Propriedades do chá de menta, desde à digestão até o relaxamento

Propriedades do chá de hortelã, desde à digestão até o relaxamento

O consumo de chá à base de folhas de hortelã é uma medida que tem sido utilizada para o alívio de diferentes problemas e doenças, um conjunto de benefícios que abarca uma gama ampla de diferentes aspectos do bem estar do nosso corpo.

Em seguida te contaremos as propriedades do chá de hortelã e como aproveitar todos estes benefícios em uma bebida extremamente fácil de preparar.

Sobre a hortelã

A hortelã é na realidade um tipo de planta da qual podemos enumerar várias espécies, mas todas pertencentes ao gênero mentha. Apesar da diversidade, podemos encontrar elementos comuns compartilhados entre a hortelã em suas diferentes variedades, como o forte aroma, folhas geralmente verdes, flor de cor roxa e crescimento em solos úmidos.

Propriedades do chá de hortelã

Dentre as numerosas propriedades do chá de hortelã podemos destacar as seguintes:

– Diminuição da ansiedade, principalmente se tomado quente. O aroma fresco e o prazer que se sente ao consumi-lo colaboram para acalmar alguém que esteja em estado de nervos.

– Antioxidante, logo, pode ajudar a prevenir possíveis doenças cardíacas e aparecimento de câncer, problemas originários dos danos que os radicais livres produzem no corpo.

– O chá de hortelã tem sido utilizado amplamente no alívio de dores estomacais e outros problemas relacionados ao estômago e intestino como, por exemplo, a indigestão e produção incômoda e demasiada de gases. Isso está relacionado ao “mentol”, que favorece à movimentação adequada do estômago.

Naturalmente, outros usos do hortelã que não estão diretamente relacionados com o alívio de doenças incluem sua utilização na culinária, na condimentação de comidas; assim como em bebidas e coquetéis. Da mesma forma, ela pode ser utilizada para refrescar alimentos dentre outros milhares de usos possíveis.

Esperamos que este guia rápido das propriedades do chá de hortelã te ajude a considerá-lo quando alguns dos problemas citados te aflijam. Lembre-se, se você se encontra em período de gestação e/ou lactação e pretende usar este chá como tratamento para algum problema dos citados acima, procure o seu médico antes de iniciar.

Imagem oferecida por Petr Kratochvil.