Por que sofremos de gases? Causas e remédios - Melhor Com Saúde

Por que sofremos de gases? Causas e remédios

Além das típicas infusões depois das refeições, também podemos incluir como condimento em nossos pratos diferentes especiarias para favorecer a neutralização dos gases.

Os gases ou flatulências são um problema importante para as pessoas que sofrem com eles, mas também são sinais de que algo não está funcionando corretamente em nosso sistema digestivo: a maneira de comer, alimentos que não digerimos corretamente, falta de enzimas digestivas, influência do estresse e das emoções, entre outros.

Neste artigo explicaremos as diferentes causas que podem estar originando este problema, assim como remédios simples e caseiros que o ajudarão a resolver de maneira eficaz e natural este problema, sem ter a necessidade de tomar nenhum medicamento.

O que causa os gases?

Existem vários e diferentes motivos que causam gases ou flatulências depois das refeições. Mostraremos alguns a seguir:

  • Comer muito rápido sem mastigar adequadamente os alimentos.
  • Falar durante as refeições provoca que traguemos ar entre as mastigações.
  • Alimentos que fermentam em nosso estômago por falta de ácidos gástricos.
  • Alimentos que nosso organismo não tolera nem assimila corretamente. Os mais comuns são os que contem glúten ou lactose.
  • Desequilíbrio na flora intestinal.
  • Consumo de alimentos flatulentos, como os legumes, as couves, cebola, alcachofra, etc.
  • Consumo de alguns suplementos para a prisão de ventre ricos em fibras, como os que contém linhaça e plantago.

Além disso, existem outras causas diretas que também provocam a aparição de gases, com as seguintes:

  • Estresse e tensões emocionais
  • Sedentarismo

Relaxar com a erva-cidreira

O primeiro passo para evitar os gases deve ser reaprender a comer, sem pressa, em um ambiente agradável e tranquilo, sozinhos ou com uma boa companhia e sem estar fazendo outras tarefas.

Se você tem um caráter nervoso, está vivendo situações de estresse ou ansiedade ou mesmo está comendo em uma situação que te alterou sem que pudesse evitar, também pode tomar infusões que ajudam a relaxar ao longo da manhã ou da tarde, algumas horas antes das refeições. Uma das mais adequadas é a erva-cidreira, que equilibra o sistema nervoso e digestivo.

Se não puder tomar a infusão, pode também optar pelo extrato ou comprimidos.

Gengibre para estimular a digestão

O gengibre é uma raiz muito benéfica para a saúde por várias razões, porém neste artigo destacaremos sua propriedade de estimular a secreção de sucos gástricos que ajudam a digerir bem a comida. Se você sofre com refluxo gastroesofágico, por ter uma hérnia de hiato, por exemplo esta raiz será muito adequada para ser consumida diariamente antes das refeições. Pode ser tomada por infusão ou mastigando uma rodela crua. Também podemos comprar gengibre confeitado, que combina com sabores doces e picantes e será um aperitivo excelente e saudável.

te-jengibre-nerdling

Cozinhar com cominho e erva-doce

Você também pode se acostumar com a ideia de incluir em suas refeições algumas plantas medicinais que ajudam a combater os gases, usando-as como temperos aromáticos. As mais efetivas são o cominho e a erva-doce, e não tenha dúvidas na hora de adicioná-las em seus pratos, especialmente no caso de legumes e verduras flatulentas, como mencionamos ao princípio. Estas plantas darão um sabor um pouco diferente, mas sem uma mudança muito drástica, e se estiver a fim de experimentar novos sabores, aí está!

As enzimas do abacaxi e do mamão

Sempre que comermos carne ou peixe como prato principal, acompanhados de verduras ou alguma salada, podemos escolher de sobremesa ou acompanhamento um pouco de abacaxi ou mamão fresco, já que estas frutas tropicais contêm enzimas que nos ajudam a digerir proteínas. Entretanto, não consuma estas frutas se o prato principal for à base de farinhas ou féculas (macarrão, pizza, pão, batata), já que nesse caso dificultariam a digestão.

Em geral, somente a maçã e a pera são as frutas que podem ser consumidas durante o almoço, já que as demais dificultam a digestão, pois causam fermentação que produz gases. É muito mais saudável consumir as frutas no meio da manhã ou da tarde.

Nas farmácias também podem ser encontrados suplementos à base de enzimas digestivas, que podem ser consumidos por temporadas durante breves períodos, sem abusar, já que o melhor é promover o correto funcionamento do estômago.

Imagens por cortesia de nerdling y haleysuzanne