Quão maléficos os adoçantes podem ser para a saúde? - Melhor com saúde

Quão maléficos os adoçantes podem ser para a saúde?

É fato que existem vários tipos de adoçantes artificiais, mas seu consumo habitual pode ter efeitos graves em nossa saúde. Recomendamos substituir o seu adoçante por mel ou stevia.

A grande maioria dos fabricantes de bebidas e alimentos processados utilizam adoçantes artificiais como um dos ingredientes de seus produtos, dessa forma podem atrair os consumidores que vivem preocupados por conservar o peso ideal e não comem nada que contenhas as calorias que o açúcar proporciona.

Em muitas casas no mundo inteiro, adoçantes são utilizados com bastante regularidade, mas hoje vamos saber se esse hábito é ou não prejudicial à saúde.

Existe açúcar light?

É totalmente impossível que exista algum método pelo qual se obtenha, por meios naturais, um açúcar menos calórico. Infelizmente esse é um erro no qual muitas pessoas caem. O tão famoso “açúcar light” ou açúcar dietético realmente não existe.

Trata-se simplesmente de uma mistura artificial, onde combinam uma grande quantidade de açúcar branca com uma parte de sacarose, obtendo um produto que proporciona sabor doce, mas não natural.

Os adoçantes podem ter algum efeito maléfico para a saúde?

Os adoçantes ou condimentos podem ter alguns componentes ou substâncias que afetam o organismo, causando alguns problemas de saúde, entre eles destacam-se:

  • Visão borrada
  • Espasmos
  • Perda de memória
  • Perda de audição
  • Dor de cabeça

Por isso a Food and Drug Administration (FDA) (organismo que se encarrega de testar cada um dos adoçantes artificiais) aconselha que algumas medidas devem ser tomadas para consumir diariamente cada um dos adoçantes vendidos no mercado.

É possível perder peso sem utilizar adoçantes?

É necessário tempo para fazer uma avaliação completa e minuciosa para descobrir quais são os benefícios que o consumo de adoçantes artificiais pode nos trazer. Se os consumimos apenas para perder peso, devemos saber que dessa maneira não conseguiremos atingir o objetivo.

Para isso temos que por em prática métodos mais eficazes, como por exemplo, começar uma rotina de exercícios que nos ajudem a manter o peso e as medidas desejadas, além disso, devemos saber manter uma alimentação saudável.

Caso você tenha que recorrer aos adoçantes por razões de saúde (como por exemplo, diabetes) consulte um especialista, para que te recomende um adoçante que se enquadre melhor ao seu organismo, proporcionando todos os nutrientes necessários para levarmos uma vida saudável.

Se, por alguma razão, você tiver mais dúvidas sobre se é ou não conveniente o consumo dos adoçantes artificiais, o que podemos recomendar é que não abuse do consumo desse produto, opte por adoçantes naturais como o mel ou a Stévia, por exemplo.