Quantas horas devemos dormir? - Melhor com Saúde

Quantas horas devemos dormir?

O número de horas de sono varia em função de cada pessoa. Em ocasiões, é necessário um descanso durante o dia, se não foi possível dormir bem durante a noite.

Se por um lado, quando recém-nascidos, necessitamos de muitas horas diárias de sono e na adolescência, precisamos de, pelo menos, 9 horas para obtermos um bom desenvolvimento, necessidade respeitadas pelos mais velhos, por outro lado, na fase adulta, frequentemente, não nos conscientizamos de que também precisamos de horas adequadas para descansarmos e proporcionarmos o bom funcionamento ao nosso organismo.

Quantas horas devemos dormir para ter um bom descanso?

As horas de sono dependem das características e da idade de cada pessoa, portanto, é difícil estabelecer um parâmetro para a situação de descanso.

Dormir à noite restaura a saúde física e mental do nosso corpo. Daí a importância de sermos constantes e dedicados nos horários que reservamos ao sono. Agora, de acordo com a idade, existem horas específicas de descanso diário:

  • Os bebés devem dormir, pelo menos, de 14 a 15 horas diária.
  • As crianças de um a três anos devem dormir de 12 a 14 horas.
  • As crianças em idade escolar devem dormir de 10 a 11 horas.
  • Os adultos precisam dormir de 7 a 9 horas.
  • Os adultos mais velhos não conseguem conciliar um sono tranquilo e acordam várias vezes durante a noite. Por isso, precisam cochilar durante o dia para repor os atrasos de sono.

As horas de sono são sagradas

Os padrões de sono irregulares afetam o nosso rendimento, por isso, devemos descansar bem todos os dias. Desse modo, afastaremos condições indesejadas que podem afetar seriamente a nossa saúde, como, por exemplo, o estresse,

O sono reparador deve ser contínuo e profundo, sem sobressaltos durante as horas de descanso recomendadas. Como mencionado anteriormente, a má qualidade de sono pode atrair o estresse, além de ansiedade e depressão. Portanto, é preciso tomar a decisão de dormir bem para render e ter uma melhor qualidade de vida, especialmente considerando os efeitos futuros dessa prática.

Nota: tenha em mente que não descansar as horas necessárias pode ser muito perigoso para a saúde. Talvez você não note os efeitos imediatamente, mas chegará o dia em que colherá as consequências da falta de descanso adequado. Caso seu trabalho requeira que passe a noite em claro, procure descansar durante o dia, para compensar essas importantes horas de sono.