Qual é o significado dos barulhos causados pelo nosso corpo? - Melhor com Saúde

Qual é o significado dos barulhos causados pelo nosso corpo?

Os ruídos estomacais nos demonstram que a digestão está sendo realizada corretamente. Se não comemos nada, eles também podem indicar fome e podem ser mais fortes.

Nosso corpo envia alguns sinais que na maioria das vezes podem ser muito importantes, pois nos indicam quando devemos procurar por ajuda médica.

Alguns desses sinais podem se manifestar como mudanças na cor das unhas, manchas não usuais na pele que aparecem de repente ou que já existiam, mas se notam mudanças no tamanho, na forma e na cor, além de algumas dores, mau hálito, e alguns barulhos estranhos.

Assim, devemos aprender a conhecer os tipos de sons que nosso corpo produz e, principalmente, saber quando são normais e quando indica que algum problema sério existe.

Nesse artigo numeraremos alguns dos sons mais comuns produzidos pelo corpo e esclareceremos quando são normais e quando não, principalmente quando merecem a devida atenção e a procura por ajuda médica.

Sons frequentes produzidos pelo corpo

Sons nas articulações

Os sons produzidos pelas articulações, principalmente dos dedos das mãos, acontecem pela presença de pequenas bolhas ou espaços vazios nessa região, e quando a movemos produzem-se sons muito particulares.

Esses sons são muito comuns e não indicam nenhum tipo de complicação, só podem ser preocupantes quando além dos sons aparecem dores e inflamações nas articulações. Se isso acontecer, o correto é procurar ajuda médica imediatamente.

Chiado ao abrirmos e fecharmos a boca

Conheça melhor seu corpo

Algumas vezes, quando abrimos e fechamos a boca ou quando mastigamos e acordamos pela manhã, ouvimos um som incomum vindos da boca. Isso pode indicar algum problema sério na articulação da mandíbula ou perto dela, algo que com certeza precisa da verificação de um médico.

Se não dermos a devida atenção é possível que surjam outras dificuldades, como dor no rosto, no ouvido e, além disso, muita dificuldade para morder.

Assovio ao respirar

Na maioria dos casos esse som costuma ser normal, pois geralmente é provocado por muco seco acumulado nas membranas do nariz. A ajuda médica só é necessária quando esse assovio acontece em pessoas que tem asma ou dificuldade natural para respirar.

Os espirros

Espirros limpam as vias nasais

Os espirros são completamente normais, afinal, são um reflexo do organismo para que os pulmões possam limpar as vias nasais de substâncias que provocam incômodos ou irritações, eles podem ser mais frequentes quando algum tipo de vírus (como a gripe) ou alergia nos acometem.

Sons nos ouvidos

Sons incômodos nos ouvidos podem ser muito frequentes em pessoas mais velhas. Esses ruídos podem sumir sozinhos e em pouco tempo, mas em algumas ocasiões podem se tornar frequentes e assim, piorar nossa qualidade de vida visto que um som constante dentro do ouvido é algo que dificulta nosso sono e aumenta o nível de estresse.

Esse problema pode ser causado por cera ou por alguma infecção, por isso é preciso procurar por ajuda médica, afinal, apenas um médico poderá identificar corretamente a causa de um problema tão incômodo nos ouvidos.

O soluço

O soluço é causado pelo movimento involuntário do diafragma (músculo localizado abaixo dos pulmões), quando esse músculo se contrai as cordas vocais se fecham imediatamente, causando esse som característico. Geralmente um ataque de soluço não tarda muito a passar.

Na maioria dos casos o soluço pode ser causado por alguns alimentos pesados ou muito picantes, pelo consumo de álcool e, em outras ocasiões, aparece e desaparece sem nenhuma explicação razoável.

O ronco

A maior parte das pessoas adultas desenvolve algum tipo de ronco, alguns mais sonoros do que outros, mas igualmente incômodos para quem deve suportar noite após noite.

Sons estomacais

Os sons estomacais, mesmo que possam ser muito incômodos, são um bom sinal, já que demonstram que nossa digestão está funcionando como deveria. Todos esses sons são causados por movimentos das paredes do trato gastrointestinal, os quais se encarregam de empurrar os alimentos e os gases para o aparelho digestivo. Quando estamos com o estômago vazio os sons podem ser mais fortes e nos indicam fome.

Arrotos

Os arrotos são causados pelo ar que vem do estômago e passa pela boca, é algo saudável e normal.