Propriedades da farinha de berinjela - Melhor com saúde

Propriedades da farinha de berinjela

Pouca gente sabe, mas a berinjela é um dos alimentos que estão diretamente ligados ao processo de emagrecimento. Além de estar presente em pratos tradicionais, como lasanha e saladas, há versões em forma de chá, suco e farinha.

Vale ressaltar que há indícios de que a farinha de berinjela é a que apresenta as propriedades do alimento em sua integridade. Além de ajudar a emagrecer, seus benefícios não param por aí. Este alimento é capaz de diminuir os níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos.

Principais nutrientes

É importante saber, que a composição da farinha de berinjela é variável, de acordo com as diversas marcas e seu modo de fabricação. Mas o que se pode afirmar é que encontramos carboidratos, proteínas, fibras e gorduras. 

E uma das suas principais vantagens é a alta concentração de fibras. Em uma colher de sopa é possível encontrar 6,8 gramas de fibras.

Grandes benefícios

Aumenta a saciedade

As fibras são essenciais para quem quer perder peso e podem ser encontradas em alta concentração na farinha de berinjela.

O grande segredo, é consumi-la com a quantidade adequada de água, pois esta combinação se transforma em um gel no estômago, fazendo com que a digestão fique mais lenta e aumenta a distensão da parede do órgão.

Isto é necessário pois este mecanismo a sua maneira, apresenta ao nosso corpo uma maior sensação de saciedade.

(Foto: corpoemdieta.com)

(Foto: corpoemdieta.com)

Reduz as gorduras no sangue

O consumo da farinha de berinjela atua diretamente na redução da gordura no sangue, como os triglicerídeos, o colesterol total e o colesterol LDL. Isso se explica porque com a formação do gel no estômago, o colesterol é enviado em quantidades bem menores para o nosso sangue.

Há indícios de que as fibras encontradas na berinjela, atuem  de forma eficaz nos sais biliares, que são muito importantes na absorção do colesterol.

Ajuda o intestino a trabalhar melhor

O mesmo gel formado pelas fibras também atua no melhor funcionamento do transito intestinal. Sem contar que um importante processo ocorre ao consumir esta farinha:as fibras acabam sendo fermentadas de forma completa ou parcial no intestino grosso, estimulando o crescimento da flora intestinal, incentivando uma atividade intestinal mais saudável.

Fonte de antioxidantes

A casca da berinjela tem sua coloração arroxeada graças aos flavonoides chamados de antocianinas. Estes, protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, como diabetes, câncer, infecções virais e até a obesidade.

Isto tudo ocorre devido a sua ação antioxidante, que é capaz de proteger o nosso organismo de possíveis inflamações. Acredita-se que quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela acaba por preservar seus nutrientes, melhorando cada vez mais a nossa saúde.

Quantidade recomendada

A quantidade ao certo deve ser verificada juntamente com um nutricionista. Mas acredita-se que entre uma à quatro colheres de sopa são indicadas para o consumo.

Você pode consumi-la normalmente no seu dia a dia, misturando em iogurtes, saladas de fruta, arroz e outros alimentos. Esta iguaria pode ser encontrada em supermercados e lojas de alimentos naturais.

 

Atenção! O consumo excessivo da farinha pode causar constipação do intestino.