Como prevenir a artrose cervical? - Melhor Com Saúde

Como prevenir a artrose cervical?

Dado que passamos um terço do dia na cama, é fundamental que nosso colchão e travesseiro sejam os adequados para favorecer uma boa postura corporal e evitar dores.

A artrose é a doença degenerativa das das articulações. A artrose cervical é a condição localizada na coluna cervical, ou seja, a parte que constitui o pescoço, em que as cartilagens que protegem as 5 vértebras correspondentes estão desgastadas.

À medida que estas cartilagens vão se perdendo, os ossos começam a roçar um no outro e se separar, dando lugar a dores severas, deformações e inflamações. Esta patologia se apresenta em geral, com o avanço da idade e se deve ser muito bem cuidada.

Sintomas

A cervicartrose traz uma variedade de sintomas que são listadas a seguir:

  • Formigamentos
  • Dores de cabeça
  • Debilidade muscular
  • Perda de força e equilíbrio
  • Dor no pescoço que aumenta com o movimento brusco
  • Rigidez no pescoço e tensão

Diagnóstico da artrose cervical

Realiza-se um diagnóstico simples que se inicia com a revisão da história clínica e dos sintomas que estão aparecendo. É importante visitar um médico ou um especialista para se informar sobre as medidas a serem tomadas, medicamentos e demais fatores que são requeridos para enfrentar esta doença. Deve-se prestar muita atenção a todas as recomendações extras que são dadas logo depois do diagnóstico. Tais recomendações são mostradas adiante.

Prevenção

É importante saber as medidas de prevenção para esta condição. Neste artigo, passaremos alguns conselhos importantes para prevenir a artrose cervical e aplicar os melhores cuidados.

Primeiramente, evite carregar coisas com um só braço, pois o mau balanço do corpo afeta a estabilidade do pescoço provocando dores, tensão, rigidez e torcicolo.

dormir

Por outro lado, procure não dormir com a cabeça apoiada em travesseiros muito altos que provoquem cansaço na parte cervical. Além disso, evite a mesma postura por muito tempo, ou posturas que ocasionem a dor ou incômodos enquanto você estiver deitado. Somado a isto, sugere-se o uso de um colchão adequado que permita a boa postura do corpo em geral.

As pessoas que realizam qualquer tipo de atividade devem evitar os movimentos bruscos, rápidos ou outros que requerem maior esforço físico e que sejam perigosos para a coluna.

Para melhor prevenção da artrose cervical, recomenda-se fazer exercícios aeróbicos diferentes, de alongamento e de relaxamento. Entre estas técnicas, inclui-se a acupuntura, Pilates e meditação. Isto também ajuda a liberar o estresse, causa de muitas outras condições que afetam a saúde das pessoas hoje em dia.

Lembre-se!

Lembre-se de que com a idade vão aparecendo condições e doenças que podem ser prevenidas com antecipação. É por isso que sugerimos cuidar bem do corpo, mantê-lo saudável e flexível para que os ossos, músculos, ligamentos e cartilagens estejam sempre prontos para o movimento. A isto se inclui uma boa alimentação e estilo de vida que permite estar preparado para qualquer doença que tenhamos que combater.