Razões para tomar chá de dente-de-leão todas as noites

Razões para tomar chá de dente-de-leão todas as noites

O chá de dente-de-leão pode nos ajudar a prevenir os picos de açúcar noturnos e até a fortalecer nosso sistema imunológico, mas sempre devemos consultar um especialista antes de bebê-lo.
Razões para tomar uma xícara de chá de dente-de-leão toda noite

O dente-de-leão é, para muitos, uma erva daninha incômoda e invasiva que surge até nas calçadas de cimento e no asfalto.

No entanto, na realidade, devemos agradecer por sua proliferação e por essa força natural que já nos dá um claro exemplo de suas poderosas virtudes.

O dente-de-leão é uma das plantas medicinais mais maravilhosas que temos ao nosso alcance.

Por outro lado, estamos certos de que, se você for fiel a esse tipo de remédio natural, já deve ter tomado em alguma ocasião um chá de dente-de-leão depois de alguma refeição, para melhorar sua digestão.

Hoje, neste artigo, propomos algo diferente, saudável e muito adequado para você: anime-se a consumir este chá logo antes de se deitar.

A seguir daremos 5 boas razões para convencê-lo.

1. Dente-de-leão para a saúde hepática e renal

Um dos órgãos que está mais ativo enquanto dormimos é o fígado. Depois que dormimos, começa uma série de processos básicos para depurar o organismo, metabolizar enzimas, produzir vitaminas…

Nosso laboratório interno precisa de duas coisas básicas nessas últimas horas do dia:

  • Um jantar leve.
  • Um jantar sem excesso de gorduras.

O fígado agradece alimentos ricos em antioxidantes, assim, um chá à base de dente-de-leão é algo muito propício para favorecer muitas de suas funções.

Por sua vez, não podemos esquecer que essa planta tem um grande poder diurético, e que ajuda os rins a eliminar os resíduos de sal e o excesso de água através da urina.

Ainda assim, o dente-de-leão previne o crescimento de micróbios no sistema urinário e regula o equilíbrio entre o sódio e o potássio em nosso organismo.

2. Evite picos de açúcar noturnos

dente-de-leao

O nível de açúcar no sangue pode estar equilibrado algumas horas depois de cada refeição, no entanto, em algumas pessoas, sobretudo nos pacientes diabéticos, esse pico pode subir durante a noite.

  • Essa característica é conhecida como “fenômeno do amanhecer” e se explica pela atividade de determinados hormônios, como o cortisol ou a epinefrina, que podem provocar essas elevações espontâneas.
  • Cabe dizer também que esse fato pode se dar por outras razões, como esquecer a medicação ou até não ter jantado de maneira adequada.

Algo tão simples como tomar um chá de dente-de-leão à noite pode evitar esse curioso fenômeno que, como dissemos, é comum entre algumas pessoas.

Descubra também 5 receitas fantásticas para limpar o fígado

3. O chá de dente-de-leão combate a inflamação

O dente-de-leão contém ácidos graxos essenciais, antioxidantes, como o betacaroteno, além de ser rico em vitamina C, potássio, ferro, cálcio, magnésio, zinco, fósforo e até em vitamina D.

Todo esse “coquetel” sensacional de nutrientes atua como um agente muito adequado para tratar os processos internos de inflamação, como, por exemplo, os associados à artrose ou à artrite.

Se você sente formigamentos noturnos nas mãos, câimbras nos pés ou a clássica dor articular, não hesite: tome regularmente esse chá fantástico antes de dormir.

Descubra estes 12 chás para aumentar suas defesas

4. Adeus à prisão de ventre

cha-de-dente-de-leao

Se há um momento chave na hora de “ir ao banheiro”, são as nossas manhãs.

Um intestino regular pode ter, nas primeiras horas do dia, esse momento perfeito para evacuar normalmente e começar a jornada da melhor maneira.

  • Para conseguir isso, nada melhor do que fazer uso de um remédio simples, capaz de estimular o movimento intestinal já desde as horas noturnas: um chá de dente-de-leão.
  • O dente-de-leão é rico em fibra dietética e é capaz de prevenir vários problemas gastrointestinais.
    Além do mais, diminui a dor de estômago e evita os clássicos gases intestinais.

Tudo isso fará com que você tenha um sonho relaxado e que acorde de manhã pronto para ir ao banheiro.

5. Fortalece o sistema imunológico enquanto você dorme

São muitos os estudos que concordam com as grandes propriedades do dente-de-leão para reforçar nosso sistema imunológico. Seu sabor “amargo” já nos dá uma pista de seus benefícios.

Ao combinar sua ação depurativa com seu alto teor de vitaminas, minerais e fitonutrientes, possibilita que nosso organismo fique livre de elementos tóxicos.

Por sua vez, todo esse presente natural de benefícios atua de uma maneira mais intensa ao elevar nossas defesas.

Para concluir, algo tão agradável quanto tomar um chá morno de dente-de-leão pode nos ajudar muito nesses últimos momentos do dia antes de nos deitarmos.

Descubra também quais as principais consequências de dormir pouco

No entanto, lembre-se: o dente-de-leão não é recomendável para grávidas, pessoas com problemas na vesícula biliar ou para quem tem tendência a sofrer com cálculos renais.

Não hesite em consultar seu médico diante de qualquer dúvida.