Camomila e canela para reduzir o açúcar e controlar a diabetes

Remédio de camomila e canela para reduzir o açúcar e controlar a diabetes

A camomila pode nos ajudar a regular nossos níveis de açúcar depois de comer, enquanto a canela irá favorecer o metabolismo celular e melhorar a resposta diante da insulina.
Remédio para controlar o açucar no sangue

Se ao medir os níveis de açúcar no sangue eles permanecerem superiores a 180, é possível que estejam altos demais. Este descontrole indica que o corpo não conta com uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável por manter o açúcar sob controle.

Quando não prestamos a atenção adequada e seguimos adotando de maneira constante os hábitos que causam estas subidas, pode surgir uma doença crônica conhecida como diabetes que, por sua vez, traz outras consequências.

Em grande parte dos casos ela ocorre por causa de maus costumes alimentares, em especial pelo consumo excessivo de açúcares.

No entanto, também influenciam o sedentarismo, o consumo de tabaco, o estresse constante e a reação de alguns medicamentos usados para tratar outras patologias.

A frequente sensação de fadiga, as alterações na micção e a desidratação são alguns dos sinais que permitem alertar sobre uma crise de açúcar alto.

Felizmente, existem algumas soluções de origem natural que podem contribuir para controlá-la antes que a mesma piore e cause outros tipos de danos.

Por que a camomila e a canela estabilizam os níveis de açúcar no sangue?

Tanto a camomila quanto a canela têm diversas aplicações medicinais que são aproveitadas desde a antiguidade.

Ambas são anti-inflamatórias e contêm princípios ativos que lhes permitem regular e manter sob controle os níveis altos de glicemia.

Em várias oportunidades cada uma delas se destacou por ser a solução natural para aliviar vários tipos de doenças digestivas, do sistema cardiovascular e nervoso.

No entanto, somente há algum tempo foi descoberto que combinando-as em um mesmo remédio poderíamos obter um bom aliado contra a diabetes tipo 2.

Benefícios da camomila

Camomila

As finalidades da camomila como remédio alternativo foram fonte de investigação desde muitas décadas.

Estas flores populares ajudam a curar sintomas digestivos e transtornos psicológicos como o estresse, a ansiedade e a insônia.

Em uma das pesquisas realizadas sobre os seus benefícios, foi determinado que seu teor significativo de quercetina tem a capacidade de prevenir os descontroles de açúcar após as refeições.

Este poderoso antioxidante torna mais lenta a absorção de glicose no intestino, dando ao corpo tempo suficiente para metabolizá-la de forma adequada.

Benefícios da canela

Canela

Conhecida por seu agradável aroma e seu sabor particular, a canela é uma especiaria com centenas de benefícios para a nossa saúde.

A ingestão regular e moderada de canela favorece a distribuição da glicose através da insulina, melhorando o metabolismo celular e de todo o organismo.

Aparentemente, após ingeri-la, seus ativos estimulam enzimas essenciais que se encarregam de melhorar a resposta das células diante da insulina.

Além disso, um de seus bioativos apoiaria o processo mediante o qual o organismo transforma o açúcar em energia.

Como preparar este remédio de camomila e canela para controlar a diabetes?

Remédio de camomila e canela

Para preparar este remédio contra a diabetes basta combinar algumas flores de camomila com uma pequena quantidade de canela.

O resultado é uma infusão com pouquíssimas calorias que pode ser ingerida todos os dias para aproveitar todos os seus benefícios.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250ml)
  • 1 colher de flores de camomila (10g)
  • 1 colher de canela (5g)

Como preparar

  • Introduza a canela em uma panela com uma xícara de água e deixe ferver.
  • Quando chegar à ebulição, retire-a e acrescente as flores de camomila.
  • Deixe em repouso durante 10 minutos e coe em seguida.

Como consumir

  • Beba uma xícara por dia, depois da refeição principal ou em jejum, pela manhã.
  • Tome este remédio natural duas ou três semanas seguidas para sentir a diferença.

Contraindicações

  • Este remédio não deve ser consumido por pacientes com problemas no fígado.
  • Ele também não deve ser tomado em excesso se o paciente estiver fazendo uso de medicamentos ou suplementos com a mesma finalidade.
  • Por nenhuma razão deve-se exceder a dose de canela, pois a mesma pode ser tóxica.

Trata-se de um complemento natural que não substitui o tratamento receitado pelo médico. Se surgirem dúvidas sobre o seu consumo, o mais conveniente é consultar o especialista.

Seus resultados dependem muito da constância com a qual a mesma for consumida, assim como dos demais hábitos que sejam adotados contra a diabetes.