Quanta água precisamos beber de acordo com o nosso peso - Melhor com Saúde

Quanta água precisamos beber de acordo com o nosso peso

Se é difícil para você beber a quantidade de água que precisa segundo seu peso, opte por preparar águas mescladas com frutas ou chás para dar sabor e facilitar o consumo. Mas atenção: não adicione açúcar!

A necessidade de água varia de pessoa para pessoa, pois dependerá de cada organismo, mesmo que a nível geral seja aceito o fato de que uma pessoa adulta precisa de basicamente 2 litros de água por dia para se manter equilibrada, devido à quantidade de líquido que é eliminada graças ao metabolismo. Aproximadamente 60% de nosso corpo é água, e para que funcione corretamente é preciso manter essa proporção equilibrada.

É certo que a água pode nos ajudar a perder peso e é necessária para nos mantermos hidratados e vitais. Porém, há quem comete o erro de consumir mais água do que seu corpo precisa para cumprir suas funções, sem saber que na realidade pode estar arriscando sua saúde ao invés de fazer bem ao organismo. Por isso, hoje compartilharemos com vocês uma informação importante para que aprendam a consumir a quantidade de água adequada segundo o seu peso.

Beba água segundo seu peso

Ainda que poucas pessoas o considerem, o peso corporal de cada um tem muito a ver com a quantidade de água diária que devem tomar. Por exemplo, uma pessoa magra não precisa de tanta quantidade de água como uma pessoa mais pesada. Porém, como todos temos um peso corporal diferente, existe uma fórmula que pode ser muito útil.

Beber-agua

Para chegar à quantidade exata para consumir água de forma saudável, segundo seu peso corporal, é preciso considerar o valor de seu peso corporal em libras e dividi-lo por dois. O resultado dessa operação matemática é igual à quantidade de água que seu corpo precisa diariamente. Por exemplo:

Uma pessoa com 116  libras (52 kg) que divide seu peso por 2; dá como resultado 58 porções (aproximadamente 1.648 ml), que em outras medidas corresponde a 8 copos por dia.

Fórmula para não esquecer:

(Peso corporal em libras)/(2) = Quantidade diária de água.

Casos particulares

  • Em casos de pessoas que praticam algum tipo de esporte ou exercício intenso, é recomendável consumir um litro adicional de água para cada hora de exercício.
  • Se você não inclui muitas frutas e verduras em sua alimentação, é conveniente consumir pelo menos dois litros de água por dia.
  • A hidratação é fundamental se sofremos de alguma doença ou temos as defesas do organismo baixas. Nesse caso também é conveniente beber mais água do que o normal.

Recomendações para beber a quantidade de água necessária por dia

Depois de conhecer uma fórmula simples para determinar a quantidade de água que necessitamos por dia, o ideal seria começar a consumir essa quantidade para se manter hidratado e perder peso. Como sabemos, muitas pessoas se esquecem de beber água o suficiente ou simplesmente fica difícil fazerem isso, por isso a seguir deixaremos algumas dicas para conseguir atingir esse objetivo diário.

  • Uma boa ideia é consumir um copo de água antes de cada refeição, dessa forma será mais difícil esquecer esse bom hábito e, além disso, contribuirá para melhorar o metabolismo dos alimentos.
  • Outra opção que podemos adotar é beber um copo de água em jejum e outro antes de deitar. Porém, é conveniente complementá-lo com mais água ao longo do dia para chegar à quantidade recomendada.
  • Se seu inconveniente é o fato de que a água não tem sabor uma boa ideia é, para aproveitar seus benefícios, adicionar outros ingredientes que lhe confiram sabor, porém, um alerta importante é não usar açúcar para isso. Podem-se usar frutas, ervas, chá, entre outros.
  • Se você se esquecer de beber água durante o dia, faça uma espécie de cronograma com quadrinhos por dia e marque os quadrinhos cada vez que beber um copo de água.

Como saber se bebemos água o suficiente?

Agua-fria

A melhor forma de saber se estamos nos hidratando ou se estamos corretamente hidratados é através da urina. Para isso é importante considerar a frequência com a que vamos ao banheiro e a cor da urina. Por exemplo, se ela tiver uma cor amarela muito clara, indicará que estamos corretamente hidratados. Por sua vez, uma cor amarela escura acompanhada por um cheiro forte pode nos indicar que precisamos beber mais água.

Complemente a informação!

Se você quiser variar o consumo de água, experimente a mistura milagrosa de água quente com limão… É espetacular!

Caso notar ressecamento na pele e nos lábios, sentir cansaço e não conseguir se concentrar durante as atividades diárias, além de aumentar o consumo de água, deverá consultar um médico, pois esses podem ser sintomas claros de desidratação.