produtos naturais:

  • Cera de abelha.
  • Óleo de coco.
  • Argila bentonita.
  • Óleo essencial de sândalo.

Cada um deles conta com grandes benefícios que se potencializam quando se combinam em um só tratamento.

Leia também: Mil e uma utilidades do óleo de coco

Cera de abelhas

Cera-de-abelhas

A cera de abelha é conhecida por suas qualidades hidratantes, antibacterianas e antioxidantes que podem ser aproveitadas em tratamentos estéticos para o cabelo e a pele.

Somado a isto, é anti-inflamatória e não gera irritações ao ser aplicada, por isso pode ser usada em todas as pessoas.

Esta pomada se utiliza para reduzir a consistência gordurosa do cabelo.

Se quiser que o produto fique mais sólido, é só adicionar mais uma colher à aconselhada na preparação.

Óleo de coco

Este derivado do coco é um dos tratamentos naturais para o cabelo mais populares em todo o mundo.

O óleo de coco se destaca por suas qualidades hidratantes, e também por seu elevado conteúdo de antioxidantes e outros nutrientes essenciais que podem reparar o cabelo prejudicado. Também é aconselhado para combater a caspa, já que tem um efeito antifúngico.

Embora seja rico em gorduras, quando se eleva a uma temperatura de 24 ºC (76 °F) pode se reduzir um pouco esse efeito para alcançar um cabelo brilhante e suave.

Argila de bentonita

Argila

É um pó arenoso que se obtém de forma natural a partir de cinza vulcânica. Muitas pessoas o adquirem para máscaras faciais e outros tratamentos estéticos externos para o cuidado da pele.

Aplicada sobre o cabelo, combinada outros ingredientes, a argila de bentonita tem um efeito limpador e desinfetante que ajuda a reduzir as impurezas do cabelo para que cresça de forma saudável.

Óleo essencial de sândalo

O óleo de sândalo é um dos melhores para o cuidado do cabelo, em especial porque pode combater transtornos comuns como a caspa, o eczema e erupções no couro cabeludo.

É bom para acondicionar e reparar os danos causados pela frequente exposição ao sol e ao calor artificial.

Visite este artigo: Os melhores óleos essenciais para tratar a dor das varizes

Como preparar esta pomada revitalizante?

Pomada

A preparação deste tratamento é muito fácil e todos seus ingredientes estão ao alcance de seu bolso. A única coisa que se precisa é um pouco de tempo para poder realizar cada um dos passos sem cometer erros.

Ingredientes

  • 2 colheres de pastilhas de cera de abelha (30 g)
  • 3 colheres de óleo de coco (45 g)
  • 2 colherezinhas de argila de bentonita (5 g)
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo

Preparação

  • Coloque para derreter a cera de abelhas em banho-maria ou no forno micro-ondas por alguns segundos.
  • Adicione a ela o óleo de coco e espere até que se derreta para que se integre bem com a cera.
  • Retire-a do fogo e adicione a argila bentonita.
  • Mexa com frequência até que se integrem todos os ingredientes e deixe a mistura repousar para que comece a se espessar.
  • Incorpore o óleo essencial de sândalo e antes de que se torne sólido, coloque o produto em um recipiente de vidro hermético.
  • Se quiser que seja ainda menos gorduroso, pode adicionar, de forma opcional, uma colherzinha de glicerina vegetal no momento de acrescentar o óleo de coco.

Modo de aplicação

  • Tome uma pequena quantidade do produto e estenda-o por todo o couro cabeludo, cabelo e, em especial, as pontas.
  • Deixe-o atuar durante 30 ou 40 minutos e retire-o com água morna.
  • Como seu objetivo é o de revitalizar, ele está desenhado para ser aplicado todos os dias, durante duas semanas seguidas.
  • Você pode repetir cada vez que considerar necessário.

Você gostou da receita? Esperamos que a partir de agora a utilize com frequência para manter seu cabelo abundante, brilhante e belo sem necessidade de recorrer a outros tratamentos agressivos.