Reconcilie-se com a solidão - Melhor Com Saúde

Reconcilie-se com a solidão

Embora nós tenhamos sido ensinados que não é conveniente ficar sozinhos, devemos aprender a apreciar a solidão e não ter medo dela, porque só desta forma podemos obter o equilíbrio e a felicidade adequada.
Reconcilie-se-com-solidao

Quando pensamos na palavra “solidão” e em tudo o que ela implica, sentimos medo. Um medo terrível de ficar sozinhos, de não ter ninguém ao nosso lado, medo do abandono…

Curioso este sentimento, pois na verdade, o mundo está repleto de pessoas!

Recomendamos: Prefiro uma solidão digna a uma falsa companhia

Mas por que nos sentimos tão mal quando estamos sozinhos?  O que é que faz com que  rejeitemos essa solidão? Hoje nós descobriremos a resposta para esta e muitas outras perguntas.

Você nos acompanhe no caminho para nos reconciliarmos com nossa solidão?

A origem do medo de estar sozinho

Esse medo infundado que temos por estar sozinhos tem origem na educação que temos recebido. A sociedade em que vivemos tem fortalecido e reforçado este medo permanente de não termos ninguém ao nosso lado, somente a nós mesmos.Menina triste por se sentir sozinha

Esse medo tem desenvolvido muitas doenças, por exemplo, a terrível dependência emocional. As pessoas que a sofrem nunca podem ficar sem um parceiro, porque então se sentem vazias, sem vida e caem em depressões terríveis.

Não nos damos conta de que a solidão não é um problema, nem mesmo algo negativo. Essa é uma nuance que temos dado a ela, mas isso não é inteiramente verdadeiro.

Você nunca descobriu algo que tinham ensinado a você que não era negativo, e no final, não era?

Leia: Como a solidão afeta a saúde dos idosos?

O mesmo acontece com a solidão. Na verdade, não devemos ter medo. Longe de considerá-la como uma situação odiosa, devemos ver a solidão como uma oportunidade de crescimento pessoal e de melhor conhecimento de nós mesmos.

Há alguém que nunca vai abandoná-lo: você

Quando um parceiro nos deixa, quando um membro da família morre, quando um amigo nos abandona…. Em todas estas situações você se sente sozinho e abandonado. As decepções lhe sobrevêm e você tenta amenizar a sua dor pensando que não tem tido sorte.Mulher em solidão

A verdade é que nesta vida você irá sofrer mil e uma decepções: os melhores amigos acabarão lhe faltando, aquela pessoa que você teve ao seu lado e que você achava que conhecia, mudará…. Devemos lamentar isso? A vida é injusta?

Em absoluto. Injusta é a percepção de que você está tendo sobre a vida, que para nada serve. Você tem que aprender a aceitar os outros, aceitar que eles podem falhar a qualquer momento, podem “abandoná-lo” e deixá-lo só.

Descubra: Às vezes, para poder avançar, é preciso começar de novo

Do que você ainda não tem sido consciente, porque não valoriza a si mesmo, é que existe realmente uma pessoa que nunca vai deixá-lo. Ela estará sempre com você, e sempre lhe oferecerá a sua companhia. Essa pessoa é você mesma.

Aprenda a estar só com sua solidãoMulher que desfruta a solidão

Um dos maiores problemas que temos é que não sabemos como conciliar a solidão. O que devemos fazer? Como remover esse sentimento de vazio que sentimos?

Nós estaríamos mentindo se disséssemos que vai ser fácil, mas o que sabemos é que não é impossível!

A solidão será o seu melhor amigo e, se você quiser se reconciliar com ela, deve colocar todos os seus esforços nisso. Ainda assim, vamos dar algumas dicas para que pouco a pouco se familiarize com ela.

Isso não significa se separar do mundo e se tornar solitário. Somente significa aprender a amar sua solidão.

  • Preste atenção ao seu diálogo interno: se você estiver constantemente dizendo que a solidão é negativa, assim será. Depois de refletir, questione a verdade dessa declaração para você e mude a sua maneira de ver as coisas.

Você tem coragem debater consigo mesmo?

  • Passe tempo consigo mesmo: por que você não pode passar um único fim de semana sozinho? Por que se sente tão mal e sozinho se você for tomar um café sem a companhia de outra pessoa?

Aprenda a fazer coisas nas quais você pensa que é obrigado a estar com alguém. Você tem a si mesmo! Passe tempo com você mesmo.

  • Abra-se para os outros: você já se perguntou se aquela sensação de vazio que sente está promovendo a si mesmo? Às vezes, você se sente sozinho porque não se abre para aqueles que estão ao seu redor, porque se recusa a conhecer os outros.

Querer a solidão não implica em se isolar do mundo. No equilíbrio você encontrará a verdadeira felicidade.

Você não pode ir embora sem ler: Nunca se esquece um amor, apenas aprende-se a viver sem eleAmigas que não sentem solidão por estarem juntas

Você já se sentiu sozinho? Você já teve problemas com esta sensação de vazio? Embora seja difícil, esse vazio pode ir embora! Você deve apenas se esforçar, reconciliar-se com os outros e se abrir.

A solidão será sua melhor amiga se você aprender a conhecê-la de verdade.