Ponha fim à tosse com remédios naturais - Melhor Com Saúde

Ponha fim à tosse com remédios naturais

Você sabia que existem receitas naturais que podem ser feitas em casa para o tratamento da tosse? Saiba neste artigo quais são os três remédios que aceleram a sua cura.

A tosse, uma disfunção muito comum de todas as épocas, é um sintoma que pode avisar a presença de muitas afecções, entre elas: gripe, alergia, resfriado, problemas pulmonares, entre outros. A tosse aparece como um dos mecanismos que o organismo utiliza para expulsar bruscamente substâncias danosas que encontram nas vias respiratórias. Geralmente, a tosse é muito incômoda e gera um mal-estar em todo o corpo que pode piorar a situação de quem a sofre.

O que fazer?

Para tratar a tosse, parece ser muito útil a implementação de receitas naturais caseiras que você pode preparar em casa, sem necessidade de gastar muito dinheiro ou energia. Neste caso, fique atento ao procedimento para a elaboração dos remédios que mostraremos a seguir.

1. A cebola

Cebolla

O remédio elaborado à base de cebola é um dos mais eficazes para combater a tosse. A cebola, com sua grande propriedade desinfetante e expectorante contribui para o alívio de muitas doenças, além disso, suas enzimas favorecem a fixação por parte das células, contribuindo para o funcionamento da respiração.

A cebola é rica em oligoelementos e minerais, como o magnésio, o cálcio, o cloro, o fósforo, o ferro, o iodo, o potássio, o enxofre, o zinco, entre outros. Assim como, a abundância de vitamina A, B, C e E.

Neste caso, vamos mostrar duas possíveis formas em que a cebola pode funcionar como remédio caseiro.

Modo de Preparo

Primeira forma:

O procedimento é simples, ainda que tome um pouco de tempo.

Esta forma consiste em descascar a cebola e cortá-la em pedaços pequenos. Depois, ponha os pedaços em um recipiente e adicione o suco de um limão mais um pouco de mel. Depois de ter adicionados os ingredientes, deixe repousar por aproximadamente 6 horas, passadas estas horas, tome 3 colheres do suco resultante da mistura. Pode fazê-lo três vezes ao dia, pelos dias que desejar, até ficar melhor.

Segunda forma:

O que você deve fazer é cortar a cebola em rodelas e colocá-las em um prato, depois deixar o prato ao lado da cama durante a noite. Não precisa fazer mais nada. Certamente, começará a perceber que a sua tosse diminui enquanto dorme e que poderá descansar melhor.

2. O alho

Cortar-ajo

O alho, como a cebola, conta com numerosas propriedades para combater doenças respiratórias, digestivas, cardiovasculares e da epiderme. Ele funciona como um excelente germicida. Do mesmo modo, atua como um desinfetante e purificador poderoso. A cura com o alho é geralmente segura.

O que fazer?

O que devemos fazer é xarope à base de alho. Para isso, necessitaremos vários dentes de alho, tomilho e azeite de oliva. Basta apenas separar os ingredientes, moer os dentes de alho, fazendo uma mistura com o tomilho e com o azeite de oliva. Deixe que a mistura esteja espessa ou tenha uma forma agradável para tomar. Recomendamos tomar uma colherada em jejum, pois o efeito será maior. Tome o xarope todos os dias. 

3. Um suco expectorante

Seguramente, esta opção será mais de sua preferência do que as anteriores, em relação ao gosto e ao olfato. Neste suco, vamos por juntas as propriedades curativas da uva e do aipo. A uva, com o aporte de vitaminas e antioxidantes e com sua capacidade de causar relaxamento arterial, aparece como um ingrediente fundamental para o alívio da tosse, além disso, atua como método eficaz de desintoxicação do organismo. Por outro lado, o aipo com propriedades relaxantes, dilata os vasos e permite que o sangue flua livremente, ou seja, funciona como um poderoso regulador dos fluídos corporais, contribuindo para a eliminação do excesso destes.

Modo de preparo

Necessitaremos de um cacho pequeno de uvas, de talos do aipo e água na quantidade que você desejar. Tendo os ingredientes, bata-os no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Tome o suco a noite, preferivelmente e, se possível, não saia de casa.

Funciona?

Geralmente, estas receitas naturais caseiras são muito eficazes, mas, sem dúvida, depende de você o completo sucesso. Tente consumir cítricos e se hidratar, além disso, evite sair em noites frias e se aqueça.

Nota: se a tosse persistir ou ficar muito forte, visite o médico. Cuide-se!