Qual é o pão mais saudável e que não engorda?

Dado que o pão é um alimento rico em carboidratos, não é recomendável abusar de seu consumo.

O pão, por tradição, é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Sua praticidade o torna um acompanhamento perfeito, e supõe uma solução fácil na hora de comer. Pode ser consumido em qualquer uma das três refeições do dia, e há tanta variedade que sempre fica a dúvida sobre qual é o pão mais saudável e que não engorda.

Quando uma pessoa decide parar de comer pão por conta própria, ou por designação de um nutricionista, busca outras opções. É normal que surjam dúvidas sobre qual é a melhor opção de pão no mercado, especialmente para evitar o ganho de peso.

Nutrientes e composição

Farinha de trigo

É preciso saber que os nutricionistas aconselham o consumo moderado de pão. Isso se deve ao fato de que o pão é um alimento composto por vários nutrientes que se encontram na pirâmide alimentar. Por tudo isso, este produto está cheio de nutrientes e vitaminas.

Sua composição básica é farinha de trigo, água, levedura e sal. Depois só fica a grande gama de diversidade de pães que o mercado oferece. Todos esses componentes alojam certos nutrientes e vitaminas: carboidratos, fibras, vitaminas B3, vitamina E. Também oferecem minerais como cálcio e ferro.

Os nutricionistas da Organização Mundial da Saúde o recomendam e isso se deve e se reduz, basicamente, a dois componentes derivados do pão: a fibra e o carboidrato. De fato, é fundamental ingerir carboidratos para manter um bom equilíbrio nutricional.

Fibra

Pão integral rico em fibras

A fibra é um dos benefícios que o pão oferece. Regula o trânsito intestinal e diminui os níveis de colesterol. Por sua vez, os carboidratos são necessários em 50% das calorias ingeridas em um dia, por pessoa, e o pão os oferece em uma boa porção.

Agora, o pão realmente engorda? Se analisarmos a situação, entenderemos que o pão também tem ingredientes que não são bons se queremos emagrecer. Por exemplo, o pão costuma conter glúten, amido e farinhas. E tudo depende do organismo de cada indivíduo.

Uma fatia de pão de 30 gramas pode conter 80 calorias. Por isso, o pão sempre deve ser consumido em quantidades moderadas. Do contrário, os benefícios se transformam em questões pouco saudáveis que terminam por fazer as pessoas engordarem. As calorias procedentes do carboidrato são necessárias, mas é preferível não comer demais.

O ideal seria consumir esses carboidratos de outro ingrediente que não seja a farinha para obter as calorias necessárias da dieta. Se excedermos as calorias diárias comendo pão, nem o exercício será um aliado para queimá-las.

Qual é o pão mais saudável?

Pão sírio

Sabe-se que há uma grande diversidade de pães no mercado. Entre os mais famosos estão os pães brancos, os integrais e os de forma e de padaria. Mas quando se trata de escolher o pão mais saudável, existem as seguintes opções:

  • Pão de aveia. É um pão muito saudável e leve. Tem um alto teor de fibras que ajudam a reduzir o colesterol e a minimizar calorias.
  • Pão multi-cereais. Este tipo de pão tem um alto teor vitamínico e mineral. São perfeitos para comer na dieta, graças a sua alta soma de fibras, que oferecem um rendimento muscular otimizado.
  • Pão integral. Diferente do pão branco normal, a farinha com a qual este produto é preparado provém de um grão completo. Isso implica muito mais benefícios saudáveis para o organismo e menos calorias.
  • Pão de centeio. Sem dúvidas é um dos mais saudáveis. O trigo deste pão é muito mais compacto, e permite que seja pobre em gordura.
  • Pão menos saudável. O pão de forma é o menos saudável de todos. Como são produtos industrializados, são feitos com ingredientes químicos artificiais que os tornam duradouros. Isso implica um alto teor de gorduras que elimina os benefícios nutricionais do pão.
Recomendados para você