Acelerar o metabolismo para perder peso com 6 dicas

Quer acelerar o seu metabolismo para perder peso? Anote estas 6 dicas

O exercício é uma das melhores formas para acelerar o metabolismo e queimar gorduras. Bastam apenas 30 minutos de prática por dia para o nosso corpo reagir.
Quer acelerar o seu metabolismo para perder peso? Anote estas 6 dicas

O metabolismo é um processo químico, através do qual o corpo transforma em energia os alimentos e bebidas que são ingeridas diariamente. Graças a isso, cada um dos órgãos trabalha em condições ideais e executam várias tarefas durante o dia para o benefício da saúde.

Embora através da atividade física seu ritmo seja mais elevado e mais eficaz, no estado de repouso continua funcionando para a boa circulação sanguínea e a respiração.

Por sua vez, este é determinado por fatores tais como a idade, o sexo ou o tamanho do corpo, entre outros.

Diz-se que uma pessoa tem um metabolismo lento quando em repouso tem um gasto mínimo de calorias o que é considerado normal.

Tendo em conta que isto envolve um alto risco de sobrepeso e obesidade, vale a pena colocar em prática algumas dicas para acelerá-lo.

1. Divida as refeições em várias porções para acelerar o metabolismoDividir as refeições em várias porções para acelerar o metabolismo

Nós todos sabemos que devemos ter três refeições principais no dia que devem ser respeitadas. Além disso, é conveniente dividi-las em 5 ou 6 doses por jornada para assegurar que o metabolismo trabalhe em um ritmo acelerado.

Embora pareça contraditório, quando durante o dia não são fornecidas calorias suficientes para o corpo, ele reage economizando energia e reduzindo sua temperatura.

A chave para torná-lo benéfico é escolher alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, e de calorias rápidas. Estes causam saciedade e reduzem o desejo de comer farinhas, açúcares e todas essas opções que oferecem muito pouco valor nutritivo.

Veja também: 10 dicas nutricionais para combater o esgotamento e o estresse

2. Aumente a ingestão de proteína

Embora não se trate de basear todos os alimentos em proteínas, é conveniente aumentar gradativamente sua porção para melhorar o desempenho físico e aumentar o gasto calórico.

A incorporação de fibras na dieta diária ajuda a ganhar massa muscular e promove a queima de gordura para um corpo mais magro.

Claro, você deve escolher aquelas de alta qualidade que satisfaça as necessidades do organismo. Algumas delas podem ser obtidas a partir de:

  • Ovos.
  • Peixes.
  • Carnes magras.
  • Espinafre.

3. Respeite as horas de sono

As pessoas que têm uma má qualidade de sono estão em maior risco de ganhar peso em comparação com aquelas que conseguem dormir bem.

Isto porque o metabolismo desacelera quando há uma alteração nos hormônios tais como a grelina e leptina.

A grelina é responsável por causar a sensação de fome, enquanto a leptina é o hormônio que gera a saciedade.

Como resultado, quando não dormimos adequadamente, provavelmente teremos mais fome, tanto durante a noite como durante o resto do dia.

4. Aumente o consumo de água

Muitos ainda não têm percebido quão benéfico é beber muita água diariamente. Este líquido é essencial para a vida, pois mantém o corpo hidratado e apoia os processos de desintoxicação para remover os detritos.

Um corpo desidratado tem muitas dificuldades na utilização de energia e, por isso, há mais acúmulo de gordura.

Uma boa ideia para aumentar os seus efeitos é adicionar o suco de limão ou uma colher de sopa de vinagre de maçã.

Recomendamos a leitura: Os melhores conselhos e sucos para desintoxicar os intestinos

5.Faça exercíciosMulheres fazendo exercício para acelerar o metabolismo

Para muitos a atividade física não é divertida, mas temos de perceber que é a melhor maneira de acelerar o metabolismo.

Uma combinação de exercícios cardiovasculares com treinamento de alta intensidade queima as gorduras armazenadas e promove a formação de massa muscular.

Deve-se dedicar pelo menos 30 minutos por dia, todos os dias. No caso dos sedentários não se deve começar com uma rotina de alto impacto, pois poderia ser prejudicial. É melhor fazer isso gradualmente até que o corpo se acostume.

6. Aumente a ingestão de fibras

A fibra é um dos nutrientes essenciais que não deve faltar na dieta diária. Cumpre funções importantes como apoiar a digestão, eliminar o colesterol e fazer com que você se sinta saciado por mais tempo.

Graças a tudo isso, torna-se um apoio para acelerar o metabolismo e perder peso de forma constante.

Algumas fontes de fibra são:

  • Aveia
  • Arroz integral.
  • Vegetais de folhas verdes.
  • Maçã.
  • Abacaxi
  • Melão.
  • Papaia
  • Sementes de linhaça.
  • Frutos secos.

Para concluir, lembre-se de que todos os conselhos acima devem ser adotados como um estilo de vida para serem eficazes.

Levando-os em conta diariamente não só atingiremos objetivo de perder alguns quilos, mas teremos outros maravilhosos benefícios para a saúde.