Quais são as partes do cérebro e suas principais funções? - Melhor com Saúde

Quais são as partes do cérebro e suas principais funções?

Cada hemisfério  do cérebro é encarregado de controlar a parte contrária do corpo, por isso em casos de acidente cerebrovascular, segundo a magnitude,  uma ou outra área poderão ser afetadas.
Quais são as partes do cérebro e suas principais funções? Hanna O cérebro é o encarregado de controlar e regular as funções do corpo. Este órgão é formado por milhares de células nervosas que respondem a diferentes estímulos que são enviados desde o organismo até o exterior. Atualmente continuam pesquisando para conhecer mais mas hoje revelaremos coisas interessantes. Não perca! https://melhorcomsaude.com/quais-sao-as-partes-do-cerebro-e-suas-principais-funcoes

Antes de iniciar o artigo cabe destacar que o sistema nervoso e o cérebro, que faz parte deste sistema, são estruturas muito complexas, nesta parte mencionaremos as partes do cérebro e suas principais funções.

A intenção é entender da maneira mais simples possível o funcionamento do órgão mais importante de nosso corpo.

O cérebro é o encarregado de controlar e regular as funções do corpo. Este órgão é formado por milhares de células nervosas que respondem a diferentes estímulos que são enviados desde o organismo até o exterior.

Atualmente continuam pesquisando para saber mais sobre seu alcance. Inclusive acredita-se que existem mais dúvidas do que certezas em torno de sua capacidade total.

Este órgão encontra-se protegido pelo crânio, já que é muito suscetível a lesões. Constitui apenas 2% do peso corporal e usa 20% da energia que produzimos. Seu peso é ao redor de 1,36 kg.

Quais são as principais partes do cérebro?

O cérebro encontra-se divido em:

Tronco cerebral, cerebelo e o cérebro propriamente dito.

.- Tronco encefálico: encontra-se na base do cérebro. Controla as funções vitais como o ritmo cardíaco, digestão, respiração, pressão arterial. Além disso, comunica ou conecta o cérebro com o resto do corpo por meio da medula espinhal. O tronco encefálico se divide em: bulbo raquidiano, protuberância e mesencéfalo.

.- Cerebelo: o cerebelo se encarrega de manter o equilíbrio, a postura e está implicado no movimento de todo o corpo. Também possui a tarefa de fazer com que os movimentos ocorram de forma coordenada e precisa.

.- Cérebro: o cérebro está relacionado com os sentidos, as emoções, as lembranças, as reações. Em poucas palavras, é o chefe de nosso corpo, encarrega-se de receber sinais e devolvê-los em forma de resposta.

Exemplo simples

Se você estiver cozinhando e de repente sua mão se apoia sobre uma superfície quente, seu cérebro recebe um sinal de que a temperatura é muito alta e pode machucá-lo, o cérebro responde enviando uma ordem a sua mão, ou especificamente, aos músculos de sua mão, para que a retire dali imediatamente.

É importante mencionar outras estruturas importantes do cérebro, tais como:

.- Sistema límbico: é o encarregado de processar as emoções. Dentro deste sistema se encontra uma estrutura camada “amídala”, que controla, processa e armazena nossas reações emocionais.

.- O córtex cerebral: é uma capa fina que se divide em dois hemisférios cerebrais, o hemisfério esquerdo e o direito, os quais, por sua vez, se dividem em 4 lóbulos.

Hemisférios…

Hemisférios cerebrais

Ambos os hemisférios estão conectados através de uma estrutura denominada corpo caloso. O hemisfério direito é encarregado de controlar o lado esquerdo do corpo, enquanto que o esquerdo controla a parte direita do corpo. Por isso que, no caso de um AVC (acidente cerebrovascular) o dano causado vai depender do hemisfério afetado. Se a lesão ocorrer no hemisfério esquerdo, a parte direita do corpo será afetada, e se a lesão ocorrer no hemisfério direito, a parte esquerda do corpo será alterada.

A parte direita está relacionada com a expressão não verbal, como por exemplo: a intuição, reconhecimento de face, vozes, melodias. Neste hemisfério, os pensamentos e lembranças se manifestam através de imagens.

O hemisfério esquerdo é o dominante na maioria das pessoas e está relacionado com a parte verbal. Se essa região se danificar, a pessoa fica impossibilitada ou com dificuldades para falar e escrever. Também apresenta problemas para se expressar e entender a linguagem durante uma conversa. As demais funções são a capacidade de análise, raciocínio lógico, resolução de problemas numéricos, dentre outras.

Lóbulos

Cada hemisfério torna a se dividir em 4 lóbulos. Denominados lóbulos frontais, parietais, temporais e occipitais.

Nos lóbulos frontais é processado o pensamento consciente, ali que se resolvem os problemas.

Lóbulos parietais: encarregados da percepção de estímulos relacionados ao tato, pressão, temperatura, dor.

Lóbulos temporais: percepção e reconhecimento de estímulos auditivos e relacionados à memória.

Lóbulos occipitais: relacionados com os estímulos visuais.

Existe ainda muita incerteza sobre o funcionamento deste órgão tão complexo e ao mesmo tempo tão maravilhoso. É possível que encontremos novas informações graças às pesquisas científicas que continuam sendo realizadas.

Resumo

Em resumo, poderíamos dizer que o cérebro controla e regula a maioria das funções vitais do organismo, aquelas como os batimentos cardíacos e a pressão arterial, que são só alguns exemplos, para as quais não devemos fazer nenhum esforço consciente. Além de intervir nos movimentos voluntários de nossos músculos, os movimentos voluntários são aqueles que você deseja realizar.

Também o sono, a fome, a sede. Regula e controla nossas emoções, raciocínio, aprendizagem, memória, pensamento. Enfim, a vida simplesmente seria impossível sem o cérebro.