Reduza a dor e a inflamação incluindo estes 7 alimentos em sua dieta

Reduza a dor e a inflamação incluindo estes 7 alimentos em sua dieta

Embora existam diversos medicamentos para aliviar a inflamação, em excesso eles podem ser prejudiciais. Felizmente, podemos optar por alimentos cujas propriedades nos auxiliam a combatê-la de forma natural.
Reduza a dor e a inflamação incluindo estes 7 alimentos em sua dieta

A dor e a inflamação são problemas de saúde comuns que podem surgir devido a uma doença, uma lesão, ou o excesso de atividade física.

Seu desenvolvimento é recorrente entre pessoas sedentárias, porém também é comum em idosos ou pessoas cujos hábitos são pouco saudáveis. Muitos dos casos ocorrem de forma esporádica e leve, mas alguns os experimentam de modo crônico e podem chegar a ter dificuldades em suas habilidades físicas.

O problema é que muitos ignoram seus sintomas iniciais e, apesar de tomar medidas para atenuá-los, continuam realizando atividades que agravam a situação.

Embora os medicamentos analgésicos reduzam a gravidade dos sintomas, sua ingestão excessiva pode provocar efeitos colaterais não desejados.

A boa noticia é que há soluções simples e naturais que, se aplicadas todos os dias, podem ajudar a controlar esta situação sem expor a saúde a riscos.

Hoje queremos recomendar 7 alimentos saudáveis que, pelas suas propriedades, são bons complementos para combater a inflamação no organismo.

Não deixe de consumi-los!

1. Salmão para combater a inflamação

Salmão para combater a inflamação

O salmão não só representa uma das melhores fontes de proteínas de alto valor biológico, como também conta com uma quantidade elevada de ácidos graxos ômega 3.

  • Este tipo de gordura saudável reduz os níveis de colesterol e, por sua vez, atua como um poderoso anti-inflamatório e protetor.
  • Sua assimilação regula a atividade dos processos inflamatórios do corpo e, visto que melhora a circulação, é ideal para acalmar a dor. Como se fosse pouco, contém uma substância conhecida como calcitonina, a qual pode ajudar a prevenir a osteoporose.

2. Uvas vermelhas

Conhecidas por seu delicioso sabor, as uvas vermelhas são um excelente alimento para as pessoas com transtornos inflamatórios.

Concentram uma alta quantidade de resveratrol, um antioxidante com efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que amenizam a dor.

Sua ingestão regular estimula a eliminação de toxinas e, ao mesmo tempo, reduz o risco de envelhecimento precoce.

3. Tomilho

Tomilho para combater a inflamação

Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do tomilho compararam-se com alguns remédios que têm esse componente para o tratamento da dor.

  • Seus nutrientes essenciais criam uma barreira protetora contra a ação negativa de radicais livres e, por sua vez, controlam a inflamação.
  • Incluído como tempero nos pratos, pode reduzir o risco de doenças como a artrite e o colesterol alto.
  • Além disso, se preparado em infusão, é uma solução rápida para a tensão muscular e a dor de cabeça.

4. Abacaxi

O abacaxi é um alimento de baixa caloria que, por seu efeito diurético e anti-inflamatório, é ideal para reduzir as dores causadas pela inflamação.

Conta com uma enzima conhecida como bromelina que, depois de ser assimilada no organismo, facilita a decomposição das proteínas.

Isto quer dizer que, se ingerido regularmente, é um bom aliado para prevenir a gota e problemas articulares.

5. Cebola

Cebola para combater a inflamação

cebola é um alimento antioxidante e purificante que diminui os níveis de toxinas no sangue e nos tecidos.

Contém um flavonoide conhecido como quercetina, que é considerado um dos agentes anti-inflamatórios naturais mais poderosos.

Este nutriente, somado ao seu suplemento vitamínico e de minerais, age contra os efeitos negativos dos radicais livres e a inflamação.

6. Linhaça

A linhaça concentra uma quantidade interessante de ácidos graxos essenciais e vitaminas E, cujos efeitos no organismo contribuem para acalmar a dor.

Seus níveis de ômega 3 superam o de outros vegetais e, uma vez que se assimila com facilidade, é um remédio efetivo contra as dores musculares e articulares.

Por outro lado, cabe destacar que fornece quantidades interessantes de fibras, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e a melhorar os distúrbios digestivos.

7. Azeite de oliva

Azeite para combater a inflamação

O azeite de oliva se destaca em todos os lugares do mundo como uma das melhores fontes de ácidos graxos essenciais de boa qualidade.

Sua concentração de nutrientes fornece vários benefícios à saúde cardiovascular e, de fato, é eficaz contra os desequilíbrios inflamatórios.

Conta com uma substancia conhecida como oleocanthal que, por sua ação anti-inflamatória, pode reduzir a dor decorrente de tensões e as cefaleias.

Esta substância inibe a ação de uma enzima conhecida como COX, a qual fabrica substâncias que aumentam a inflamação.

Você sofre de dores inflamatórias ou desconforto? Aumente o consumo dos alimentos citados aqui e comprove por si mesmo quão bons eles são para lidar com essas condições.