Proteja-se da anemia - Melhor com saúde

Proteja-se da anemia

Anemia nada mais é que o baixo nível de hemoglobina no sangue, resultando na falta de nutrientes essenciais para o nosso corpo. Estes nutrientes podem ser proteína, vitamina B12, zinco e ferro.

Há vários tipos de anemia e a mais comum é a anemia ferropriva, que ocorre devido à deficiência de ferro, responsável pelo transporte de oxigênio paras as demais células do corpo, além de ser responsável pela fabricação de células vermelhas no sangue.

 

Grupo “de risco”

Mulheres que encontram-se grávidas ou amamentando, crianças, meninas na fase da adolescência e mulheres no ápice da fase de reprodução, estão mais dispostas a desenvolver anemia.

6009653484_4657be2548

Principais causas

A principal causa da forma mais comum da anemia, a ferropriva, é o pouco consumo de alimentos ricos em ferro. Há apenas uma exceção: quanto as mulheres grávidas, já que a anemia ocorre pelo baixo índice de ferro nas reservas do corpo e a grande necessidade do mineral na formação dos tecidos fetais e maternos.

Alguns sintomas

Pessoas anêmicas podem apresentar falta de disposição, fraqueza, apatia, fadiga, anorexia e no caso das crianças, pode ser responsável pela dificuldade de aprendizado. Para ter um diagnóstico preciso, é necessário realizar um exame de sangue para verificar as taxas de hemoglobina.

5125271864_1f1bc858d1

Mude sua alimentação

Você pode tratar da anemia apenas modificando sua alimentação. Se sua anemia é a ferropriva, o ideal é que seu cardápio contenha alimentos ricos em ferro.

Coma mais feijão. É possível encontrar um alto índice do mineral nele. Coma também fígado e demais carnes vermelhas, aves e peixes. Consumir apenas duas vezes na semana, já é importante para melhora do quadro anêmico.

Caso a sua anemia seja megaloblástica, muito comum em vegetarianos. Ocorre quando se deixa de consumir ferro e vitamina B12. A falta desta vitamina pode dificultar o transporte de oxigênio no corpo e por este motivo, dá-se este tipo de anemia. Por deixar de beber leite, comer carne entre outros alimentos, a pessoa acaba criando a deficiência pro corpo. A alternativa é consumir vegetais mais escuros e crus, pois quando cozinhamos, parte da vitamina B12 é perdida, gérmen de trigo e ovos. É importante também considerar que uma suplementação se faz necessária nesses casos.

Se a sua anemia é devido à falta do ácido fólico,que se faz mais necessário em mulheres grávidas e que ainda amamentam, é de extrema importância que você consuma espinafre, fígado, brócolis, feijão branco, laranja, banana e repolho que auxiliam na diminuição da deficiência do ácido no nosso corpo.

2094700505_10bb73c450