Por que precisamos comer chocolate? - Melhor Com Saúde

Por que precisamos comer chocolate?

Se quisermos obter todos os seus benefícios, podemos optar por um chocolate que tenha no mínimo 70% de cacau. Ele melhora estados de ansiedade, irritabilidade e depressão
Benefícios do chocolate amargo

O chocolate é um dos alimentos que as pessoas mais comem quando se sentem tristes, decepcionadas, ansiosas, irritadas, cansadas, etc. É um simples capricho ou realmente o chocolate pode trazer o que nosso organismo precisa? Seu conteúdo em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e triptofano nos dá a resposta e confirmam todos os seus benefícios para a saúde.

Neste artigo explicaremos a razão de nosso corpo pedir o chocolate nesses momentos, o que obtemos ao comê-lo e de que maneira podemos consumi-lo para tirar proveito de todos os seus benefícios.

Chocolate ou cacau?

É possível que quando sentimos a necessidade urgente de comer chocolate, o que nosso corpo está realmente pedindo é o cacau. É importante destacar este ponto, pois o cacau é um alimento muito saudável, e por outro lado, os chocolates não são tão saudáveis pelas suas gorduras e açúcares, especialmente o chocolate ao leite e o chocolate branco, os sorvetes de chocolate, os cremes, etc.

Por isso recomendamos optar pelo chocolate o mais puro possível, com uma alta porcentagem de cacau (pelo menos 70%) ou talvez o cacau em pó.

cacao-IITA-Image-Library

7 benefícios de comer chocolate

Como usamos o cacau?

O primeiro passo é conseguir um cacau de qualidade, e se possível orgânico. Com este cacau podemos cozinhar muitas receitas nas quais antes usávamos o chocolate e inclusive outras novas graças a sua textura:

  • Leite com cacau e mel, uma bebida deliciosa tanto quente quanto fria.
  • Pão-de-ló de cacau ou geleias
  • Batida de banana, nozes e cacau para tomar o café da manhã e começar o dia com energia.
  • Molho de cacau, suco de limão e açúcar mascavo para substituir o chocolate quente como guarnição.
  • Um creme misturando creme de frutos secos (por exemplo, de amêndoas ou de amendoim), cacau e açúcar mascavo.
  • Infusão de cacau, um remédio relaxante e remineralizante.

bebida-chocolate-webmink

Quando o nosso corpo dá falta de alguma coisa…

O cacau ou chocolate puro contém alguns ingredientes imprescindíveis para uma boa saúde e por isso, quando alguns destes elementos faltam, nosso corpo sente o desejo de comer chocolate. Estes alimentos contêm vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, triptofano, entre outros, por isso que a seguir explicaremos todos os casos onde é justificado consumir o chocolate com frequência.

Para melhorar nosso humor

O cacau contém triptofano, um aminoácido que favorece a produção de serotonina, um neurotransmissor que leva a um sinal nervoso que produz felicidade. Por isso o cacau melhora os estados de ansiedade, irritabilidade, depressão, etc. Esses são os momentos mais frequentes nos quais sentimos a necessidade de comer chocolate, e por isso não deixe de consumi-lo, como também escolha um chocolate de qualidade, com uma alta porcentagem de cacau, sem se esquecer de buscar outros tratamentos ou suplementos para equilibrar o humor.

chocolate-Lotus-Carroll

Para o estresse

O cacau é rico em antioxidantes, inclusive mais que o chá verde. Por isso, necessitamos consumi-lo frequentemente quando temos temporadas de estresse, já que o estresse oxida nosso organismo. Além disso, estes antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento e o risco de sofrer doenças cardiovasculares e câncer. Para otimizar suas propriedades antioxidantes é melhor consumir o cacau em jejum.

Para relaxar

O cacau é um dos alimentos mais ricos em magnésio, um mineral que nutre nosso sistema nervoso e nossa musculatura e que deveríamos consumir todos os dias. Na verdade, muitos terapeutas recomendam tomar o magnésio como suplemento, já que é muito deficiente em nossa alimentação usual. Por isso, se você estiver comendo muito chocolate experimente tomar um suplemento de magnésio, e talvez a sua vontade de comer o chocolate passará.

Para fortalecer os ossos e os dentes

Graças ao cálcio que o contém, o cacau ajuda a fortalecer os ossos e os dentes, entre outras muitas propriedades. Para poder desfrutar destes benefícios, é importante consumir o cacau sem açúcar, já que o açúcar branco reduz a assimilação do cálcio em nosso organismo.

Para aumentar as defensas do organismo

O cacau contém vitamina C, uma vitamina que devemos obter diariamente, já que nos ajuda a aumentar as defesas do sistema imune e a prevenir muitas doenças, além de também nutrir nossos ossos, dentes e pele. Quem não gosta de uma xícara de chocolate quente quando se sente com um resfriado ou com frio?

Para repor as energias

Naquelas épocas que nos sentimos especialmente cansados ou esgotados, o cacau nos ajudará a obter energia. Nestes casos, misture cacau puro com mel e canela e tome uma colherada a cada manhã.