Por que devemos tomar uma infusão para o fígado toda noite? - Melhor Com Saúde

Por que devemos tomar uma infusão para o fígado toda noite?

O boldo é uma das melhores infusões para se tomar à noite já que, além de proteger o fígado e favorecer a expulsão da bílis, depura o organismo e combater a insônia

O fígado é um dos órgãos do nosso corpo que mais sofre as consequências de uma má alimentação, dos aditivos e substâncias tóxicas, das emoções negativas, da contaminação, etc. Por esse motivo, e para prevenir problemas de saúde, devemos cuidar dele de maneira especial com remédios naturais.

Neste artigo explicaremos as vantagens de tomar toda noite um chá para melhorar a função hepática. Um remédio natural simples e preventivo.

A importância do fígado

O fígado é o maior órgão do nosso organismo e um dos mais importantes. Entre suas funções destacam-se a de transformar os alimentos em energia, eliminar as toxinas e ajudar no processo de digestão.

Apesar de um dos órgãos que mais sofre com os maus costumes da vida moderna, também tem como grande vantagem a capacidade de autorregenerarão. Ou seja, se morrem algumas células desse órgão ou uma parte dele é retirada, criam-se novas células de maneira natural.

Recomendamos ler: 3 caldos para desintoxicar o fígado

Figado

O que é uma infusão hepática?

Uma infusão (chá) hepática está elaborada à base de plantas medicinais que melhoram a função do fígado e da vesícula biliar, ajudando a prevenir as doenças derivadas do funcionamento incorreto desses órgãos.

Geralmente são infusões de sabor amargo que se preparam fazendo-as ferver e deixando em repouso por alguns minutos após a ebulição.

Podemos escolher uma ou várias plantas, ou comprar as infusões prontas nas lojas de produtos naturais que já possuem varias plantas misturadas.

Qual podemos escolher?

Destacamos algumas das plantas medicinais, de consumo habitual, para tratar e prevenir patologias relacionadas com o fígado:

Cardo mariano

É uma das melhores plantas para regenerar o fígado. Entre seus componentes, encontramos a vitamina C, minerais como o magnésio, potássio, cálcio, selênio, ácido linoleico e flavonoides como a quercetina.

Dente de leão

O dente de leão cuida tanto da função do fígado como dos rins, pois potencializa a capacidade depurativa do organismo. Muito útil em casos de fígado preguiçoso ou fígado gorduroso, já que aumenta a secreção da bílis.

Boldo

O boldo contêm alcaloides como a boldina, a qual protege o fígado e é utilizada para ativar a produção e expulsão da bílis. Também alivia as moléstias digestivas, depura o organismo e combate a insônia.

Alcachofra

Os ácidos cafeico, linoleico e oleico, que a alcachofra contém, protegem o fígado e ajudam na recuperação em caso de doenças hepáticas como a cirrose, a hepatite ou a insuficiência hepática.

Destacamos também o chá verde, uma planta com muitos benefícios para o fígado, rica em antioxidantes e com muitas outras propriedades para a saúde. Contudo, não a acrescentamos à lista porque é levemente estimulante, o que pode dificultar o sono de algumas pessoas.

Mas, caso você vá passar a noite acordado ou não tenha dificuldades para dormir, pode consumir o chá verde sem problemas.

Cardo-mariano

Como devemos tomar?

  • A infusão deve conter pouca água para evitar a vontade de ir urinar durante a noite, o que vai acabar interrompendo seu descanso. É suficiente meio copo de água (100 ml).
  • Deixamos repousar e a tomamos quente ou morna.
  • Podemos potenciar seus efeitos adicionando o suco de meio limão. Deste modo também disfarçaremos seu sabor amargo.
  • Se quisermos adoçar, o faremos com um pouco de estévia natural, em extrato, ou adicionar algumas folhas no chá.
  • Tomaremos antes de deitar, ou às 23 horas.

    Veja também: 6 usos do limão em tratamentos de beleza

    Infusao

Por que à noite?

Segundo a medicina tradicional chinesa, o fígado e a vesícula biliar se regeneram durante as primeiras horas da madrugada, de modo que qualquer suplemento que tomemos será mais eficiente nesses horários.

Por esse motivo, também é fundamental jantar algo leve e cedo. Desta maneira o fígado estará liberado mais rapidamente do processo digestivo e poderá dedicar toda sua energia à sua própria recuperação.

Com esses simples conselhos, poderemos notar uma grande melhora durante o descanso noturno e nos níveis de energia ao acordarmos.

Antes de tomar uma infusão medicinal, recomendamos consultar um médico, principalmente se você já tiver algum problema crônico.