Por que você deveria comer gelatina?

Além de aportar proteínas e minerais muito importantes para os ossos e articulações, ao comer gelatina também obtém-se colágeno, que ajuda a manter a pele mais firme
Por que você deveria comer gelatina?

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Comer gelatina é algo que fazemos mais como um capricho ou gosto ocasional do que como parte importante de nossa dieta. Entretanto, hoje queremos revelar os benefícios que traz para a saúde.

É provável que não saiba que a gelatina é uma parte importante das marmeladas, dos sorvetes, alguns iogurtes, balas de goma, os marshmallow e alguns tipos de molhos.

Se falarmos de outras aplicações, também poderá encontrá-la como parte de alguns cosméticos e produtos farmacêuticos.

Controla seu peso

Comer gelatina faz com que aumente a produção do hormônio do crescimento. Por outro lado, estimula seu metabolismo mediante nutrientes e aminoácidos.

Seu conteúdo de fibras e proteínas ajuda com que se sinta mais saciado e elimina o desejo por alimentos doces. Isso é genial, porque você só come o que seu corpo necessita.

Muitos nutricionistas a recomendam como substituta dos doces. Se quiser variar, prove criar figuras com moldes para chocolate ou fazer novas versões de suas sobremesas preferidas.

Acelera a cura das feridas

Comer gelatina ajuda a cicatrizar as feridas

Como sabe, as proteínas são parte importante do processo de cicatrização de uma ferida. Além disso, há um aminoácido chamado glicina que está diretamente ligado com a redução da inflamação.

Ao comer gelatina seu organismo recebe uma boa dose de glicina e proteínas, o que ajuda a criar uma nova pele e a cicatrização é mais rápida.

Unhas, cabelo, pele e dentes mais saudáveis

Ninguém pode negar que no mundo atual estamos em constante busca de opiniões para ter um cabelo, pele, unhas e dentes mais saudáveis. Sabe o que eles têm em comum? A queratina.

Certamente já viu uma infinidade de produtos que dizem conter altos níveis de queratina, mas a grande maioria custa uma fortuna.

Se não tiver como gastar tanto, ou quiser alguma opção que também seja deliciosa, é o momento de comer gelatina, pois contém altos níveis de queratina.

Melhora a saúde dos ossos e articulações

A gelatina ajuda a manter os ossos fortes

As proteínas que se encontram na gelatina, junto com o selênio, fósforo e cobre, ajudam para que os ossos se mantenham fortes e aumentam a densidade mineral óssea do corpo.

Isto faz com que a osteoporose tarde em aparecer.

Por outro lado, os aminoácidos da gelatina reduzem a inflamação que poderiam afetar suas articulações.

A gelatina também contribui para o desenvolvimento da cartilagem, o que reforça as articulações e ossos consideravelmente.

Isto é muito importante se seu médico diz que a cartilagem das suas articulações está se desgastando ou se começou a sentir muitas dores.

Melhora seu sono

A glicina é fortemente relacionada com a melhora dos ciclos de sono. Este químico também estimula certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e a duração do sono.

Dessa forma, comer gelatina é importante para que seu corpo recupere a energia. Prove comer uma pequena porção de gelatina algumas horas antes de dormir.

Verá que seu sono é mais profundo e levantará muito mais descansado.

Combate o envelhecimento

A gelatina evita rugas no rosto

A gelatina é colágeno seco e este é um dos elementos mais importantes para a saúde da pele.

Entre os benefícios que conseguimos ao consumir colágeno está a obtenção da elasticidade e a tensão entre as células dérmicas.

Portanto, se aumentar a quantidade de colágeno, poderá manter sua pele mais firme com um aspecto mais jovem.

Com isso não estamos dizendo que as rugas e os sinais da idade não vão aparecer nunca, mas sim aparecerão mais tarde.

Melhora sua saúde digestiva

A gelatina tem a particularidade de que se une de maneira natural com a água. Isto faz com que seu corpo assimile com maior facilidade a fibra contida.

Se adotar o hábito de comer gelatina com certa frequência, verá que problemas como a prisão de ventre e a incapacidade para absorver corretamente os nutrientes diminuem.

Além disso, estimula os sucos digestivos e aumenta o movimento peristáltico dos músculos intestinais.

Alivia as alergias

Muitas alergias são atribuídas aos que tem um intestino “permeável”, que é incapaz de processar certas substâncias.

Além de solucionar o problema que aflige o trato digestivo, comer gelatina melhorará certos problemas ocasionados pelas alergias.

Recomendamos que, eventualmente, inclua uma boa quantidade de gelatina na dieta e que fique de olho em quais alimentos não fazem bem.

Estimula seu sistema imunológico

A prolina é outro aminoácido que obterá ao comer gelatina. Esse químico está relacionado com a melhora da função imunológica de muitas espécies de animais e humana.

Isso significa que ao comer gelatina, melhorará sua capacidade de combater as infecções e doenças.

Coma gelatina sem medo

Gelatina de morango

Geralmente não tem contraindicações, mas pode produzir um pouco de distensão abdominal e dor de estômago se for consumida em excesso, algo que raramente ocorre.

Por isso, incluir a gelatina na dieta não deveria ser um inconveniente.

Lembre-se que por ser tão versátil, pode ser combinada de diversas formas, com iogurtes, frutas ou como sobremesa depois das refeições.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Shaw, G., Lee-Barthel, A., Ross, M. L. R., Wang, B., & Baar, K. (2017). Vitamin C-enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.116.138594
  • Mousavi S., Khoshfetrat AB., Khatami N., Ahmadian M., et al., Comparative study of collagen and gelatin in chitosanbased hydrogels for effective wound dressing: physical properties and fibroblastic cell behavior. Biochem Biophys Res Commun, 2019. 518 (4): 625-631.
  • Wong C., Harris PJ., Ferguson LR., Potential benefits of dietary fibre intervention in inflammatory bowel disease. Int J Mol Sci, 2016. odhyd.2016.11.007

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.