Propriedades e benefícios da cenoura - Melhor Com Saúde

Propriedades e benefícios da cenoura

Em saladas, sopas, molhos... As cenouras podem ser comidas até em sobremesas! São gostosas, saudáveis e contribuem com muitos benefícios e propriedades. Você gostaria de saber quais são eles?
Propriedades e benefícios da cenoura

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza. Vamos ver algumas das propriedades mais interessantes desse vegetal e os benefícios que oferece ao organismo.

Ajuda aos doentes

Depois de uma cirurgia ou ante alguma doença, os pacientes devem consumir cenouras por causa de suas propriedades mineralizantes e nutricionais. É perfeita para melhorar a saúde de pessoas extremamente cansadas e, além disso, relaxa os nervos e a ansiedade.

Visite este artigo: As vantagens em comer cenoura

Estimula o apetite

Outra razão pela qual a cenoura é ideal para os doentes, é que ela tem a capacidade de estimular o apetite. De fato, foi comprovado que a cenoura é benéfica inclusive em tratamentos para a depressão, quando há uma perda da vontade de comer.

Cenoura

É digestiva e diurética

A cenoura reduz as possibilidades de sofrer de constipação ocasional por mudanças de estação ou de hábitos, por exemplo, durante as férias. Ela ajuda também a tratar a cólicas abdominais e as dores estomacais. É, por sua vez, um vegetal diurético e é recomendado para as pessoas com problemas renais ou de bexiga.

Ajuda a regular o ciclo menstrual

Os estudos confirmaram que quando as mulheres consomem cenouras se reduzem as irregularidades no ciclo menstrual. Também se aconselha para aquelas que sofrem de cólica ou de dores fortes antes ou depois da menstruação. Isso se deve às suas propriedades emenagogas, que melhoram o fluxo sanguíneo na zona pélvica.

Ativa o processo de bronzeamento

Certamente, você já viu nas lojas que alguns cremes bronzeadores contêm extrato de cenouras. Esta hortaliça fornece uma boa quantidade de provitamina A, que ajuda a bronzear a pele de maneira equilibrada e a reduzir a probabilidade de queimaduras. Essa é a razão pela qual muitas pessoas optem por comer mais cenouras durante o verão.

Tomar-sol

Alivia os problemas respiratórios

No caso de estar com tosse ou com catarro, a cenoura pode ajudar, sobretudo se os xaropes ou remédios não deram bons resultados. Se tiver muitos sintomas, você pode provar com essa receita:

Ingredientes:

  • 2 cenouras
  • O suco de 1 limão
  • 1 colher de mel

Preparação:

  • Descasque as cenouras, corte-as em pedaços e cozinhe-as em água.
  • Esprema o suco de limão e misture com o mel.
  • Amasse as cenouras quando estiverem bem tenras e acrescente à mistura de limão e mel.

Você já tem o remédio preparado que vai ajudar você a aliviar os sintomas na garganta.

Reduz a anemia

As pessoas com níveis baixos de ferro podem consumir cenouras para melhorar essa situação. Também se recomenda para aqueles que têm uma má alimentação. Ela pode ser ingerida crua ou cozida para aproveitar suas propriedades.

Além disso, é boa para as gengivas e os dentes, já que pessoas com problemas nutricionais podem perder peças dentárias.

Combate a constipação

Se você tiver esse problema, não duvide em consumir cenouras raladas cruas ou cozidas e em purê, pois, graças ao conteúdo em fibra, as cenouras melhoram a qualidade e a quantidade das fezes.

Por sua vez, elas têm a capacidade de acalmar as moléstias gástricas e o excesso de acidez graças aos sais minerais, sódio, potássio e vitamina B. O consumo de cenouras é aconselhado também para pessoas que sofrem de gastrite.

Dor-abdominal

O consumo habitual de cenouras ajuda a diminuir:

  • Intoxicações por alimentos
  • Vermes intestinais
  • Câncer de cólon
  • Diverticulite
  • Diarreia

Quer saber mais? Leia: Propriedades da chia

Fortalece o cabelo e as unhas

A cenoura é rica em betacaroteno ou provitamina A, um perfeito reparador das células danificadas pelo passo do tempo, a contaminação ambiental e inclusive os maus hábitos. Dessa maneira, as cenouras revitalizam as unhas e o cabelo e permitem que cresçam mais rápido e com mais força. Além disso, aumentam a produção do sebo protetor do couro cabeludo.

Diminui o colesterol

Comer cenouras reduz os níveis de triglicerídeos e ajuda a prevenir a arteriosclerose, limpando o sangue.

Um tratamento muito eficaz para esse caso é consumir meia xícara de cenoura ralada em jejum todas as manhãs durante uma semana. Espere 1 hora para tomar o café da manhã.

Melhora o leite materno

É aconselhável que as mulheres consumam cenouras durante a gravidez. Graças à vitamina A, elas podem melhorar notavelmente a qualidade biológica do leite, tornando-o ainda mais saudável e benéfico para o bebê.

Amamentar

Melhora o humor

Acredita-se que o consumo de cenouras ajuda a estar alegre. Uma boa ideia é preparar um suco bem gostoso, que além disso, seja refrescante. Perfeito para os dias de calor quando falta pouco para a chegada das férias!

Ingredientes:

  • ½ kg de cenouras
  • 1 xícara de suco de laranja
  • 10 gramas de gengibre
  • 2 colheres de cacau em pó

Preparação:

  • Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Passe pelo liquidificador com um pouco de água.
  • Jogue a raiz de gengibre e acrescente ao copo do liquidificador.
  • Esprema as laranjas e misture com a preparação anterior.
  • Sirva em copos e polvilhe com o cacau em pó.

É boa para a vista

Muitos dizem em tom de brincadeira que as cenouras são boas para os olhos “porque nunca viram um coelho usando óculos”. Pode parecer um mito ou um refrão popular, mas o certo é que as pesquisas indicam que os betacarotenos das cenouras evitariam o envelhecimento prematuro das células da vista.

Cenouras

A cenoura não evitará que tenhamos que usar óculos, mas elas têm a capacidade de reduzir a possibilidade de sofrer de catarata ou cegueira noturna. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a deficiência da vitamina A (incluída nas cenouras) é a principal causa de problemas visuais e cegueira infantil nos países em vias de desenvolvimento.