Quais são os benefícios de tomar água com bicarbonato todos os dias?

Uma única bebida e um único hábito não são suficientes para desfrutar de uma boa saúde. Portanto, é sempre importante manter um estilo de vida saudável, baseado em hábitos consistentes.
Quais são os benefícios de tomar água com bicarbonato todos os dias?
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 11 agosto, 2022

Embora certas bebidas tenham sido afirmadas e recomendadas para “melhorar” a saúde, prevenir ou curar doenças, a verdade é que  nenhuma bebida, por si só, é capaz de fazer tais coisas.  Nesse sentido, o bicarbonato de sódio ou a água com limão foram duas das opções que conseguiram alcançar maior popularidade.

Certamente, a ideia de preparar uma bebida em casa, de maneira simples, com ingredientes comumente usados ​​e, aparentemente, apenas com propriedades benéficas para a saúde, pode parecer correta. No entanto, essa ideia está longe de ser um hábito saudável ou medicamente aconselhável.

Beber um copo de água com bicarbonato de sódio, limão, laranja,  oxicoco , espirulina ou qualquer outro suposto superalimento  não fornecerá uma solução para uma doença nem concederá ao corpo uma espécie de escudo protetor contra os excessos. 

Também não ajudará a controlar os níveis de colesterol ou açúcar no sangue. Nem mesmo pelo fato de ser consumido diariamente.

Para entender melhor isso, veremos um pouco mais sobre o bicarbonato de sódio abaixo.

O bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio ( NaHCO  3)  é um produto químico usado de várias maneiras.  É frequentemente usado na produção de panificação, pastelaria e refrigerantes, pois tem a capacidade de liberar dióxido de carbono quando usado em conjunto com alguns compostos.

Também faz parte da composição de vários produtos de limpeza devido ao seu efeito abrasivo e desodorizante.

É comumente usado para desobstruir canos, clarear chão, limpar prata e outras questões relacionadas.

Utilizações não recomendadas do bicarbonato de sódio

Recentemente, Gemma del Caño, farmacêutica e mestre em Inovação, biotecnologia, segurança e qualidade e coautora do Guia de Bulos Alimentares, desmantelou os mitos mais comuns sobre o uso dessa substância em uma entrevista. Nós os resumimos abaixo:

  • Como remédio para infecções na garganta. Embora seja um remédio tradicionalmente recomendado, o bicarbonato é abrasivo e pode queimar.
  • Como clareamento caseiro. Usar qualquer quantidade de bicarbonato em casa para tentar clarear os dentes pode acabar causando erosão no esmalte. Portanto, é melhor optar por produtos que já foram cuidadosamente preparados para esses fins, como pastas de dentes, enxaguantes e assim por diante.
  • Para ‘desintoxicar‘ cabelo. Como mencionado acima, o bicarbonato de sódio pode ressecar e maltratar o cabelo, portanto, não é recomendável usá-lo para a higiene pessoal.
  • Para aliviar a acidez. Consumir um copo de bicarbonato de sódio com água diariamente pode favorecer o aparecimento de cálculos renais, alterar o pH do estômago (em vez de “regulá-lo”) e também diminuir as defesas do aparelho estomacal, expondo-o a bactérias patogênicas. 

Por tudo o que foi exposto, beber água com bicarbonato de sódio diariamente, com o estômago vazio ou de qualquer forma, não é recomendado para a saúde e, em vez de fornecer benefícios, pode, na verdade, representar um risco.

Você sabia? Bicarbonato de sódio ajuda a perder peso

A considerar

Se você deseja melhorar os seus hábitos de vida para ter uma boa saúde e não tem certeza do que fazer, é melhor consultar o seu médico. Um profissional sempre pode orientá-lo da maneira mais apropriada para o seu caso.

Por outro lado, se você sofre de alguma doença, está em tratamento farmacológico e deseja experimentar algum tratamento natural, não hesite em informar ao seu médico primeiro. Lembre-se de que os remédios podem produzir interações e reações adversas indesejadas.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.