Shampoo caseiro: veja como preparar de forma simples

Como preparar shampoos caseiros?

Ao começar a utilizar o shampoo de vinagre e bicarbonato você pode notar o seu cabelo mais oleoso ou com caspa. Quando você se adaptar a esta nova forma de limpeza, ele voltará a ficar bonito e saudável.

Todos os produtos de higiene pessoal que usamos hoje em dia apresentam químicas e são sintéticos, por isso, não são totalmente saudáveis para o corpo, o cabelo, as unhas, etc. Muitos deles atravessam os poros e podem chegar à corrente sanguíneo. Se você está buscando alternativas naturais para o uso do shampoo, leia o seguinte artigo.

Shampoo caseiro de vinagre e bicarbonato

Os chamados “shampoos ecológicos” são elaborados com ingredientes vegetais e naturais, além de aromatizados com óleos essenciais, mas podem ser um pouco caros. Porém, não se preocupe, já que a solução é recuperar aquelas receitas que nossos antepassados usavam para ficar bem e ter o cabelo limpo e saudável todos os dias. Por exemplo, com vinagre de maçã e bicarbonato você pode limpar seu couro cabeludo e os fios capilares em questão de minutos com resultados maravilhosos.

Você também pode adicionar alguns óleos essenciais para “esconder” o forte odor de vinagre. Cada óleo serve para uma necessidade diferente. O óleo da árvore do chá serve para a caspa, o de alecrim para a queda de cabelo e o de lavanda para relaxar o couro cabeludo.

Shampoo caseiro de vinagre e bicarbonato

Misture uma colher de bicarbonato em uma xícara de água morna até que o bicarbonato fique bem dissolvido. Encha uma garrafa de plástico com o líquido (pode ser de um shampoo que esteja vazio). Se você tem o cabelo mais oleoso adicione um pouco mais de bicarbonato. Separadamente, misture um copo de vinagre de maçã com uma xícara de água e encha outra garrafa. Esta segunda preparação é o condicionador. Se seu cabelo for seco, adicione mais vinagre.

Para aplicar molhe bem o cabelo e verta a primeira mistura, massageando suavemente. Enxágue bem com água morna. Você pode notar o cabelo um pouco áspero, não se preocupe porque a ação do condicionador de vinagre equilibrará o pH. Aplique-o da mesma maneira e enxágue.

Lembre-se que durante os primeiros dias seu cabelo necessita se adaptar a esta nova forma de limpeza e gerar uma capa protetora natural. Talvez, por algumas semanas, você notará mais oleosidade ou mais caspa, tenha paciência que logo a saúde voltará para seu cabelo, sem dúvidas.

Receita de shampoo caseiro de babosa

A babosa ou aloe vera é uma planta carnosa com propriedades suavizantes para a pele. Por isso, é usada como base para uma receita de shampoo caseiro. São quatro os ingredientes que necessitará: glicerina (5mL), aloe vera em gel (uma colher), sabão líquido de castela (60mL) e óleo vegetal (1mL). Você pode adquirir estes ingredientes em lojas de medicina natural. O aloe vera pode ser retirado da planta com uma colher. Para isso, corte uma das folhas da babosa e separe duas partes, de forma longitudinal.

shampoo caseiro de babosa

Você também pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais a este shampoo, para dar um gostoso aroma e também ajudar em alguns problemas específicos tais como queda de cabelo, caspa ou secura do couro cabeludo.

Misture todos os ingredientes e coloque-os em um recipiente, mexa com uma colher ou no liquidificador. Depois, adicione o óleo essencial que preferir. Você ficará com uma preparação de uns 120 mL. Verta-a em uma garrafa de plástico ou de vidro, pode usar um funil para que a passagem seja mais fácil. O importante é que tenha uma boa tampa. Guarde-o e use cada vez que lavar o cabelo. Pode usar todos os dias, tendo em conta que para um couro cabeludo mais saudável é preferível molhar o cabelo dia sim dia não. Antes de usar o shampoo caseiro de aloe vera, agite um pouco a garrafa porque os ingredientes precipitam com algumas semanas.

Receita de shampoo caseiro de camomila

É provável que alguma vez você tenha usado a camomila para clarear o cabelo. Os ingredientes que você precisará para esta maravilhosa receita são: 1 litro de lauril éter sulfato de sódio, 1 xícara de água purificada, 20 gr de camomila (ou 4 saquinhos de chá), ¼ de colher de azeite de oliva, ¼ de colher de álcool cetílico, 1 recipiente de vidro com uma capacidade para 2.5 litros, funil e uma garrafa de plástico com uma capacidade de 1 litro.

shampoo caseiro de camomila

Esquente a água em uma panela e quando começar a ferver prepare a infusão de camomila, tapando e deixando cinco minutos de repouso (com o fogo apagado). Adicione o álcool cetílico e o azeite. Acenda o fogo no mínimo até que o primeiro ingrediente se dissolva completamente. Verta em  um recipiente de vidro o sulfato de sódio e depois adicione a mistura anterior. Agite para criar uma preparação homogênea. Adicione o resto do sulfato e, por último, com a ajuda do funil, verta o líquido para a garrafa de plástico.

Este shampoo caseiro de camomila tem um vida útil de 6 meses e é preciso guardá-lo em um lugar fresco no banheiro. Você gastará 25% a menos caso comprasse um shampoo no mercado e, por sua vez, estará usando ingredientes menos tóxicos que os incluídos naqueles produtos.

Receitas de shampoo caseiro de mel

Para este shampoo caseiro precisará de sabão líquido de castela, mel puro de abelhas e água. Verta meia xícara de sabão com meia xícara de água e 1 xícara de mel em uma garrafa com tampa de rosca. Agite suavemente para que fique bem misturado. Lave o cabelo normalmente, deixando uns 10 minutos para que o shampoo faça efeito. E logo depois enxágue.

shampoo caseiro de mel

Outra opção é misturar ¼ de xícara de mel, 2 colheres de água, 2 colheres de sabão líquido de castela, 1 ovo grande, 1 colher de hamamelis, 1 pequena colher de água de rosas e uma colher de gérmen de trigo. Verta em uma garrafa com tampa. Aplique como se fosse um shampoo comum. 

Imagens cortesia de Kim, Jun Seita, Pete.