Receita de bolsas de sabonete de aveia para o banho

Receita de bolsas de sabonete de aveia para o banho

Além de ser muito eficaz para eliminar cravos e outros sintomas da acne, a aveia pode nos ajudar a relaxar e tonificar os músculos, ao mesmo tempo em que cuida das peles sensíveis.

A aveia está na moda. Seu sabor, e todas as grandes propriedades que oferece e beneficiam nossa saúde nos encantam, e fazem dela um super cereal, do qual não podemos prescindir em nossa dieta diária.

Mas, você sabia que esse cereal também é um grande aliado para a saúde da pele? Seus princípios terapêuticos são conhecidos desde a antiguidade, e é por isso que hoje queremos ensinar uma receita muito simples e econômica, uma ótima forma de nos beneficiarmos das propriedades dessa maravilha!

Aveia para uma pele de seda: conheça suas grandes propriedades

1. Ação limpadora

  • A aveia é um ingrediente natural capaz de limpar a pele de um modo excepcional. Graças a ela é possível remover todo o resquício de impurezas, absorvendo-as, evitando que os resíduos se acumulem nos poros e promovendo uma limpeza profunda, realmente excepcional. E o mais interessante é que graças a aveia a estrutura da pele consegue de manter equilibrada, com um ótimo nível de pH, efeito obtido através das proteínas que compõem esse cereal.

2. Evita a desidratação da pele

sabonete de aveia

  • Sim, graças à aveia e seus lipídios conseguirmos oferecer a pele a umidade adequada, evitando sua desidratação em todos os momentos, protegendo-a das agressões externas e mantendo uma barreira protetora.

3. A aveia, um grande exfoliante

  • Graças à sua hidratação e ao seu eficaz efeito limpador, a aveia surge como uma magnífica solução para eliminar as células mortas e impurezas da pele. Dessa forma, podemos dizer adeus às espinhas, cravos e outras imperfeições.
  • Também não podemos nos esquecer de outras grandes propriedades da aveia, que nos permitem diminuir e tratar os sinais de acne, controlando a produção de sebo e o brilho típico de peles gordurosas. É sem dúvidas um remédio ideal, que não se pode deixar escapar, totalmente recomendável.

4. Adequada para tratar irritações na pele

  • Simplesmente magnífica: sua ação calmante faz com que a aveia seja muito adequada para pessoas que sofrem de irritações ou casos mais sérios como, por exemplo, eczemas, coceiras, dermatite, urticárias ou psoríase. Ela tem uma ação calmante e curativa, cuidando pouco a pouco de todos os danos na pele que, aliás, todos podem sofrer algum dia.

5. Efeito relaxante

  • Seus efeitos relaxantes para os músculos são conhecidos desde a antiguidade. Um banho relaxante usando um sabão de aveia, ou essas bolsinhas de sabão (que ensinaremos a preparar) será uma opção ideal para tonificar os músculos, relaxar e conseguir uma ação sedativa onde, além disso, cuidaremos da pele mais sensível e ressecada.

Prepare suas próprias bolsas de aveia para o banho

Ingredientes

Prepararemos duas bolsas de aveia para o banho, e para isso necessitaremos dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de aveia
  • Duas bolsinhas de tela. Podem ser de musseline, gaze ou organza. Telinhas comuns, que costumam vir embrulhando presentes também podem servir. Também é importante separar um cordãozinho para amarrar o arranjo.
  • Meio sabonete ralado. Escolha o sabão de sua preferência, inclusive, um que já seja de aveia é uma boa opção, mas recomendamos outro que será muito ideal, o sabonete de rosa mosqueta. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou perfumarias. Utilize apenas meia pastilha.
  • Óleo essencial. Escolha o que te agrade mais. Para essa receita utilizaremos um também de rosa mosqueta.

Como preparar as bolsinhas de aveia?

  • É muito fácil. Primeiro, escolha a sua tela. Deve ser de tamanho médio, que caiba pelo menos na palma da mão. Imagine que será utilizada como um sabonete na pele, por isso o tamanho deve ser adequado. Também é preciso lembrar que deve ter tamanho suficiente para conter uma xícara de aveia.
  • Depois de escolher a tela, pegue uma tigela e prepare a mistura terapêutica que ficará no interior das bolsinhas. Para preparar a mistura, adicione duas xícaras de aveia, depois rale a meia barra de sabonete, utilize um ralador e deixe cair os pedacinhos pequenos de sabão sobre a aveia. Meia barra bastará.
  • Depois adicione também dez gotas do óleo essencial escolhido, é preciso que seja de um odor equilibrado e que não seja muito diferente do cheiro do sabonete. Algumas pessoas também adicionam ervas secas nesse ponto do processo, tais como a lavanda, folhas de laranja ou alecrim. Você pode adicionar o que preferir, sempre que essas plantas disponham de ações terapêuticas boas para a pele.
  • Nessa fase, estará quase pronto. Só faltará dividir o conteúdo e preencher duas bolsinhas com ele. Amarre-as bem com a fita escolhida. Lembre-se que após cada uso é preciso colocá-las no sol e em um lugar onde circule o ar para que seque corretamente. Obviamente seu uso é limitado. Quando notar que não cheira mais, ou que a aveia se tornou quase uma farinha, será o momento de preparar novas bolsinhas. Depois de usá-las notará como sua pele ficará ainda mais bonita.