Quais são seus dias mais férteis, os melhores para ficar grávida?

Quais são seus dias mais férteis, os melhores para ficar grávida?

Você está tentando ficar grávida e está se sentindo cada vez mais impaciente? Você já pensou que talvez seu parceiro ou você tenham algum problema de fertilidade? O primeiro passo é se relaxar e aprender quais são os seus dias mais férteis com as dicas que daremos a seguir.

Aprenda a descobrir as mudanças sofridas pelo seu corpo, assim como o método de controle da temperatura basal e certamente em pouco tempo você poderá saber quais são os melhores dias para engravidar.

Faça um calendário

O primeiro passo para detectar quais são seus dias mais férteis depende da regularidade de sua menstruação.  Se ela for completamente regular, esta tarefa será bastante fácil, contudo se seu período varia, você precisará levar em consideração todas as variáveis que apresentaremos.

Em ambos os casos recomendamos pegar um calendário e tomar nota de todas as informações importantes que vamos explicar para que você saiba quais são os melhores períodos.

Quais são os dias?

Para saber quais são os dias mais férteis do seu ciclo, isto é, aqueles nos que você estiver ovulando, você deverá contar 14 dias antes do primeiro dia da sua próxima menstruação. Estes 14 dias são aproximados, mas podemos dizer que é um ciclo que vai durar 28 dias e os dias mais férteis seriam, justamente, aqueles que estão entre uma menstruação e outra. Não obstante, a contagem deve ser feita levando em consideração a data prevista para a próxima menstruação, e não começar desde o primeiro dia da sua menstruação passada.

grávida

Quantos dias são?

Levando em consideração que a ovulação dura entre 12 e 24 horas, e que um espermatozoide pode se manter vivo até fecundar o óvulo entre 2 e 5 dias, geralmente temos uma média de 6 dias férteis por cada mês. Desses 6 dias, aqueles com maior fertilidade são os da ovulação e dos dois dias seguintes. Por isso, é importante que você fique atenta a outros sinais do seu corpo para saber quais são esses dias.

Sinais do corpo

Nosso corpo é sábio e à medida que vão se aproximando nossos dias mais férteis também podemos notar algumas mudanças como:

  • Sentimos-nos mais atraentes
  • Temos mais desejo sexual
  • Podemos sentir alguns sintomas similares aos que sentimos durante a menstruação, como dor, seios inchados, entre outros
  • O fluido vaginal adquire uma textura mais viscosa e uma cor transparente, similar a uma clara de ovo. Este fluido é o mais adequado para levar os espermatozóides até o óvulo. O mesmo aparece alguns dias antes da ovulação e, depois dela, volta a ser mais espesso e esbranquiçado.
  • Nossa temperatura basal varia

casal enamorado

Controle sua temperatura basal

Conhecer nossa temperatura basal não apenas nos ajuda saber quais são nossos dias mais férteis, como também para poder saber qual é o melhor período para seguir um método contraceptivo natural. Este é um dos sistemas mais antigos que existe.

A temperatura basal se mede sempre com o corpo em repouso e, se possível, sempre quando acordamos, com um termômetro preciso.

Começamos a medir a temperatura no 5º dia do ciclo, por via retal ou vaginal, durante 3minutos. Mas existem alguns fatores que podem produzir variações na temperatura basal:

  • Não ter dormido as três horas antes de medir a temperatura ou ter tido insônia
  • Mover-se antes de ter tomado a temperatura
  • Medir a temperatura uma hora antes da habitual
  • Ter jantando algo diferente do normal
  • Resfriados ou estados de febre
  • Medicamentos
  • Mudar de termômetro
  • Usar o termômetro em outra parte do corpo

E quais são os dias mais férteis?

Podemos fazer um gráfico para que o resultado seja mais fácil de ser visualizado.

Antes da ovulação, a temperatura basal geralmente varia entre 36,5ºC e 36,7ºC. Uma das consequências das mudanças hormonais é que a temperatura pode aumentar entre 0,3ºC e 0,5ºC nos dois ou três dias posteriores à ovulação. O aumento se mantém até o final do ciclo, quando começa o próximo ciclo menstrual.

Devemos fazer um gráfico, pelo menos, dois meses antes de ter a certeza de quais são os dias mais férteis.

Imagens por cortesia de ilyoungko, Boris SV e Susan.