Por que as costas doem?

Por que as costas doem?

Um dos problemas mais frequentes na atualidade é a dor nas costas, da nuca até a cintura. Esta dor pode ter várias causas, mas as principais são a má postura, falta de sono e sobrecarga de atividades. Responda a pergunta: por que minhas costas doem? No seguinte artigo.

O quê? Como? Por que? Quando? As perguntas mais frequentes sobre a dor nas costas

Qualquer pessoa pode sofrer de dores nas costas. No entanto, existem fatores que aumentam o incômodo e o risco de sofrer problemas cervicais, lombares, etc.

Idade

Quando começamos a envelhecer, a coluna também envelhece junto. Por isso é que, a partir dos 30 ou 40 anos, podemos sofrer mais dores nas costas, devido ao enfraquecimento dos ossos e dos músculos com o passar do tempo.

Pouco exercício

Aqueles que não praticam esportes ou não se exercitam são mais propensos a sofrer dores nas costas. O sedentarismo e os problemas nesta zona estão muito relacionados.

Peso

Dolor-de-espalda-

Aqueles que sofrem com o sobrepeso ou obesidade são mais propensos a ter dores nas costas, devido ao fato desta zona ter que se esforçar mais para suportar todo o peso do corpo.

Herança genética

Os fatores hereditários são causa de dores lombares ou cervicais. Preste muita atenção aos problemas que sofreram (ou sofrem) seus pais, avós, tios, etc. A artrite na coluna vertebral ou a espondilite anquilosante possuem componentes genéticos.

Trabalho

De acordo com as tarefas que realizamos todos os dias, podemos sofrer de dor nas costas. Por exemplo, aqueles que levantam peso todos os dias, os que empurram ou levantam coisas várias vezes durante o dia ou os que ficam sentados ou parados são os que mais sofrem com este problema.

Cigarro

fumar1

Existe uma relação muito estreita entre a dor nas costas e fumar. Isto se deve ao fato de que as pessoas que fumam possuem problemas para transportar os nutrientes necessários aos discos lombares. Além disso, é mais difícil para eles se recuperarem de qualquer traumatismo ou contratura.

Doenças

A hérnia de disco, a tensão muscular, o espasmo, a escoliose, a artrite, a espondilolistese, a estenose lombar, as pedras nos rins, a fibromialgia, as infecções, a endometriose e os discos lesionados são causas de dor nas costas. É preciso consultar um médico para realizar os exames correspondentes e fazer o tratamento mais eficaz.

Sono

Todos os transtornos relacionados com o descanso incidem em dor nas costas. Dormir pouco, ter um travesseiro muito alto ou baixo, um colchão deformado ou velho, uma postura incorreta durante a noite são causadores de dores nas costas.

Como fortalecer as costas

Uma das maneiras para as costas não doerem tanto é ter uma coluna vertebral forte e saudável. Preste atenção aos seguintes conselhos:

Boa postura

Isto é essencial. Não fique encurvado (com os ombros para frente e o peito para baixo) quando estiver trabalhando no computador. Use uma cadeira ergonômica que apoie bem suas costas, da cintura à nuca. Tente usar almofadas para ficar mais cômodo. Sempre alinhe os ombros com as orelhas e imagine que você tem uma prancha nas costas. No começo será incômodo, mas verá que isto trará muitas vantagens.

Se seu emprego requerer o levantamento de peso, dobre os joelhos e fique perto do objeto. Pegue-o entre as mãos e volte para a posição inicial. Não dobre as costas, porque estará fazendo um movimento incorreto e prejudicial para a coluna.

Postura-500x325

Exercícios

Você pode realizar qualquer tipo de exercício, mas o levantamento de pesos ou os “aparelhos” não são aconselhados caso tenha dores crônicas nas costas, pelo menos até reverter à situação. O melhor exercício é a natação, o pilates, ioga, bicicleta e caminhadas. Basta meia hora por dia. O esporte que escolher ajudará a melhorar a saúde das costas.

Alongamento

Principalmente se você tiver um trabalho muito sedentário. Várias vezes ao dia, levante da cadeira e faça certos movimentos para que as costas não fiquem sempre na mesma posição. Alongue também o pescoço, a cintura, os ombros, a cabeça, entre outros. Os exercícios de alongamento devem ser lentos e pausados, nada bruscos.

Levante os braços como se quisesse tocar o céu com as mãos, faça círculos com a cintura, mova a cabeça de orelha a orelha e faça movimentos circulares para ambos os lado com o pescoço, etc. Você também pode tentar fazer algumas posturas de ioga que certamente ajudarão.

Alimentação

A dieta também afeta a saúde da coluna. Se você consumir mais proteínas magras, frutas, vegetais e gorduras saudáveis, isto repercutirá nas costas e reduzirá as dores. Aconselhamos, principalmente o ômega 3 e as vitaminas do complexo B para reduzir os problemas nos nervos da coluna.

Ejercicios-de-estiramiento-de-la-espalda-baja-para-evitar-el-dolor

Descanso

O como e o quando são duas perguntas que precisam ser respondidas. Primeiramente, preste atenção às posturas com as quais você dorme. Se seu colchão ou travesseiro não estiverem em boas condições, troque-os. Se você dormir de barriga para cima, tente dormir de lado, por exemplo. Tente descansar entre 6 e 8 horas diárias. Transforme o momento de ir para cama em uma cerimônia: desligue os aparelhos eletrônicos, tente não dormir depois das 23 horas e não leve trabalho ou estudo para a cama.

Meditação

Aquelas pessoas que meditam apresentam menos dores nas costas do que aqueles que levam uma vida mais estressada. A meditação também melhorará seu humor, deixará você mais produtivo, prolongará sua vida e, principalmente ajudará a ter uma postura mais correta, graças à posição da flor de lótus (a mais conhecida para meditar). Tente meditar todos os dias pela manhã, uns dez minutos.