Os benefícios da água de alcachofra

Como reduzir os níveis de açúcar, colesterol e ácido úrico com água de alcachofra

Além de favorecer a perda de peso, a água de alcachofra pode nos ajudar a melhorar nossa saúde hepática, e por isso é muito benéfica para aqueles que têm problemas no fígado.
Benefícios da água de alcachofra

A alcachofra é uma hortaliça com um alto teor de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que favorecem a saúde.

Desde sempre ela foi valorizada a nível medicinal, já que é um dos alimentos mais completos do ponto de vista nutricional.

Está comprovado que a alcachofra oferece uma quantidade significativa de fibras, carboidratos, proteínas e, em menor quantidade, ácidos graxos essenciais.

Devido a isso, nos últimos anos seu consumo aumentou em muitos lugares do mundo, especialmente por funcionar como um complemento para a dieta de quem deseja perder peso.

Ela também tem benefícios como o fato de ser um depurativo natural e do seu consumo facilitar a eliminação daquelas substâncias que alteram o funcionamento dos principais órgãos do corpo.

Hoje queremos compartilhar seus efeitos na saúde e a forma como prepará-la para aproveitar ao máximo as suas propriedades.

Reduz os níveis de açúcar no sangue

Alcachofra para reduzir o açúcar no sangue

Um dos componentes que se destacam nesta hortaliça é a inulina, um carboidrato que se metaboliza de forma lenta no corpo, favorecendo a transformação do açúcar em energia.

Ela também contribui para regular os níveis de insulina, melhorando a saúde dos pacientes com diabetes tipo 2.

Controla o colesterol

O alto teor de fibras, vitamina C e fito esteróis da alcachofra contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol bom.

Por outro lado, ela contém cinarina, uma substância que estimula a secreção biliar para facilitar a digestão das gorduras e impedir que elas se acumulem no corpo.

Também oferece flavonoides, cujo efeito anti-inflamatório contribui para reduzir o risco de padecer de doenças cardiovasculares.

Favorece a eliminação de ácido úrico

Reduzir ácido úrico com água de alcachofra

Os ácidos cafeico e linoleico contribuem para reduzir os níveis de purinas no sangue, algo que melhora a circulação e facilita a eliminação do ácido úrico.

Também atua como um potente diurético, já que elimina os líquidos retidos nos tecidos e reduz os sintomas de doenças inflamatórias como a gota e a artrite.

Melhora a saúde hepática

Ao contribuir com a dissolução das gorduras, a alcachofra serve para proteger o fígado e melhorar a sua função. De fato, ela é muito recomendada para as pessoas que sofrem de cirrose ou que têm o fígado muito afetado.

O consumo da sua água favorece a sua recuperação e proporciona nutrientes essenciais para que se restabeleça o quanto antes.

É digestiva

Água de alcachofra favorece a digestão

Por seu teor significativo de fibras, a água de alcachofra também melhora a digestão. Seu consumo apoia a absorção adequada dos nutrientes e serve para acalmar incômodos comuns como as distensões e a acidez.

Melhora o movimento intestinal para combater a prisão de ventre e, ainda que soe contraditório, também é um ótimo remédio para combater a diarreia.

Como preparar a água de alcachofra?

Água de alcachofra

Ainda que este alimento possa ser incluído em várias receitas, uma das formas mais recomendáveis de consumir alcachofra é através da preparação de uma bebida natural. Ela permite conservar em grande parte suas propriedades e o melhor é que contém pouquíssimas calorias.

O importante é saber escolher alcachofras saudáveis, prestando atenção ao tamanho e às folhas, que devem estar bem definidas e de cor verde.

Ingredientes

  • 3 alcachofras médias
  • 1 litro de água

Como preparar

  • Lave bem as alcachofras, corte os extremos do talo e corte-as.
  • A seguir, coloque em uma panela com o litro de água e deixe ferver durante 15 minutos.
  • Passado este tempo, retire-a e deixe repousar tampada.

Como consumir

  • Beba um copo desta água antes do café da manhã e outro antes do almoço.
  • Tome-a, pelo menos, durante três semanas seguidas.
  • Você pode consumi-la fria ou quente.
  • Se for mantida na geladeira, pode durar até uma semana.

Para levar em conta!

  • As pessoas que sofrem de hipersensibilidade devem ter muito cuidado ao ingerir esta água.
  • Ela não é aconselhada para pessoas que têm alguma obstrução ou litíase biliar.
  • Não se deve ingeri-la em excesso, já que pode causar a produção de gases e flatulência.
  • No caso de estar tomando medicamentos, é melhor consultar um médico para descartar possíveis reações desfavoráveis.

Ao incluir esta água na dieta, levando em conta as recomendações dadas, você pode obter uma melhora na saúde e também no peso.

Cabe também ressaltar que seus efeitos não são imediatos e só serão obtidos quando a água de alcachofra for consumida durante vários dias seguidos e de forma regular.