Proteja seu organismo com a semente do abacate

A maioria das pessoas conhece o abacate por seu sabor e suas propriedades medicinais, mas ignoram a importância da sua semente. Neste artigo, mostraremos o valor desta parte da fruta, que inclusive sempre foi muito utilizada para tratar diferentes tipos de doença, especialmente em nosso continente.
Proteja seu organismo com a semente do abacate

Última atualização: 19 março, 2019

A semente do abacate é um poderoso antimicrobiano, antifúngico e especialmente antibiótico natural. Ela tem o poder de impedir o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos. Além disso, nos protege dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.

Usos da semente de abacate na medicina natural

Esta semente contém uma alta quantidade de fibras dietéticas. Isso faz com que o colesterol seja concentrado no trato intestinal, impedindo que seja absorvido pelo organismo.

É por isso que o extrato da semente do abacate é recomendado para nos proteger da formação de placas bacterianas, já que reduz o colesterol. Por outro lado, protege nossa saúde prevenindo doenças cardiovasculares.

Outro de seus grandes benefícios é que ajuda a aumentar as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias, o que é favorável àqueles que sofrem com doenças que atingem as articulações, como a artrite, por exemplo.

A semente deste fruto pode ser de grande ajuda em diferentes problemas estomacais, como por exemplo:

  • alivia diarreias e a inflamação do trato gastrointestinal,
  • previne a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais.

Um poderoso antioxidante natural

Semente do abacate como antioxidante

Esta semente contém propriedades termogênicas, portanto, um chá com semente de abacate ajudará a eliminar a gordura localizada. Basta triturar a semente e misturar em 750 cm3 de água. Tome então a preparação três vezes ao dia.

Populações indígenas costumam usar esta semente para curar diversas patologias como:

É indubitável que não podemos desperdiçar a semente do abacate, visto que ela pode ser a solução mais apropriada para um dos problemas de saúde que mencionamos anteriormente. Além disso, é um produto encontrado facilmente e de preparo muito simples.

Entretanto, lembre-se de que nunca devemos trocar os tratamentos médicos especializados por tratamentos naturais. Estes devem ser apenas um complemento aos tratamentos médicos convencionais. Os tratamentos naturais ajudam a reforçar o tratamento comum e corrente.

Gostou do nosso artigo? Sendo assim, continue na nossa página com mais dicas para  a sua saúde, beleza e bem-estar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Massafera, G., Maria, T., Costa, B., Dutra, J. E., & Oliveira, D. (2010). Composição de ácidos graxos do óleo do mesocarpo e da semente de cultivares de abacate (Persea Americana, Mill.) da região de Ribeirão Preto, SP. Brasilian Journal Food and Nutrition.

  • Cabrera, J., Dilas, L., & Minchan, P. (2015). Determinación de la actividad antioxidante y antimicrobiana del extracto etanólico de la semilla de Persea Americana Miller var. Hass “Palta.” Revista Perspectiva.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.