Propriedades medicinais da hortelã - Melhor com saúde

Propriedades medicinais da hortelã

A hortelã é muito eficaz no tratamento de cólicas menstruais e de problemas nervosos, já que é relaxante. Além disso, se for consumida com moderação, não causa efeitos colaterais.

A hortelãtambém conhecida como hortelã pimenta ou erva santa – é uma planta usada regularmente no preparo de alguns pratos, principalmente para aromatizá-los, e também de coquetéis e alguns remédios.

Devido a seus inúmeros benefícios e propriedades saudáveis, essa planta aromática é utilizada em muitos tratamentos terapêuticos.

Benefícios da hortelã

  • Seus importantes efeitos antiespasmódicos e carminativos ajudam a combater problemas digestivos, especialmente em casos de indigestão, flatulência e dores estomacais ou câimbras.
  • Seus componentes expectorantes ajudam também nos tratamentos das vias respiratórias.
  • Essa erva medicinal é bastante eficaz nos tratamentos das dores menstruais.
  • A hortelã tem componentes muito eficazes no combate a problemas nervosos, relaxando as tensões e evitando as possíveis consequências derivadas dessa condição.
  • É um antisséptico e analgésico muito eficaz e, portanto, é recomendada para o tratamento de feridas. Como é usada? A lavagem da ferida com uma infusão consistente da planta proporciona alívio imediato da dor e ajuda a acelerar o processo de cura, podendo também ser aplicada sobre algumas queimaduras, com acréscimo de azeite de oliva à infusão da planta, evitando assim a ardência e possível infecção.
  • Essa maravilhosa planta combate o mau hálito com um de seus componentes principais, de sabor refrescante, o mentol, mantendo seu cheiro agradável durante todo o dia.
  • O consumo do delicioso chá de hortelã antes de dormir ajuda a ter um descanso muito relaxante e restaurador.
  • A infusão desta planta é altamente recomendada para combater os gases acumulados no trato digestivo, eliminando as flatulências.

Como preparar a infusão de hortelã?

hortela2

Preparar a infusão de hortelã é bastante simples, devendo-se escolher apenas as folhas macias, conhecidas como rebentos.

Em seguida, deve-se ferver um litro de água (deixar numa jarra alguns rebentos ou folhas macias da hortelã). Quando a água ferver, derramar na jarra contendo as folhas e tampar por cerca de vinte minutos, após a água ser coada, podendo-se assim tomar a primeira xícara do chá (de três que devem ser tomadas durante o dia).

Por fim

Como podemos observar, a planta possui benefícios além dos comumente conhecidos, que são de aliviar dores estomacais e temperar alimentos. É muito importante despertar o nosso interesse em descobrir todos os grandes benefícios das plantas medicinais para a nossa saúde, além de saber que não causam efeitos colaterais, desde que utilizadas de acordo com as recomendações e o nível de consumo indicados.

As infusões de hortelã podem ser tomadas por crianças e adultos, porém não em grandes quantidades.