Receitas caseiras para tratar úlceras no estômago

Receitas caseiras para tratar úlceras no estômago

Como a nossa alimentação é a chave para o tratamento das úlceras, devemos aumentar o consumo de alimentos e proteínas de origem vegetal, assim como o de carnes magras, e banir os processados.
Remédios naturais para úlceras estomacais

O estresse, a má alimentação e o consumo excessivo de certos medicamentos são fatores que podem causar muitos problemas em nosso organismo. Um deles são as úlceras gástricas ou pépticas.

Se você tem sofrido desse problema, não deixe de ler este artigo, onde conhecerá algumas receitas caseiras para úlceras no estômago. O incômodo e a dor com certeza farão parte do passado.

Úlceras estomacais: o que devemos saber?

São, basicamente, lesões na mucosa gástrica que podem ser causadas por:

  • Presença de uma bactéria (Helicobacter Pylori);
  • Nervosismo;
  • Sedentarismo;
  • Falta de exercícios;
  • Comida muito picante ou gordurosa;
  • Estresse;
  • Preocupações;
  • Má alimentação;
  • Consumo de fármacos (como anti-inflamatórios e analgésicos)

As úlceras estomacais são muito dolorosas e, em ocasiões, os pacientes apresentam também náuseas e vômitos. Se o problema não for tratado de forma adequada desde o princípio, pode causar patologias mais sérias e graves que requerem até cirurgias para recuperar as profundas feridas no revestimento do estômago. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer estomacal.

Acidez-estomacal

Como dito antes, as úlceras podem ser causadas por uma má alimentação. Portanto, é aconselhável:

  • Consumir mais alimentos de origem vegetal (frutas e verduras) e proteínas de origem vegetal (óleos, legumes, frutos secos);
  • Comer carnes magras, como peixe e frango;
  • Consumir cereais integrais como arroz, macarrão, pães, ao invés de refinados (de cor branca);
  • Evitar o consumo de café, bebidas alcoólicas e alimentos processados, embutidos, fritos, picantes e açucarados;

Leia também: Tratamento natural contra as úlceras gástricas.

É possível tratar as úlceras com remédios naturais?

Além de seguir uma dieta mais saudável, podemos melhorar a situação escolhendo plantas medicinais específicas que promoverão a cura. Porém, sempre é bom consultar um médico para se assegurar sobre a dose adequada e a existência ou não de efeitos colaterais. Algumas das opções naturais para amenizar as úlceras estomacais são:

Alcaçuz

Costuma ser usado para dar sabor a algumas receitas. Pode ser comprado como planta, mas não é recomendável para pessoas que sofrem de problemas de pressão alta, porque pode aumentá-la. Então, a melhor opção é procurar pelo alcaçuz DGL (sem glicerina), já que não tem contraindicações.

O extrato de alcaçuz protege o estômago dos efeitos dos medicamentos. Deve ser consumido antes de comer para que crie uma “película protetora” nas paredes estomacais.

Ginseng

É conseguido em muitas casas de produtos naturais e tem propriedades antimicrobianas. A raiz de ginseng combate as infecções causadas pela bactéria Helicobactr Pylori e também ajuda a diminuir o dano nas células gástricas.

Estomago-500x322

Aloe vera

Tem milhares de aplicações externas e usos internos. O gel de aloe vera (ou babosa) é usado para cicatrizar feridas na pele, mas também é bom para as mucosas do estômago. Consuma diariamente um copo de aloe vera misturada com água (de preferência em jejum).

Algumas pessoas comem o talo da babosa depois de tirar os espinhos. Tenha muito cuidado se optar por fazer isso, pois o mesmo pode ter efeitos laxantes, e não repita o tratamento mais de duas vezes por semana.

Pimenta caiena

Apesar de ter propriedades irritantes, foi demonstrado que um de seus componentes principais (a capsaicina, que é o que a torna picante) ajuda a proteger as mucosas estomacais e ao mesmo tempo inibe o crescimento da bactéria que causa as úlceras.

Couve

Na realidade o suco de couve é o que precisamos consumir. Pode ser preparado por nós mesmos com um liquidificador ou um triturador de alimentos (não se esqueça de adicionar água). É uma verdura muito poderosa para curar as úlceras estomacais.

Além disso, é possível comer a couve com saladas ou outros pratos, e de preferência, crua.

Acidez-estomacal

Mirtilo

Os número de fanáticos por essa pequena fruta de cor escura cresce cada vez mais, afinal, é uma fruta que serve para pessoas diabéticas, com problemas renais, com colesterol, sobrepeso, hipertensão… E também para aqueles que desenvolveram úlceras pépticas. É aconselhável consumi-lo como suco natural. Ajuda a prevenir as feridas nas paredes do estômago e desinflamar e relaxar o sistema digestivo.

Calêndula

Essa linda flor alaranjada tem efeitos benéficos para a pele e, assim como o aloe vera, cicatriza as feridas. É muito boa para tratar as úlceras. Podemos consumi-la preparando um chá.

Ingredientes

  • 1 punhado de flores de calêndula;
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Ferva a água e adicione as flores. Quando começar a ferver, deixe 5 minutos e, depois, tire do fogo e deixe repousar por mais 5 minutos. Coe e tome com uma colher de sopa de mel (que é um antisséptico de grande qualidade).

Chá verde

Na realidade, qualquer alimento que contenha uma boa quantidade de flavonoides. Por exemplo:

  • Uvas vermelhas;
  • Maçãs;
  • Ameixas;
  • Salsinha;
  • Feijão manteiga;
  • Lentilhas;

Foi demonstrado que todos esses alimentos têm a capacidade de desinflamar o sistema digestivo, inibir o crescimento da bactéria que causa as úlceras e curar feridas nas paredes do estômago. Adicione estes alimentos a sua dieta diária e você verá os efeitos.

Banana

De acordo com alguns estudos, a banana tem a capacidade de proteger o estômago das úlceras devido a um composto chamado protease, que aniquila as bactérias antes que possam começar a causar danos.

Ela engrossa as paredes estomacais e ajuda a produzir mais quantidade de mucosa gástrica, que constitui uma excelente barreira para que os ácidos digestivos não causem estragos.

Dor-no-estomago