Quantidade certa de água para ingerir diariamente

A quantidade de líquido necessária para uma boa hidratação vai depender do estilo de vida, do clima e da atividade física que cada pessoa pratica.
Quantidade certa de água para ingerir diariamente
Elisa Morales Lupayante

Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 23 agosto, 2022

8 copos de água por dia mantêm o corpo e todos nossos órgãos hidratados e saudáveis. É o que dizem muitas pessoas, especialistas e médicos sobre a quantidade certa de água que deve ser ingerida diariamente.

Mas, essa é mesmo a quantidade certa de água que devemos ingerir? Não podemos substituir esse precioso líquido? É o que saberemos neste artigo!

Oito copos diários: essa é a quantidade certa de água?

Sem dúvida, as pessoas vêm se questionando há muito tempo sobre a quantidade certa de água a ser tomada por dia. Alguns estudos realizados sobre o tema concluíram que isso não passa de um mito, uma vez que não há comprovação científica dos benefícios dessa prática.

Leia também: Como evitar o suor em excesso?

a desidratação

A água no nosso organismo

A água é o principal componente do nosso corpo, respondendo por quase 60% do nosso peso corporal. O bom funcionamento de todos os sistemas e partes do corpo depende da água; para o transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e uma boa hidratação de tecidos e órgãos. A sede indica que não estamos suficientemente hidratados.

Da mesma forma, perdemos água através de suor, urina, respiração e fezes e, por essa razão, devemos sempre repor a água eliminada. A quantidade necessária dependerá do biótipo, do estilo de vida, do clima e das atividades físicas de cada pessoa.

Recomendações médicas sobre o consumo de água

Quando os médicos recomendam beber de 8 a 9 copos de água por dia, eles estão se baseando na quantidade de líquidos perdidos na urina, o que pode ser de 3 a 6 copos por dia, além de 4 copos através de suor, respiração e fezes.

As refeições fornecem até 20% dos fluidos exigidos; além dos 2 litros de água recomendados, ou seja, 8 copos podem substituir todos os líquidos perdidos durante o dia.

Uma forma simples de identificar a boa hidratação do corpo é não sentir sede e ter uma urina clara. Se a cor da urina for escura ou forte e você sentir sede; será necessário rever o volume de água tomada. Os seguintes fatores devem ser considerados para o cálculo da quantidade de água:

Leia também: É possível queimar calorias ao beber água gelada?

Tome água para cuidar da saúde
  • Atividades físicas: em caso de exercícios diários, a hidratação é recomendada antes, durante e depois das atividades, ou seja, 3 copos a mais de água.
  • Clima: pessoas vivendo em climas úmidos e quentes suam mais que aquelas vivendo em climas temperados e secos. No inverno, em caso de uso de aquecedores, o corpo tende a perder umidade e, portanto, deve-se consumir mais água.
  • Altitude: pessoas vivendo acima dos 2.500 metros de altitude devem ingerir mais líquidos; uma vez que urinam mais e a respiração fica mais rápida.
  • Doenças: diarreia, vômito e febre exigem a manutenção de uma boa hidratação.
  • Gestação e amamentação: as mulheres nessas situações devem tomar pelo menos 13 copos de líquidos (água ou sucos naturais) por dia.

Atenção!

Vale lembrar que a quantidade de líquidos necessária para a hidratação adequada também pode ser obtida pela ingestão de frutas; como melancia e tomate, por exemplo.

Se, apesar dessas recomendações, ainda persistirem algumas dúvidas sobre a quantidade de água necessária para o corpo, procure um médico para averiguar se não há quaisquer contraindicações para a condição atual de saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Badui Dergal S. Agua. In: Química de los alimentos. 2006.
  • OMS. Agua. WHO. 2017.
  • UNESCO. Agua para todos, Agua para la vida. Informe de las Naciones Unidas sobre el Desarrollo de los Recursos Hidricos en el Mundo. 2003.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.