Como recuperar seu relacionamento após um caso de infidelidade?

Para superar um infidelidade ambos os membros do relacionamento devem fazer sua parte e começar do zero, sem rancores. Se não for possível, talvez a melhor opção seja acabar com a relação.

É possível recuperar a confiança do parceiro ou parceira após uma infidelidade. Porém, o mais comum é que este evento conduza ao divórcio e possa vir a arruinar por completo o relacionamento.

Claro que uma infidelidade não é algo que deve ser tratado rapidamente. Devemos ter muito claro que é um ato que trai por completo a confiança, a autoestima e os sentimentos do outro.

Um relacionamento saudável deve começar com um forte vínculo emocional, por isso, devemos cuidar deste laço e dar a importância correspondente a ele.

Como sabemos se trata-se de um assunto emocional?

superar-infidelidade

É preciso considerar que 82% dos casais que confessaram ter caído na infidelidade contam que tudo começou com quem era “só um amigo”.

Muitas vezes as infidelidades começam sem ser premeditadas. Por isso é importante ter um relacionamento forte, onde o vínculo emocional seja muito valorizado e trabalhado de forma constante.

Se existe uma infidelidade, o importante é que a pessoa que foi infiel admita isso. Por outro lado, a pessoa que foi traída deve levantar estas perguntas:

  • Como me sinto?
  • Realmente vale a pena consertar as coisas?
  • É melhor terminar o relacionamento?
  • É a primeira vez que o outro foi infiel?

Também é preciso considerar a possibilidade de que, ainda que o relacionamento continue, pode ser que já não seja como antes.

A opinião de outros em relação à infidelidade é importante?

Em muitas ocasiões é conveniente consultar outras pessoas que talvez saibam um pouco mais sobre a infidelidade. Isso depende exclusivamente de você. As opiniões que você aceitar em seu relacionamento pessoal cabem a você.

Uma das dificuldades que aparecem quando nos inteiramos de uma infidelidade é como ela foi descoberta. Isso ajudará a decidir como devemos seguir em frente e o que é mais relevante para você no futuro.

Considere que a maioria das pessoas se intromete nos assuntos dos outros com a intenção de ajudar. Isso pode lhe causar incômodos e talvez a impressão de que todos sabiam, menos você.

Dê um tempo a si mesmo para analisar a situação. Você verá que isso não tem que ser necessariamente assim.

Expresse seus sentimentos

superar-infidelidade-relacionamento

Fale com seu parceiro(a) quando se sentir preparado(a). Diga que isso o machucou e o que é necessário fazer para que a confiança volte a existir.

Nestes casos é importante expressar seus sentimentos com palavras, mais do que com o corpo. Se você sente que não pode ter um contato físico saudável com o outro, o melhor é manter distância.

Ainda que você sinta impotência e raiva, não conseguirá nada gritando, dando socos ou usando qualquer outro tipo de violência.

Ainda que pareça algo lógico nesse momento, não é a oportunidade para machucar o outro. Isso não fará você se sentir melhor. Pelo contrário, irá machucá-lo sem necessidade.

Escutar também é importante

Permita que seu parceiro diga o que está faltando no relacionamento e se acredita que vale a pena lutar por isso. Tudo estará perdido se só você tiver disposição de lutar para recuperar um relacionamento quebrado.

Se seu parceiro não quer continuar, será apropriado que falem sobre o fim do relacionamento.

Tenha presente em todo momento que trata-se de uma conversa sobre seus sentimentos. Não é a ocasião para brigar ou reclamar. Escute atentamente e considere se realmente pode dar ao outro o que ele necessita.

Em alguns casos, a infidelidade ocorre devido ao fato de que uma das partes se sente rejeitada e não sabe se comunicar a respeito disso.

É preciso ter uma conversa sincera e aceitar os sentimentos do outro. Lembre-se de que suas emoções e necessidades são verdadeiras e importantes, ainda que você não esteja de acordo com elas.

Se você realmente não puder tolerar a situação, avalie a possibilidade de dar um fim à relação.

Sejam responsáveis

Ambos devem assumir a responsabilidade de seus erros. Não é possível voltar no tempo e reparar a infidelidade.

O que se pode fazer é aceitar o que estava certo e errado nas atitudes de cada um. Isso lhes permitirá melhorar as ações futuras e tomar a decisão mais adequada.

Decidir seguir em frente

superar-infidelidade-na-relação

Se para os dois é muito difícil superar a situação, pode ser conveniente recorrer a um especialista que os guie pelo caminho correto para melhorar o relacionamento, especialmente se algum fator externo complica ainda mais a relação.

É indispensável cortar toda a comunicação com a pessoa com quem foi cometida a infidelidade. Caso contrário, é muito difícil que a pessoa ferida possa recuperar a confiança.

É importante estabelecer “regras”

Cheguem a um acordo mútuo definindo de forma muito literal o que cada um espera do outro. Considerem começar a consertar o relacionamento desde sua base.

É importante levar em conta cada aspecto. Se deixarem algo na suposição, isso pode causar futuros problemas e mal-entendidos que prejudicam o processo de cura.

Sobre todas as coisas, ame a si mesmo. Não se faça responsável por problemas que não foram somente sua culpa e mantenha-se em movimento.

Não permita que passar por essa situação o afaste de ser quem você é e seguir em frente.

Recomendados para você