Como preparar leite de amêndoas caseiro

Como preparar leite de amêndoas caseiro

Se tivermos problemas de tireoide, é importante consultarmos um especialista antes de consumir este leite de amêndoas, já que ele pode inibir a absorção de iodo.

O leite de amêndoas é uma boa alternativa para substituir os leites de origem animal.  É uma fonte de vitaminas, proteína e cálcio que se pode desfrutar todos os dias para aproveitar seus benefícios.

Diferente do leite de vaca, não contém lactose e é muito baixo em calorias, o que o torna perfeito para incluir em todo tipo de dietas, incluindo daqueles que desejam baixar de peso.

Não contém colesterol e fornece ácidos graxos ômega 3, os quais estão associados com a limpeza dos vasos sanguíneos e uma melhor circulação.

O melhor deste produto de origem vegetal é que contém um suave sabor de nozes bastante agradável e, por sua espessura, pode-se utilizar quase com os mesmos fins que o de origem animal.

Pela fama que ganhou nos últimos anos, podemos encontrar este leite já preparado no mercado. Porém, para receber mais benefícios e estar seguro que este não contém aditivos e conservantes, o melhor é preparar o leite de amêndoas em casa seguindo algumas simples instruções.

Você está interessado?

Como preparar leite de amêndoas caseiroComo-preparar-leite-de-amendoas-500x334

O preparo do leite de amêndoas é bastante simples e não leva mais que 10 minutos. Os custos são quase iguais ao de um litro de leite orgânico, e por ser caseiro, o torna amigável ao meio ambiente.

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas (155 g)
  • 3 xícaras de água (750 ml)
  • 1 pedaço de canela (opcional).
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional) (5 g)

Procedimento

  • Coloque as amêndoas em um recipiente fundo e cubra-as com bastante água. Deve-se assegurar que a água seja suficiente, já que as amêndoas incharão um pouco.
  • Deixe-as de molho toda a noite.
  • No dia seguinte, enxague bem as amêndoas, escorra e coloque-as em um liquidificador.
  • Acrescente as três xícaras de água e processe tudo muito bem até que as amêndoas tenham se tornado pó.
  • Coe o líquido para separar o leite dos restos de amêndoas e conserve-o em um frasco de vidro.
  • Se colocar um pedaço de canela, o leite pode se conservar melhor.
  • De maneira opcional, pode-se agregar um pouco de baunilha para dar um sabor mais agradável.

Observações

Depois de alguns minutos é normal notar que a amêndoa e a água se separam. Deve agitar o suco antes de consumi-lo.

Pode-se consumir puro ou utilizá-lo para preparar receitas como:                              

Batidas e sucos.

Aveia.

Sopas.

Sobremesas.

Na geladeira, o leite de amêndoas pode durar até 5 dias em bom estado. Passado esse tempo, começa a se decompor e pode cheirar de maneira desagradável.

Não se esqueça de ler: Benefícios de tomar leite de amêndoas com mel todos os dias

Quais são os benefícios deste leite vegetal?

Por seu alto conteúdo de nutrientes essenciais, o leite de amêndoas tem benefícios que valem a pena aproveitar.

É saudávelLeite-de-amendoas-para-a-silueta

Por ser 100% de origem vegetal, o leite de amêndoas resulta ser muito baixo em calorias e gorduras, livre de aditivos, conservantes ou outros compostos químicos. É rico em vitaminas E, D y A, proteínas, ômega 3 y 6, zinco, cálcio, ferro, magnésio y potássio.

Não contém lactose

Muitas pessoas deixaram de tomar leite desde que se descobriu que a lactose é muito difícil de ser digerida e pode provocar doenças como dor e inflamação do estômago.

Esta alternativa vegetal é perfeita, já que não contém lactose e pode-se utilizar com os mesmos fins.

Melhora a saúde cardiovascular

Saude-cardiovascular

Por seu pequeno conteúdo de ácidos graxos essenciais, esse leite ajuda a aumentar os níveis de colesterol  “bom” (HDL) enquanto reduz os de colesterol ruim (LDL).

Também pode controlar os triglicerídeos e melhorar a saúde cardíaca prevenindo diversas enfermidades.

Combate problemas gastrointestinais

Por ser uma fonte rica em fibra, esta bebida ajuda a proteger as paredes intestinais, em especial as do colo. Também ajuda a controlar os sintomas dos problemas intestinais e melhora o processo de digestão.

Contraindicações do leite de amêndoas

Apesar de ter benefícios para a saúde tão importantes, o leite de amêndoas possui contraindicações que devem ser consideradas antes do seu consumo.

Poderia ter efeitos negativos na tireoide ao inibir a correta absorção e aproveitamento orgânico do iodo. Aqueles que têm risco de baixa função da tireoide devem evitar beber leite de amêndoas.

Não se deve utilizar como leite para os bebês, pois carece de nutrientes essenciais e poderia provocar desnutrição.

Para finalizar…

O consumo regular desta bebida pode trazer muitos benefícios para a saúde, sempre e quando sejam respeitadas as indicações.

Em caso de ter risco de problemas na tireoide ou já sofrer de algum destes, o melhor é buscar outra alternativa e consultar um médico.