Como preparar shampoos caseiros?

Ao começar a utilizar o shampoo de vinagre e bicarbonato você pode notar o seu cabelo mais oleoso ou com caspa. Quando você se adaptar a esta nova forma de limpeza, ele voltará a ficar bonito e saudável.
Como preparar shampoos caseiros?

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 25 maio, 2022

Todos os produtos de higiene pessoal que usamos hoje em dia apresentam químicas e são sintéticos, por isso, não são totalmente saudáveis para o corpo. Muitos deles atravessam os poros e podem chegar à corrente sanguínea. Mas, você sabia que é possível fazer seu próprio shampoo caseiro?

Shampoo caseiro de vinagre e bicarbonato

Os chamados “shampoos ecológicos” são elaborados com ingredientes vegetais e naturais, além de serem aromatizados com óleos essenciais, mas podem ser um pouco caros.

Mas, não se preocupe, pois a solução é recuperar aquelas receitas que nossos antepassados usavam para ficar bonitos, e ter o cabelo limpo e saudável todos os dias.

Por exemplo, com vinagre de maçã e bicarbonato é possível  limpar seu couro cabeludo e os fios capilares em questão de minutos com resultados maravilhosos.

Você também pode adicionar alguns óleos essenciais para “esconder” o forte cheiro do vinagre. Cada óleo serve para uma necessidade diferente. Sendo assim, o óleo da árvore do chá serve para a caspa, o de alecrim para a queda de cabelo e o de lavanda para relaxar o couro cabeludo.

Shampoo caseiro de vinagre e bicarbonato

Como fazer

Misture uma colher de bicarbonato em uma xícara de água morna até que o bicarbonato fique bem dissolvido. Em seguida, encha uma garrafa de plástico com o líquido (pode ser de um shampoo que esteja vazio). Por outro lado, caso seu cabelo seja mais oleoso, adicione um pouco mais de bicarbonato.

Separadamente, misture um copo de vinagre de maçã com uma xícara de água e encha outra garrafa. Esta segunda preparação é o condicionador. Se acaso seu cabelo for seco, adicione mais vinagre.

Para aplicar, molhe bem o cabelo e verta a primeira mistura, massageando suavemente. Enxágue bem com água morna. Você poderá notar o cabelo um pouco áspero, mas não se preocupe, pois a ação do condicionador de vinagre vai equilibrar o pH. Aplique-o da mesma maneira e enxágue.

Lembre-se que durante os primeiros dias seu cabelo precisa se adaptar a esta nova forma de limpeza e gerar uma capa protetora natural. Talvez, por algumas semanas, você note mais oleosidade ou mais caspa, mas tenha paciência, pois, logo a saúde voltará para seu cabelo.

Shampoo caseiro de babosa

A babosa, ou aloe vera, é uma planta carnosa com propriedades suavizantes para a pele. Por isso, pode ser usada como base para receitas de shampoos caseiros.

Você pode adquirir os ingredientes necessários em lojas de medicina natural. E, além disso, a babosa pode ser retirada da planta com uma colher. Dessa forma, corte uma das folhas da babosa ao meio e separe em duas partes, de forma longitudinal.

Por outro lado, você também pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais a este shampoo, para dar um gostoso aroma e também ajudar em alguns problemas específicos, tais como queda de cabelo, caspa ou secura do couro cabeludo.

shampoo caseiro de babosa

Ingredientes

  • 5ml de glicerina
  • 1 colher de sopa de babosa em gel
  • 60ml de sabão líquido de castela
  • 1 ml de óleo vegetal

Como fazer

Misture todos os ingredientes em um recipiente e, então, mexa com uma colher ou no liquidificador. Então, adicione o óleo essencial que preferir. Você ficará com uma preparação de aproximadamente 120ml.

Verta a mistura em uma garrafa de plástico ou de vidro – você pode usar um funil para que a passagem seja mais fácil. O importante é que tenha uma boa tampa. Guarde a garrafa e use sempre que lavar o cabelo.

Você pode usar este shampoo todos os dias, tendo em conta que, para um couro cabeludo mais saudável, é preferível molhar o cabelo dia sim, dia não. E mais, antes de usar o shampoo caseiro de babosa, agite um pouco a garrafa, pois os ingredientes acabam se separando com o tempo.

Shampoo caseiro de camomila

É provável que você já tenha usado a camomila para clarear o cabelo, já que esta erva tem efeitos clareadores muito populares entre os fabricantes de cosméticos.

Ingredientes

  • 1 litro de lauril éter sulfato de sódio
  • 1 xícara de água purificada
  • 20g de camomila (ou 4 saquinhos de chá)
  • ¼ de colher de azeite de oliva
  • ¼ de colher de álcool cetílico
  • Funil
  • 1 recipiente de vidro com capacidade para 2,5 litros
  • 1 garrafa de plástico com capacidade para 1 litro
Shampoo caseiro de camomila

Como fazer

Esquente a água em uma panela e quando começar a ferver prepare a infusão de camomila, tampando e deixando cinco minutos de repouso (com o fogo apagado). Adicione o álcool cetílico e o azeite. Em seguida, acenda o fogo no mínimo e mexa até que o primeiro ingrediente se dissolva completamente.

Verta o sulfato de sódio em um recipiente de vidro e, em seguida, adicione a mistura anterior. Agite para criar uma preparação homogênea. Adicione o resto do sulfato e, por último, com a ajuda do funil, verta o líquido para a garrafa de plástico.

Este shampoo caseiro de camomila tem um vida útil de 6 meses e, por isso, é preciso guardá-lo em um lugar fresco no banheiro.

Você gastará 25% menos caso se comprasse um shampoo no mercado e, ao mesmo tempo, estará usando ingredientes menos tóxicos que os incluídos naqueles produtos.

Shampoo caseiro de mel

Esta é uma receita muito simples que conta com apenas 3 ingredientes, portanto, pode ser feita rapidamente.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de sabão líquido de castea
  • 1 xícara de mel
  • 1/2 xícara de água

Como fazer

Misture o sabão com a água e o mel em uma garrafa com tampa de rosca. Agite suavemente para que fique bem misturado. Lave o cabelo normalmente, deixando aproximadamente 10 minutos para que o shampoo faça efeito. E, logo depois, enxágue.

Mulher lavando o cabelo com shampoo caseiro

Outra opção é misturar ¼ de xícara de mel, 2 colheres de água, 2 colheres de sabão líquido de castela, 1 ovo grande, 1 colher de hamamelis, 1 pequena colher de água de rosas e uma colher de gérmen de trigo. Verta a mistura em uma garrafa com tampa e aplique como se fosse um shampoo comum.

Imagens cortesia de Kim, Jun Seita, Pete.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Schmidt-Rose, T., Braren, S., Fölster, H., Hillemann, T., Oltrogge, B., Philipp, P., … Fey, S. (2011). Efficacy of a piroctone olamine/climbazol shampoo in comparison with a zinc pyrithione shampoo in subjects with moderate to severe dandruff. International Journal of Cosmetic Science. https://doi.org/10.1111/j.1468-2494.2010.00623.x
  • Trüeb, R. M. (2007). Shampoos: Ingredients, efficacy and adverse effects. JDDG. https://doi.org/10.1111/j.1610-0387.2007.06304.x
  • Chiu, A. G., Palmer, J. N., Woodworth, B. A., Doghramji, L., Cohen, M. B., Prince, A., & Cohen, N. A. (2008). Baby shampoo nasal irrigations for the symptomatic post–functional endoscopic sinus surgery patient. American Journal of Rhinology. https://doi.org/10.2500/ajr.2008.22.3122
  • Rahmani AH, Aldebasi YH, Srikar S, Khan AA, Aly SM. Aloe vera : Potential candidate in health management via modulation of biological activities. Pharmacognosy Reviews. 2015.
  • Thornfeldt C. Cosmeceuticals containing herbs: fact, fiction, and future. Dermatologic surgery : official publication for American Society for Dermatologic Surgery [et al.]. 2005.
  • Ediriweera ERHSS, Premarathna NYS. Medicinal and cosmetic uses of Bee′s Honey – A review. AYU (An Int Q J Res Ayurveda). 2012;

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.