É possível depurar o estômago? - Melhor Com Saúde

É possível depurar o estômago?

Quando escutamos falar sobre dietas desintoxicantes, elas geralmente são voltadas para a depuração de órgãos como o fígado, o intestino e os rins. No entanto, será que é possível também depurar o estômago?
depurar o estômago

Quando escutamos falar sobre dietas desintoxicantes, elas geralmente são voltadas para a depuração de órgãos como o fígado, o intestino e os rins. No entanto, será que é possível também depurar o estômago?

Este órgão é de importância fundamental para o processo digestivo, por isso devemos cuidar dele para que o mesmo possa desempenhar suas funções de forma adequada. Ele pode se desequilibrar por causa das toxinas às quais somos expostos, seja no meio ambiente, nos produtos químicos ou em alguns alimentos.

Estas toxinas podem causar problemas no estômago em algumas pessoas, por isso é importante ajudar o organismo a eliminá-las da melhor maneira possível. Além disso, estes são outros fatores que podem desequilibrar a digestão e a atuação do estômago:

  • Intolerância a algum tipo de alimento, como o glúten ou a lactose
  • Ingerir alimentos não saudáveis  por muito tempo, como frituras, açúcar e farinhas refinadas em excesso
  • Não mastigar bem os alimentos, pular refeições, comer exageradamente
  • Questões emocionais
  • Estresse ou ansiedade
  • Ingestão regular de medicamentos
  • Predisposição genética

Depurar o estômago

excesso-de-ácidos-500x334

Depurar o estômago pode nos ajudar a obter mais energia, a reforçar o sistema imunológico e até a perder peso. É importante lembrar que não são recomendadas dietas radicais, baseadas exclusivamente na ingestão de líquidos, por exemplo. Estas dietas não oferecem muitos dos nutrientes necessários para o organismo e a saúde, por isso não devem ser mantidas, principalmente por longos períodos de tempo.

O primeiro passo para desintoxicar envolve o conhecimento do seu próprio corpo. Você sabe quais alimentos lhe fazem mal e são de difícil digestão no seu caso específico. Podem ser os laticínios, o trigo ou o feijão, por exemplo. Note quais alimentos são difíceis de digerir e elimine-os da dieta, pelo menos temporariamente.

Além disso, devemos manter uma dieta equilibrada, evitando frituras, gorduras saturadas, açúcar e farinhas refinadas. Priorize a ingestão de frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Além disso, vale a pena seguir estas dicas:

Frutas e vegetais ricos em fibras

Os vegetais e frutas com um alto teor de fibras estão entre os mais eficazes para desintoxicar o corpo. As fibras limpam o sistema digestivo e promovem saciedade, podendo até reduzir o apetite e dando ao organismo mais tempo para se recuperar e retornar ao funcionamento ideal.

Os melhores vegetais para esta finalidade são os crucíferos, por isso inclua na dieta mais brócolis, espinafre, couve, aspargos, couve-flor e alcachofra. Entre as frutas, vale a pena consumir mais abacate, tomate, melancia, goiaba e frutas silvestres.

Ervas e temperos

Podemos usar várias ervas e temperos diferentes para desintoxicar o estômago. As mesmas podem ser acrescentadas aos pratos e consumidas junto com as refeições, ou podemos fazer infusões e ingeri-las em forma de chá. Ambos os métodos ajudam a depurar o estômago. Estas são algumas opções para incluir na dieta:

  • Erva-doce, que ajuda a reduzir o inchaço, os gases e a acidez
  • Gengibre, que possui propriedades anti-inflamatórias
  • Hortelã, que acalma o sistema digestivo
  • Noz moscada, que ajuda a regular o intestino
  • Cúrcuma, que contribui para o processo de desintoxicação e fortalece a imunidade

Água

Muitas vezes buscamos formas milagrosas de desintoxicar o estômago ou o organismo em geral e nos esquecemos do melhor e mais simples componente que pode nos ajudar nesta tarefa: a água. Manter o corpo sempre hidratado irá melhorar a circulação sanguínea e facilitar a eliminação das toxinas.

Assim, será possível melhorar a digestão, o funcionamento do intestino, a imunidade e até o metabolismo. Tente beber pelo menos oito copos de água diariamente. No início pode ser difícil, mas depois que criarmos o hábito este comportamento será parte do nosso dia a dia. Se quiser incrementar a água, você pode aproveitar algumas receitas de águas cítricas para tornar a ingestão mais fácil e saborosa.

Remédio natural: suco de batata

batatas

Além de todas as recomendações já mencionadas, gostaríamos também de compartilhar a receita de um remédio natural que pode nos ajudar a depurar o estômago: o suco de batata.

Este suco atua como um regulador natural do pH, e é especialmente benéfico quando estamos com o organismo excessivamente ácido, já que ele é um bom alcalinizante.

Para aproveitar os seus benefícios, deve-se lavar e descascar meia batata média. Em seguida, coloque-a no liquidificador e bata até obter uma textura homogênea. Quando estiver pronto, misture com uma colher de azeite de oliva (cerca de 25 g) e tome pela manhã, sempre em jejum.

É preciso esperar meia hora depois da ingestão para consumir qualquer outro alimento. Assim, este remédio natural nos ajudará a equilibrar o estômago e eliminará as substâncias prejudiciais que possam estar se aproveitando do ambiente com o pH alterado.