Inchaços: veja como prevenir - Melhor com saúde

Como prevenir os inchaços

Os inchaços podem ter diversas causas, inclusive ser um dos sintomas de algumas doenças. Mas um dos principais motivos para este problema é manter uma rotina de péssimos hábitos alimentares.

Isto ocorre porque quando nos alimentamos de maneira incorreta podemos ocasionar uma retenção de líquidos, que é acúmulo excessivo de água no organismo, o que aumenta as chances de surgirem os inchaços, principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.

O que é importante saber é que com pequenas dicas e simples mudanças, você pode eliminar esse problema de seu dia a dia. Vamos as dicas???

Faça refeições moderadas para evitar inchaços

Quando comemos de maneira exagerada, ficamos com aquela sensação de “estômago cheio”, causando muito desconforto. Sem contar que ao exagerar nas refeições você contribui para o aparecimento do inchaço devido a sobrecarga do trato gastrointestinal, atrapalhando a digestão.

Mastigue os alimentos bem para evitar inchaços

Comer depressa prejudica o organismo, já que eles não são mastigados da maneira correta, dificultando a digestão. Isto fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar totalmente digerido, prendendo o nosso intestino e consequentemente, causando o inchaço.

Beba chá

Há indícios de que os chás ricos em cafeína provocam a vontade de urinar com mais frequência,  eliminando o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo.

Os chás que normalmente são mais recomendados para essa finalidade são chá verde, chá branco, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

Beba chá para evitar inchaços

(Foto: MrsMama)

Deixe de lado as bebidas gaseificadas

Bebidas gaseificadas, como o refrigerante, por exemplo, devem ser evitadas ao máximo por quem sofre de inchaço. 

O problema ocorre porque estes gases acabam dilatando o estômago, causando desconforto e a sensação de “empanzinamento”.

Claro que o inchaço causado por estas bebidas é temporário, porém agravam os sintomas de quem já sofre com o problema. Sem contar que os refrigerantes são riquíssimos em sódio, um perigoso vilão que veremos melhor a seguir.

Elimine o sódio das suas refeições

Alimentos ricos em sódio retém a água no corpo, ocasionando a retenção de líquidos, proporcionando aquela sensação de inchaço. O mais recomendado pra quem sofre deste mal é reduzir ou até mesmo deixar de acrescentar o sal nas refeições, além de evitar a ingestão de alimentos industrializados.

Opte por proteínas magras

 

Alimentos como ovos, soja, alguns queijos e carne branca são ótimas fontes de proteína magra por apresentarem um baixo teor de gordura. Atuam como importantes diuréticos naturais, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água.

Vale ressaltar que é necessário ter uma alimentação balanceada, já que o excesso de proteínas pode causar a superprodução de alguns componentes, como creatinina e ureia, que podem intoxicar o nosso organismo.

Evite alimentos que produzam gases

Alguns alimentos, como couve-for, brócolis, repolho, feijão e leguminosas, são mais difíceis de serem digeridos pelo nosso corpo. Por isso, é necessário que o intestino faça a fermentação para facilitar sua absorção. Quando ocorre a fermentação ocorre a produção de gases, que podem levar ao inchaço.

É importante saber que estes alimentos não devem ser eliminados de seu cardápio, pois apresentam nutrientes essenciais ao nosso corpo. Apenas os consuma moderadamente.