Shampoo caseiro e natural - Melhor com Saúde

Receita de shampoo caseiro e natural

Até que o nosso couro cabeludo se adapte à nova situação, é possível que nos primeiros dias seja produzido um excesso de caspa.

Nem todos os produtos de beleza fazem bem ao corpo, devido aos seus componentes químicos. Se temos a pele muito sensível, por exemplo, é provável que causem irritações, inflamações, vermelhidão etc. No que se diz a respeito ao shampoo, é preciso ter muito cuidado porque o couro cabeludo é tão ou mais delicado que a pele do rosto e está exposto a muitos agentes nocivos.

O que saber sobre os shampoos “orgânicos”?

Em primeiro lugar é preciso lembrar qual é o objetivo do shampoo: deixar limpo o cabelo e eliminar a caspa, a oleosidade etc. Também poderia se dizer que deveriam servir para potencializar as qualidades naturais do cabelo e do couro cabeludo. Entretanto, isso nem sempre acontece. O motivo: os componentes químicos com os quais são feitos.
Você já percebeu que algumas vezes quando você deixa de usar o shampoo para a caspa ela volta? Ou quando termina a hidratação, seu cabelo volta a ficar opaco? Isso pode acontecer, segundo os especialistas, devido aos ingredientes com os quais são feitos. Porque não “atacam” o problema, mas sim os “encobrem” por um tempo. Para poder desfrutar de um cabelo saudável o ano todo, uma excelente ideia é criar nossos próprios artigos de higiene, como é o shampoo. Com ingredientes naturais se podem fazer produtos orgânicos que não danificam seu cabelo e nem a sua pele, e até faz uma boa ação ao meio ambiente, ao não jogar produtos químicos pelo esgoto.

Alguns conselhos na hora de lavar o cabelo:

  • Devem ser lavados em dias alternados (um dia sim e outro não)
  • Não utilize uma quantidade grande do produto, melhor derramar um pouco na mão e depois espalhar.
  • Aproveitar para fazer pequenas e suaves massagens no couro cabeludo ao aplicar o shampoo.
  • Não utilize muita água quente e ao finalizar o último enxágue que seja com água fria.

Shampoo natural

Receitas de shampoos caseiros

Os seguintes shampoos caseiros, naturais ou orgânicos são realmente muito bons para o seu cabelo, cumprirá com louvor suas funções e pouco a pouco seu cabelo e pele voltarão a ser vistos lindos e saudáveis. É preciso levar em conta que durante os primeiros dias você sinta coceiras e caspa, não se preocupe, é o processo que o couro cabeludo faz para “voltar à normalidade”. Se isso permanecer por mais de quinze dias, consulte um dermatologista, porém se supõe que isso não deva acontecer.

  • Shampoo de laranja e  saponária (ou saboeiro): precisa de meio litro de infusão de saponária, duas colheres de suco de laranja e duas gemas de ovos. Bata as gemas e coloque os outros dois ingredientes. Embale e guarde na geladeira. Use como de costume para lavar o cabelo, ele deixará o seu cabelo muito sedoso.
  • Shampoo de sândalo: os ingredientes são 25 gramas de flores secas de camomila, 25 gramas de raiz de saponária picada, 250 ml de água quente e 20 gotas de óleo essencial de sândalo. Coloque as flores e a raiz em um recipiente e depeje água quente, mexa e deixe de repouso a noite toda. No outro dia coar e aplicar o oleo de sândalo.

Receitas de Shampoo caseiro

  • Shampoo de lavanda: é ideal para cabelos loiros. Você precisa de suco de dois limões, duas colheres de água de lavanda e dois ovos. Misturar todos os ingredientes e aplicar em todo o cabelo com suaves massagens. Enxágue e repita o processo, deixe atuar por 15 minutos. Enxágue bem e em seguida coloque o condicionador.
  • Shampoo de água de rosas: para cabelos preto ou castanho. Leva duas colheres de vinagre, duas colheres de água de rosas e dois ovos. Mistura tudo e aplique massageando o couro cabeludo. Enxágue e repita o processo.  Deixe 15 minutos, enxaguar bem e colocar seu condicionador de sempre ou algum caseiro também, para melhores resultados.
  • Shampoo de urtiga e alecrim: é ideal para quem sofre com a queda  e enfraquecimento  do cabelo . Em uma frigideira de aço inoxidável colocar dois punhados de saponária e uma xícara e meia de água. Ferver e deixar mais 10 minutos no fogo. Cubra e deixe esfriar. Coe o líquido e coloque em uma garrafa que tenha tampa. Separadamente faça uma infusão com meia colher de alecrim fresco e um punhado de urtiga, com uma xícara de água fervendo. Deixe descansar por meia hora, coe e despeje a mistura na garrafa com saponaria. Misturar bem e aplicar no cabelo como enxágue ou como shampoo.

Shampoo caseiro pra um cabelo saudável

  • Shampoo de coco e ovo: indicado para os cabelos secos. O início de esta receita é igual a anterior com a saponária. Logo, derreter duas colheres de óleo  de coco em banho-maria e acrescentar a essa mistura uma gema de ovo e 3 gotas de conhaque. Mexer constantemente. Deixe esfriar e aplicar no couro cabeludo depois de umedecê-lo. Deixe atuar cinco minutos e enxágue com água morna em abundância.
  • Shampoo de ervas: outra opção para os cabelos secos ou danificados. Ferver  15 gramas de raiz de erva doce e 15 gramas de sabugueiro ou trevo em uma xícara com água, durante 10 minutos. Coar e acrescentar meia xícara de sabão neutro, ralado. Deixe que esfrie e guarde em um recipiente fechado. Aplicar como um shampoo tradicional.
  • Shampoo de mamão e Aloe vera: Descascar um mamão grande e cortar em rodelas. Logo colocá-las na batedeira. Acrescentar uma colher da essência (seu líquido viscoso) de aloe vera, meia xícara de shampoo para bebês, meia colher de azeite de oliva e uma colher de suco de limão. Usar como de costume para lavar o cabelo no dia a dia.

Imagens cortesia de Deán Wissing, msafari 2425, viviandnguyen e Bev Sykes.