Recupere a energia com este super café da manhã

Recupere a energia com este super café da manhã

Talvez você não sinta fome quando acorda. Neste caso prepare este café da manhã e consuma-o no meio da manhã para recuperar as energias e mantê-las durante o resto do dia.
Café da manhã para recuperar energia

Recupere a energia e a vitalidade com este delicioso e nutritivo café da manhã que irá lhe trazer tudo aquilo que seu corpo precisa, além de ajudar a conseguir alcançar o peso ideal.

Se ultimamente você se sente cansado ou desanimado e toda as manhãs acha difícil enfrentar o dia, experimente este super café da manhã e em poucos dias notará a diferença.

Recupere a energia com a alimentação

energia

Geralmente quando nos sentimos cansados recorremos a suplementos estimulantes e energéticos. No entanto, ainda que de modo pontual possamos utilizá-los, eles não são a maneira mais saudável e natural de se obter energia.

Além disso, muitos destes são estimulantes que provocam picos, mas que depois nos levam de volta ao estado de fadiga.

Recupere a energia de modo muito mais saudável escolhendo alimentos que ajudem a combater possíveis carências de vitaminas e minerais, assim como a regular o sistema nervoso e, de modo gradual, você voltará a ter o ritmo de sempre, ou até mesmo melhor.

Por que o café da manhã?

O café da manhã é a primeira refeição do dia e condiciona nossa energia e estado de humor para todo o dia. De acordo com nosso ritmo, é o momento no qual devemos comer mais, já que estes alimentos irão ser assimilados e consumidos durante o resto do dia.

As pessoas que não apresentam muito apetite ao acordar não precisam se obrigar a comer sem fome. Podem atrasar este café da manhã até o meio da manhã, mas terão que ter em mente que se sentirão saciados durante algumas horas.

O que deve conter um super café da manhã?

cafe-da-manha

Um super café da manhã deve ser completo e equilibrado e deve nos trazer as quantidades necessárias de proteínas, carboidratos e gorduras das quais precisamos, assim como uma boa dose de vitaminas, minerais e fibras.

Também devemos tentar torná-lo atrativo e apetitoso, combinando alimentos crus e cozidos, doces e salgados. E se além disso, conseguirmos alimentos orgânicos, os benefícios vão se multiplicar ainda mais.

Ingredientes

Para preparar nosso super café da manhã precisamos dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de aveia em flocos (50 g)
  • Um copo de bebida vegetal (200 mL)
  • Fruta fresca da temporada
  • Um punhado de frutos secos, tostados e sem sal
  • Uma colher de sementes cruas (de abóbora, girassol, gergelim, linhaça, etc.) (10-15 g)
  • Uma colher de óleo vegetal de primeira pressão a frio de oliva, de linhaça, de coco ou de gergelim (14 g)
  • Gengibre em pó
  • Canela de Ceilão em pó
  • Cacau puro em pó
  • Uma colher de mel de abelha (25 g)

As quantidades são aproximadas porque dependem do apetite e do ritmo de vida da pessoa. Não devemos ser rigorosos para podermos desfrutar de nosso café da manhã e trazer para nosso corpo a quantidade necessária para nos saciar sem nos sentirmos muito cheios ou pesados.

A quantidade exata deverá ser vista à medida que testa-se a receita, e é possível que a cada dia você a personalize a seu gosto, de acordo com o que irá fazer no dia.

Recomendamos a leitura: 11 ingredientes para um café da manhã saudável

Modo de preparo

café da manhã com aveia e frutas

Temos três maneiras diferentes de preparar este café da manhã, de acordo com nossas preferências, o tempo que dispomos para prepará-lo e as características de nosso sistema digestivo:

Cru

Tudo misturado e cru é um excelente café da manhã vegano. No entanto, algumas pessoas tem dificuldades para digerir a aveia crua.

Mastigue muito bem cada colherada para não sofrer inchaço ou acidez. É a forma mais rápida de prepará-lo.

Cozido

Neste caso, ferva a aveia com a bebida vegetal durante 10 minutos, deixe esfriar um pouco e adicione o resto dos ingredientes crus.

É uma opção um pouco mais elaborada, mas muito mais fácil de ser digerida. É ideal para os dias frios, já que nos traz muito calor.

Vitamina

A terceira opção consiste em bater todos os ingredientes durante 3 minutos para conseguir um café da manhã rápido, digestivo e também muito fácil de ser levado para o trabalho.

É a escolha ideal para aquelas pessoas que não sentem muito apetite quando acordam, já que esta opção pode ser carregada e você pode ir tomando-a pouco a pouco.

Caso o escolha, pode deixar a aveia de molho durante a noite para que a vitamina seja ainda mais fácil de ser digerida.

As pessoas que não podem comer aveia podem substituí-la por trigo sarraceno, um alimento muito saudável e nutritivo, livre de glúten, que podemos cozinhar durante 20 minutos para incluí-lo no super café da manhã.

Comece a consumir este café da manhã todas as manhãs e recupere a energia em poucos dias.