Receitas naturais para deixar o hábito de fumar

Receitas naturais para deixar o hábito de fumar

Todos sabem que fumar é um hábito terrível que pode trazer inúmeros problemas para a saúde e aumentar o risco de desenvolver diversas doenças sérias. No entanto, mesmo sabendo tudo isso, muitas pessoas têm dificuldade em abandonar o cigarro.

De fato, parar de fumar não é algo fácil de fazer, mas vale a pena tentar e se esforçar ao máximo para ganhar mais saúde e qualidade de vida. Mesmo se você já teve uma ou várias tentativas frustradas, não desista! Continue tentando, pois você e todas as pessoas que você ama só têm a ganhar.

Neste artigo, iremos dar algumas dicas e receitas naturais para auxiliá-lo nessa difícil batalha. Com a ajuda delas, você terá muito mais chance de obter sucesso e largar o cigarro para sempre.

Conselhos para conseguir parar de fumar

fumar

  • Seja realista e mude seus hábitos aos poucos. É muito mais difícil ter sucesso se você quiser cortar completamente o cigarro da noite para o dia. Estabeleça uma data para parar de fumar e trace metas intermediárias até esse dia, reduzindo a quantidade dia a dia.
  • Pense em atividades que possam substituir o hábito de fumar como praticar algum esporte, sair com os amigos, ler, ouvir música, cozinhar… Qualquer coisa que seja prazerosa e tire da sua mente a vontade de fumar.
  • Conte para os seus amigos e a sua família sobre a sua decisão de deixar de fumar, e peça o apoio deles.
  • Eles podem lhe ajudar a se “manter na linha”, oferecendo ajuda e motivação sempre que for necessário.
  • Se você tiver um amigo ou familiar que também fuma, ambos podem iniciar essa batalha contra o cigarro juntos. Fica muito mais fácil se manter motivado com a ajuda de outra pessoa, e ambos vão ter a vontade de se ajudar mutuamente, prevenindo recaídas.
  • Informe-se mais sobre os benefícios de parar de fumar. Apesar de já termos uma ideia sobre muitos deles, vale a pena pesquisar mais para ganhar uma motivação extra.
  • Guarde em algum lugar (como um vaso ou cofrinho) o dinheiro que você gastava normalmente para comprar cigarros. No começo pode até não parecer muito, mas com o tempo a quantia acumulada impressionará. Pense no quanto você poderá economizar abandonando este hábito.

Remédios naturais para parar de fumar

Além de seguir os conselhos que mencionamos na sessão anterior, você também pode fazer uso de remédios caseiros para reduzir a vontade de fumar e conseguir alcançar o seu objetivo com mais facilidade.

Aqui vão algumas sugestões:

Ginseng

ginseng1

O ginseng pode ser um grande aliado nessa batalha. O consumo desta planta medicinal inibe a produção de dopamina, neurotransmissor que causa uma sensação de bem estar, estimulado pela nicotina presente no cigarro. Assim, o ginseng atua diminuindo a sensação boa que este hábito pode proporcionar.

Chiclete

É uma ótima ajuda para deixar de fumar, já que mantém a mente e a boca ocupadas, longe do cigarro. Além disso, ele também oferece uma sensação de bem estar. No entanto, lembre-se de optar sempre pela versão sem açúcar, para não prejudicar os dentes nem a saúde bucal.

Valeriana

valeriana

A valeriana conta com propriedades sedativas que podem reduzir o estresse e a ansiedade que surgem quando estamos tentando parar de fumar. Já foi comprovado que tomar duas ou três xícaras de chá de valeriana por dia pode ajudar a controlar a vontade de fumar. Além disso, seu consumo é recomendado especialmente à noite, já que ajuda a dormir melhor.

Pimenta caiena

A primeira vantagem desta pimenta é que ela ajuda o organismo a se desintoxicar das substâncias nocivas do cigarro, mas ela também pode reduzir o desejo de fumar. Você pode incluí-la na dieta ou preparar um chá com ela, que também é útil para promover uma limpeza pulmonar.

Cravo

cravo

Esta especiaria é muito saudável, e a sua ingestão também pode atuar para reduzir notavelmente a vontade de fumar. Neste caso, a recomendação é um pouco diferente: coloque um cravo na boca imediatamente depois de fumar, e deixe-o ali durante um tempo.

Outra alternativa é preparar um chá de cravo da índia sempre que quiser um cigarro. Além de ajudar nessa luta, ele ainda conta com diversas propriedades benéficas para a saúde do organismo.