Como regenerar o cabelo, a pele e as unhas "por dentro"

Como regenerar o cabelo, a pele e as unhas “por dentro”

O aspecto das unhas, do cabelo e da nossa pele podem nos dizer muito sobre a nossa saúde. Saiba como mantê-los sempre saudáveis.
Como regenerar o cabelo, a pele e as unhas

Estamos acostumados a encontrar diversos produtos que prometem regenerar nossos cabelos, pele e unhas tratando-os externamente. Entretanto, o motivo por trás da aparência destes aspectos de nosso corpo pode ser interno, e por isso a “cura” dos mesmos deve ser feita “por dentro”.

Muitas vezes temos as unhas fracas e quebradiças, os cabelos sem brilho e com a queda acentuada, e a pele ressecada e sem saúde, por causa de deficiências nutricionais, que poderiam facilmente ser tratadas através de uma mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida.

Uma dieta inadequada e pobre em nutrientes pode fazer com que tenhamos que lidar com os seguintes aspectos:

  • Unhas que demoram muito a crescer
  • Unhas fracas que quebram o tempo todo
  • Pele ressecada
  • Queda de cabelo
  • Cabelo sem brilho
  • Um visual cansado, já que a pele do rosto perde o brilho e a saúde
  • Tônus muscular prejudicado, podendo favorecer o surgimento da flacidez

Por esse motivo, hoje queremos compartilhar algumas recomendações a respeito de como podemos melhorar a dieta para que a mesma inclua todas as vitaminas e minerais necessários para a saúde de nossos cabelos, unhas e pele.

Dieta para regenerar o cabelo, a pele e as unhas

pele-do-rosto

A primeira recomendação é um pouco mais geral: devemos manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais, optando por fontes de proteína animal magra ou proteína vegetal, além de ingerir gorduras saudáveis e carboidratos complexos. Evite os alimentos refinados, o açúcar e as gorduras saturadas.

Além disso, um outro fator é fundamental. Todos sabemos que as consequências do cigarro, principalmente para a pele, são terríveis, por isso é fundamental trabalhar para se livrar deste hábito tão prejudicial.

Voltando à dieta, devemos ficar atentos à ingestão de alguns nutrientes principais:

  1. Proteínas

As proteínas são cruciais para a saúde do cabelo, da pele e das unhas. São elas – a queratina, colágeno e elastina – que afastam as rugas e oferecem força e elasticidade à pele, além de prevenir a queda de cabelo e fortalecer as unhas.

Por esse motivo, fique atenta para garantir que a sua dieta contém uma quantidade saudável de proteína, priorizando sempre as fontes de proteína magra, como os peixes, o frango, os frutos do mar e ovos. Você também pode consumir laticínios com teor reduzido de gordura, e investir em fontes de proteína vegetal, como a soja, as sementes de chia, os frutos secos e as leguminosas.

  1. Ácidos graxos ômega-3 e ômega-6

4602568537_d6faa1811a_o-500x334

Muito se fala sobre estes elementos atualmente, e a sua importância realmente é fundamental. Além de oferecerem uma série de benefícios para a saúde do nosso organismo, ingerir estas gorduras saudáveis também ajuda a combater o ressecamento da pele e do couro cabeludo, além de contribuir para a saúde geral do cabelo, da pele e das unhas.

Para obtê-los, entre as melhores fontes estão os peixes como o salmão e o atum.

  1. Ferro

A deficiência deste mineral é amplamente conhecida por desencadear a queda de cabelo. A falta de ferro também pode afetar as unhas, por isso é importante garantir que ele está fazendo parte da sua dieta.

A melhor fonte de ferro é a carne vermelha, mas não devemos exagerar no consumo, já que, dependendo do corte, ela é rica em gorduras saturadas. Opte sempre por cortes magros ou outras fontes como as leguminosas (feijão e lentilha, por exemplo) e os grãos integrais.

  1. Biotina

Esta vitamina B é muito importante para a saúde dos cabelos e das unhas, por isso assegure-se de que ela está presente na sua dieta. Ela contribui para que enzimas essenciais quebrem os carboidratos, gorduras e proteínas, favorecendo a sua absorção no organismo.

Alguns alimentos ricos em biotina incluem oleaginosas como o amendoim, a avelã e as nozes, soja, sementes de girassol, ervilhas, aveia e arroz integral.

  1. Vitamina C

vitaminac-500x341-500x341

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, que mantém a pele com um aspecto saudável e forte. Além disso, ela também aumenta a imunidade.

Para ingeri-la, opte por frutas como a laranja, o kiwi, limão, toranja, e outras ricas em antioxidantes.

  1. Água

Às vezes nos esquecemos do remédio natural mais simples, mas que nem por isso é menos eficaz. A desidratação do organismo afeta negativamente a saúde e a aparência de nossa pele, cabelos e unhas, por isso beber bastante água é fundamental.

Beba pelo menos 8 copos de água por dia para garantir a hidratação e os outros inúmeros benefícios que a água oferece para a nossa saúde e bem-estar.