Xarope de cenoura contra o resfriado, a tosse e a gripe

Como preparar um xarope de cenoura contra o resfriado, a tosse e a gripe

Além de ter um efeito positivo para aliviar os sintomas da gripe, o xarope de cenoura também previne a prisão de ventre, tem propriedades anti-inflamatórias e um efeito calmante que ajuda a reduzir a tensão.
Como preparar um xarope de cenoura

A cenoura é um vegetal incrível que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Trata-se de um alimento extremamente versátil, que pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas, possibilitando uma infinidade de pratos deliciosos que certamente irão agradar a todos.

No entanto, além do seu sabor e das suas propriedades na cozinha, a cenoura também conta com propriedades medicinais que podem nos ajudar a tratar diversas condições de saúde e manter o nosso organismo funcionando da forma adequada.

Embora sejam muitos os benefícios que este vegetal de coloração alaranjada tem a nos oferecer, hoje queremos falar sobre uso da cenoura para tratar problemas relacionados ao sistema respiratório, como a tosse e os resfriados, além da sua capacidade de combater os sintomas da gripe.

Não deixe de conhecer os principais benefícios para a saúde que a cenoura nos oferece, além de conferir uma receita de xarope de cenoura natural que irá ajudar a tratar gripes e resfriados de forma rápida e natural.

Os benefícios da cenoura

Xarope-de-cenoura-para-visao

Estes são alguns dos principais benefícios que o consumo da cenoura pode trazer para a nossa saúde e o nosso bem-estar:

  • Melhora a saúde da visão, pois contém betacaroteno, convertido em vitamina A no fígado, nutrientes fundamental para a boa visão.
  • Contém antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e combater os radicais livres.
  • Protege a pele e ajuda a mantê-la mais saudável.
  • Ajuda a eliminar toxinas presentes no corpo.
  • Previne doenças cardiovasculares e ajuda a reduzir o colesterol, devido à presença de carotenoides em sua composição.
  • Ajuda a prevenir o câncer, devido à presença de substâncias anticancerígenas em sua composição. Estudos mostram que a cenoura é capaz de reduzir o risco de câncer do pulmão, câncer de mama e câncer de cólon.
  • Protege os dentes e as gengivas, contribuindo para a boa saúde bucal.

Cenoura para tratar a tosse, gripes e resfriados

Cenoura

Um dos fatores que tornam a cenoura tão eficaz no tratamento e prevenção das gripes e resfriados é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico e ajudar o nosso organismo a combatê-los naturalmente.

A cenoura contém, por exemplo, vitamina C, um antioxidante que aumenta o número de anticorpos liberados por meio da resposta imunológica do corpo. Além disso, ela estimula a produção de glóbulos brancos, que destroem vírus e bactérias, sendo por isso uma aliada no combate ao vírus da gripe.

Outro nutriente presente na cenoura é a vitamina A, que também contribui para aumentar a imunidade. A pele e as membranas mucosas do sistema respiratório criam barreiras que previnem germes e vírus de entrar no organismo, e a vitamina A ajuda a manter estas barreiras e fortalecê-las, ao manter as células saudáveis e funcionando corretamente.

Além disso, a cenoura também nos oferece três minerais que ajudam a combater as gripes e os resfriados. Um deles é o zinco, essencial para o desenvolvimento de células que atacam as substâncias intrusas. O segundo é o ferro, que ajuda a combater a inflamação, e o terceiro é o cobre. A deficiência deste último pode nos tornar mais suscetíveis a infecções, por isso é importante ingeri-lo com regularidade.

Por estes motivos, a cenoura é uma excelente aliada no combate a gripes e resfriados, e iremos combiná-la a outros alimentos que nos ajudam a cumprir este mesmo objetivo, para potencializar os efeitos deste remédio natural. Confira a receita a seguir usando cenoura, limão e mel.

Receita do xarope de cenoura

Xarope-de-cenoura

Uma das grandes vantagens deste remédio de xarope de cenoura, além do fato de ser algo totalmente natural e sem substâncias químicas e farmacológicas, é o fato de que todos os alimentos usados no seu preparo são bastante econômicos e já costumam fazer parte do dia a dia do nosso lar.

Além disso, ele é uma alternativa perfeita para combater os sintomas das condições que mencionamos sem causar efeitos colaterais.

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 1/2 limão
  • 1/2 xícara de mel
  • 1 frasco de vidro

Como preparar

  • Corte a cenoura em rodelas e introduza-as em um frasco de vidro.
  • Acrescente o suco de meio limão e incorpore também a meia xícara de mel.
  • Tampe o frasco e deixe-o repousando durante, pelo menos, 24 horas, antes de iniciar o seu consumo.

Recomendações

Para fazer uso deste remédio, tome uma colher pequena do xarope de cenoura duas vezes ao dia. Se quiser, você pode diluí-lo em meio copo de água morna antes de ingerir.

É importante ressaltar que, devido ao seu alto teor de mel, esta receita não é indicada para pessoas diagnosticadas com diabetes ou com níveis elevados de açúcar no sangue.