Prevenção e tratamento natural da gengivite - Melhor com saúde

Prevenção e tratamento natural da gengivite

Entende-se por gengivite a inflamação das gengivas. É uma doença periodontal, onde a infecção existente acaba por destruir os tecidos que são responsáveis por dar sustentação aos dentes e gengivas.

A gengivite ocorre a partir do momento em que há muito acúmulo de placas, que é um material que se forma nas partes mais expostas dos dentes e uma das principais causas das cáries.

Quando não ocorre a remoção das placas, vira um tártaro, que é o endurecimento deste material por conta do tempo. O tártaro por sua vez fica preso na base dos dentes.

Consequência disto é que o tártaro juntamente com as placas, irritam as gengivas e as bactérias produzidas por eles deixam as gengivas inchadas e bem sensíveis.

gengivite2

Gengivite


Porém, há estudos que comprovam que cuidados excessivos, como escovar muito os dentes e usar todo o tempo o fio dental, também causam gengivite.

 Algumas situações aumentam a probabilidade de desenvolver a gengivite:

  • Doenças em geral;
  • Pouca higiene dental;
  • Alterações hormonais, inclusive na gravidez;
  • Diabetes não cuidado;
  • Uso de medicamentos, como anticoncepcionais.

A gengivite apresenta distintos graus. Aparece inicialmente na puberdade, de acordo com as mudanças hormonais. É comum a persistência do caso ou o seu reaparecimento de acordo com a saúde dos dentes e das gengivas.

Alguns sintomas

  • Sangramento nas gengivas, até mesmo ao escovar;
  • Gengivas muito vermelhas e inchadas;
  • Gengivas sensíveis ao toque;
  • Lesões na boca.
Gengivite.iin_catlover

Gengivas muito vermelhas, inchadas, sensíveis ao toque e lesões na região são sintomas característicos da doença.

Procure seu médico

Procure seu dentista se você apresentar alguns dos sintomas da gengivite ou caso nenhuma limpeza tenha sido realizada nos últimos seis meses.

Tratamento

O tratamento é bem simples, feito com a limpeza dos dentes a fim de reduzir a inflamação existente. Vale ressaltar que a limpeza pode ser bem desconfortável e dolorida, com possíveis sangramentos. Porém, é necessário toda uma higiene bucal após esta limpeza. Boa escovação, uso regular de fio dental e uso de enxaguantes bucais normalmente são indicados.

Beautiful woman smile.

Boa escovação, uso regular de fio dental e uso de enxaguantes bucais devem fazer parte tanto da prevenção quando do tratamento da doença.

Ajuda caseira

Existem algumas opções caseiras que podem amenizar e a depender do grau do problema, até curar a gengivite. Confira:

Ingredientes
3 colheres (sopa) de sálvia
4 anises-estrelados
2 colheres (sopa) do pó da casca de carvalho
1 xícara de menta
Modo de fazer
Macere bem as ervas recomendadas, passe por uma peneira fina de inox, junte o pó da casca de carvalho e massageie as gengivas com escova de dentes macia umedecida nessa mistura.
Faça um chá com as ervas indicadas e use como bochechos.

Complicações possíveis

  • Recorrência da gengivite;
  • Periodontite;
  • Infecção  da gengiva ou dos ossos da mandíbula.
gengivite1

Periodontite

Previna-se

A melhor maneira de prevenirmos a gengivite é realizando uma ótima higiene bucal, pois assim evitaremos o acúmulo de placas, que são as grandes vilãs, responsáveis pela inflamação.

Escove seus dentes, pelo menos duas vezes ao dia e use regularmente o fio dental após cada refeição. Hoje em dia algumas pastas de dente são bastante indicadas para combater e tratar a gengivite.