As incríveis propriedades do cloreto de magnésio para a saúde

As incríveis propriedades do cloreto de magnésio para a saúde do corpo

Além de ser fundamental para a correta absorção do cálcio, o cloreto de magnésio nos ajuda a evitar a fadiga e inclusive pode melhorar os sintomas relacionados a transtornos depressivos.
Benefícios do cloreto de magnésio

O cloreto de magnésio é um suplemento com diversos benefícios para a saúde do corpo, valorizando sempre sua capacidade de promover a vitalidade, prevenir doenças e lutar contra o envelhecimento precoce.

O magnésio é um mineral muito abundante na natureza e estima-se que participe em mais de 300 reações bioquímicas do organismo humano. Entre seus principais benefícios cabe mencionar a ativação de vitaminas, enzimas e anticorpos que fortalecem o sistema imunológico para prevenir diversos tipos de patologias.

Além disso, estimula a produção de energia nas células para apoiar a saúde cerebral e do sistema nervoso.

Existem muitas outras razões pelas quais este mineral não deve faltar no organismo. Nesta ocasião vamos compartilhar algumas delas para que você descubra sua importância.

Benefícios do cloreto de magnésio

Essencial para o equilíbrio do cálcio

ossos

A maioria dos profissionais da saúde dá ênfase ao quão especial é o cálcio para a nossa saúde, mas poucas vezes mencionam a prioridade que o magnésio tem dentro das funções do organismo.

Ainda que o cálcio e o magnésio trabalhem juntos apoiando o trabalho de diversos sistemas do corpo, os dois têm efeitos diferentes no metabolismo. Isto se deve, em grande parte, à atividade das glândulas da tireoide, as quais tratam de conservar o equilíbrio dos minerais no sangue.

Se os níveis de magnésio diminuem, o nível de cálcio tem que aumentar para poder restabelecer esse equilíbrio. E de onde sai o cálcio? Ao existir um desequilíbrio, o corpo pega o cálcio dos ossos e dos dentes.

O grande problema disso é que essas partes se enfraquecem e ficam suscetíveis a apresentar transtornos e infecções crônicas por descalcificação.

Por isso, é relevante aumentar o consumo de magnésio e fazer com que se mantenha equilibrado com os níveis de cálcio no organismo.

Visite este artigo: Conselhos para assimilar o cálcio que consumimos e não perdê-lo

Melhora sua saúde renal

Ajuda a ativar e otimizar as funções que os rins desempenham no corpo, sendo adequado para melhorar seu trabalho.

Gozar de uma quantidade adequada deste suplemento contribui para eliminar os compostos ácidos que tendem a se acumular nestes órgãos.

Contra a fadiga e o cansaço

Mulher-cansada

Os sintomas de fadiga e cansaço muscular podem diminuir por meio da absorção do cloreto de magnésio.

Seus efeitos aceleram a recuperação de lesões musculares e, ao mesmo tempo, atuam como um preventivo da sensação de fadiga e câimbras.

Seu consumo regular é aconselhado para pessoas que praticam algum tipo de esporte ou atividades que exigem alto rendimento físico.

Também é bom para fortalecer os músculos e os ossos, ajudando-os a manter um desenvolvimento adequado.

Reduz o colesterol

Tem a capacidade de reduzir os níveis altos de colesterol LDL, ou colesterol ruim, principalmente quando seu consumo é regular. Este benefício é muito importante, já que, por sua vez, influencia o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Purificante do sangue

O cloreto de magnésio é bom para depurar o sangue e purificá-lo das substancias tóxicas que viajam através da corrente sanguínea.

Graças a esta propriedade os níveis de pH se regulam e podemos prevenir diferentes tipos de doenças crônicas.

Equilíbrio mental

equilibrio-mental

Por vitalizar diferentes funções cerebrais e estimular a transmissão dos impulsos nervosos, o cloreto de magnésio é um grande aliado da saúde mental.

Sua absorção no corpo contribui para combater e prevenir os estados de depressão, estresse e ansiedade.

Bom para os ossos e para combater a artrose

Por ajudar a prevenir a descalcificação, atua como um tratamento natural para prevenir e combater a artrose, ao mesmo tempo em que contribui para a boa saúde óssea e dos dentes.

Como preparar e tomar o cloreto de magnésio?

Cloreto-de-magnesio

Para absorver a quantidade necessária de cloreto de magnésio existem várias alternativas:

  • Pode ser adquirido em lojas de produtos naturais em forma cristalizada para preparar em casa;
  • Também pode ser encontrado em forma de suplemento ou tabletes;
  • Por meio do consumo de alimentos ricos neste mineral.

Como preparar cloreto de magnésio cristalizado?

Para aproveitá-lo dessa forma, basta preparar uma receita simples.

Ingredientes

  • 30 gramas de cloreto de magnésio cristalizado
  • 1 litro de água

Preparo

  • Ferva o litro de água e, quando esfriar um pouco, coloque em um recipiente de vidro e dissolva o cloreto de magnésio cristalizado. Misture e cubra para guardar.

Modo de consumo

  • Seu consumo é aconselhável a partir dos 35 anos de idade, ainda que possa ser tomado antes. A dose máxima é de três colheres de sopa por dia.
  • Além disso, pode ser aplicado sobre a pele, já que também é absorvido pelos poros.