Quantos anos a sua pele tem? Aprenda a "rejuvenescê-la"

Você já parou para pensar em quantos anos sua pele parece ter? Diferentemente do número de aniversários que já comemoramos, a idade da pele não é necessariamente linear.
Quantos anos a sua pele tem? Aprenda a "rejuvenescê-la"

Última atualização: 01 fevereiro, 2019

Com o passar dos anos, perdemos colágeno, surgem as rugas, e nossa pele vai naturalmente envelhecendo, mas existem vários fatores que devem ser levados em conta no momento de identificar a “idade” da pele.

Nesse artigo, falaremos sobre os fatores que influenciam positiva e negativamente no envelhecimento da pele, e também daremos dicas de como mantê-la sempre com uma aparência o mais jovem possível. A seguir, saiba mais.

Fatores que influenciam na idade da pele

pele

Genética e idade da pele

A genética é fundamental para a aparência da pele. Costumamos seguir o padrão de envelhecimento de nossas avós, mães e tias, portanto observá-las pode nos oferecer um indicador confiável de como iremos envelhecer também. Verifique se a presença de manchas, rugas e linhas de expressão acentuadas for grande.

A genética certamente influencia, mas é importante lembrar que ela corresponde a apenas 30% da equação. Os outros 70% são compostos por outros fatores relevantes que discutiremos a seguir. Ou seja, mesmo alguém com uma genética excelente poderá ter uma pele que aparenta mais idade; dependendo de seus hábitos diários e estilo de vida em geral.

Perda de peso

A perda e ganho constante de peso, comumente conhecido como “efeito sanfona”, também pode influenciar na aparência da nossa pele. Se você engordou e emagreceu várias vezes ao longo da vida, saiba que esse fato pode ter uma influência negativa no aspecto da pele. Por outro lado, pessoas que mantiveram mais ou menos o mesmo peso ao longo do tempo tendem a ter uma pele mais firme.

Estilo de vida

Vários fatores associados ao estilo de vida influenciam na aparência da pele. A alimentação é um deles. Manter uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas e verduras, é ótimo para a pele, enquanto o consumo exagerado de alimentos industrializados pode ser prejudicial.

O sedentarismo também pode aumentar a idade da pele. Pessoas acostumadas a manter uma vida mais ativa costumam ter a pele mais jovem e bonita.

Outro ponto importante são os hábitos de sono. Se você sofre com a insônia, costuma ir dormir muito tarde e apresenta dificuldades para realmente descansar e ter uma boa noite de sono, saiba que esses fatores também influenciam negativamente a idade da pele.

Por último, o hábito de fumar é terrível para a pele. A nicotina prejudica a circulação do sangue e os produtos químicos presentes no cigarro danificam o colágeno e a elastina, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão acentuadas.

idade da pele

Exposição ao sol

O sol é considerado o maior vilão na luta para termos uma pele jovem e saudável. Tomar sol sem a proteção adequada e nos horários de pico pode prejudicar muito a aparência da pele; além de causar doenças perigosas, como o câncer.

Por esse motivo, trate o sol com a importância que ele merece e não brinque com sua saúde.

Rotina de cuidados

Outro aspecto fundamental diz respeito à forma como você cuida da sua pele. Você faz uso de cremes anti-idade e antirrugas, por exemplo? Realiza tratamentos caseiros com ingredientes naturais periodicamente, para ter a pele mais firme e prevenir as rugas? Lava o rosto com frequência, tira sempre a maquiagem corretamente, faz esfoliações e hidratações?

Tudo isso certamente irá ajudar a ter uma pele com aparência mais jovem e saudável. Do contrário, infelizmente, a idade da pele irá refletir a falta de cuidados que temos com ela.

Como cuidar melhor da sua pele

lavar-o-rosto

Já vimos que, se quisermos rejuvenescer a nossa pele, devemos prestar bastante atenção aos fatores que acabamos de citar. Estas são algumas dicas:

  • Evite tomar sol, já que ele é o maior inimigo da pele. Use protetor solar todos os dias, mesmo quando o tempo estiver nublado, já que os raios ultravioletas podem agir da mesma forma.
  • Limpe e esfolie a pele com frequência. Aplique cremes ou faça uso de tratamentos naturais que ajudam a melhorar a aparência da pele.
  • Beba bastante água ao longo do dia para favorecer a circulação sanguínea. A recomendação costuma ser entre 2 e 3 litros diários.
  • Mantenha uma dieta balanceada e rica em frutas e verduras. Evite o consumo excessivo de gorduras e de sal. Isso também irá ajudar a manter seu peso estável.
  • Corrija seus hábitos de sono e tente dormir pelo menos entre 6 e 8 horas todos os dias.
  • Se você for fumante, a aparência da sua pele é mais um dos muitos motivos para largar este hábito terrível.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carreiro, E. M., Soares, I. L. D. O., Silva, R. M. V., Oliveira, G. M. C. De, Santos, G. G. C., Moraes, M. D. F. S. De, & Meyer, P. F. M. (2012). Tratamento De Rejuvenescimento Facial Pela Estética E Fisioterapia Dermato Funcional: Estudo De Caso. Catussaba – Revista Científica Da Escola Da Saúde. https://doi.org/10.1103/PhysRevLett.56.777


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.