Qual o melhor momento do dia para tomar chá verde?

Qual o melhor momento do dia para tomar chá verde?

chá verde

O chá verde já se tornou parte do dia a dia de muitas pessoas devido aos inúmeros benefícios que oferece para a nossa saúde e o nosso organismo. Apesar de ser amplamente consumido por diferentes motivos, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre a quantidade recomendada e sobre o melhor momento do dia para ingeri-lo, e é disso que iremos falar neste artigo.

Embora seja um produto natural, também é importante ficar atento ao consumo, afinal praticamente tudo, quando ingerido em excesso, pode fazer mal ao nosso organismo. Por isso, fique atento às dicas de contraindicações, quantidade recomendada e melhores horários para tomar o chá verde que daremos a seguir. Assim, será muito mais fácil aproveitar todos os benefícios que ele tem a nos oferecer.

Benefícios do chá verde

O chá verde oferece vários benefícios para a nossa saúde, pois é carregado de antioxidantes e nutrientes importantes para diversas funções do organismo. Entre os seus benefícios, podemos citar os seguintes:

  • Atua como estimulante, ajudando a nos manter acordados e melhorando a função cerebral.
  • Acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, podendo também melhorar o desempenho em atividades físicas.
  • É rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem várias doenças, inclusive alguns tipos de câncer.
  • Ajuda a proteger o cérebro, reduzindo o risco de doenças como o Alzheimer e o mal de Parkinson.
  • Reduz o risco de infecções.
  • Reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
  • Pode ajudar a perder peso e a prevenir a obesidade.

O chá verde é contraindicado em alguma situação?

cha

O chá verde pode interagir com alguns medicamentos, por isso é importante consultar um médico se você fizer uso de algum medicamento com frequência. Além disso, tente não combiná-lo com remédios que estamos acostumados a tomar no dia a dia, como comprimidos para dor de cabeça, por exemplo. Ele pode impedir que o remédio faça efeito e até piorar a dor.

Se você sofrer com taquicardia ou hipertensão, ele também não é recomendado. Consulte seu médico antes de consumi-lo se esse for o seu caso. Além disso, se você sofrer de anemia ele também não é ideal, já que dificulta a absorção de ferro no organismo.

Quantidade recomendada

A recomendação costuma ser entre 1 e 3 xícaras por dia (não canecas), para obter os benefícios que o chá verde tem a nos oferecer. Mesmo que o seu objetivo seja acelerar o metabolismo e emagrecer, não é recomendado tomar mais de 5 xícaras por dia.

Para cada xícara de chá, recomenda-se usar no máximo 3 gramas de chá verde. Assim, não superaremos 10 gramas diárias se tomarmos três xícaras.

Exagerar na quantidade pode causar taquicardia, aumentar a pressão arterial e até causar enjoos e náuseas. Além disso, também podemos ter problemas para dormir e sofrer de insônia se nos passarmos da conta.

O chá verde reduz a absorção de ácido fólico no organismo, uma vitamina extremamente importante, principalmente para quem está grávida ou tentando engravidar, já que ajuda a diminuir o risco de defeitos de nascença. Se esse for o seu caso, reduza o consumo ou pare de ingeri-lo; vale a pena conversar com seu médico para ter uma opinião especializada de acordo com o seu caso.

O mesmo vale para a absorção de ferro, que também é reduzida devido à presença de alguns componentes no chá verde.

Quando devo tomar chá verde?

cha-verde1

Se o seu objetivo for perder peso, a recomendação é tomar o chá cerca de 20 minutos após as principais refeições do dia, já que ele ajudará a reduzir a absorção de gordura. No entanto, é importante lembrar que ele também pode atrapalhar a absorção de outros nutrientes, como falamos anteriormente. Para garantir que o consumo de chá verde não interfira neste ponto, o ideal é consumi-lo entre as refeições.

Não é recomendado ingeri-lo à noite, já que pode causar insônia e atrapalhar o descanso. Tente sempre tomá-lo pelo menos duas horas antes de deitar, não depois disso. Também não é ideal tomar o chá pela manhã, ainda em jejum, já que a cafeína pode levar à desidratação e estimular a secreção de sucos gástricos, o que pode irritar o estômago.

Ficando atento a estas recomendações simples, será possível aproveitar todos os benefícios que o chá verde tem a oferecer com segurança e, acima de tudo, saúde.