Remédio eficaz à base de alho para tratar a dor ciática

Remédio eficaz à base de alho para tratar a dor ciática

Embora os medicamentos prescritos pelos especialistas sempre sejam fundamentais, o leite de alho pode ser um ótimo complemento para aliviar as dores de forma natural.

A ciática é um conjunto de sintomas que se caracteriza pela dor, fraqueza ou dormência da perna, causada por uma lesão ou pressão excessiva sobre o nervo ciático. Trata-se de uma condição médica que pode ser produzida por diferentes problemas de saúde, mas não é uma doença isolada.

O nervo ciático começa na parte inferior da lombar e na parte posterior de cada perna, sendo aquele que controla os músculos da parte de trás do joelho e da região inferior da perna.

Quando este é afetado por alguma lesão ou dano, a pessoa começa a sentir uma dor intensa que pode ser acompanhada por uma sensação de formigamento ou de queimação.

A dor do nervo ciático pode se tornar bastante intensa quando não é tratada adequadamente. Por este motivo, é importante consultar um médico para receber um diagnóstico adequado, e então prosseguir com o controle dos sintomas.

Seu médico pode prescrever alguns medicamentos e terapias para reduzir os sintomas e melhorar a sua condição. Mas, além disso, podem ser consideradas algumas alternativas naturais que, por suas propriedades, podem ajudar a aliviar o problema.

Leite de alho para tratar a dor ciática

Beneficios-do-suco-de-alho-500x375

Um dos remédios naturais que está se tornando muito popular para o tratamento da dor ciática é o leite de alho. Este remédio natural, que é preparado com vários dentes de alho, concentra significativas propriedades que ajudam a diminuir a dor e a inflamação relacionadas com este problema.

Para nos beneficiarmos ainda mais dos efeitos do leite de alho é muito importante tomá-lo por um tempo prolongado e complementar o tratamento com a modificação de  alguns hábitos que podem estar influenciando no problema.

Ingredientes

  • 5 dentes de alho
  • 1 xícara de leite de amêndoas ou leite de arroz (250 ml)
  • Mel para adoçar (opcional)

Como preparar?

  • Para começar, deve-se preparar um purê de alho, usando um moedor ou pedra para esmagar bem os cinco dentes de alho.
  • Em seguida, misture a pasta de alho com o leite vegetal que foi escolhido.
  • Finalmente, adicione um pouco de mel para adoçar.

Esta bebida pode ser tomada fria ou quente, dependendo do gosto de cada um. Deve ser esclarecido que ao cozinhar, o alho perde muitas de suas propriedades, mas sem deixar de ser eficaz.

Leite-de-alho-500x340

Como consumi-lo?

  • Para obter bons resultados no tratamento da dor ciática é muito importante tomar de 200 a 250 ml de leite de alho por dia.
  • A bebida pode ser tomada de uma só vez ou dividida para duas vezes ao dia.

 Deve-se notar que este remédio natural funciona como coadjuvante no tratamento da dor ciática e não deve ser consumido para substituir medicamentos ou terapias prescritas pelo médico.

Veja também: Os grandes benefícios de comer alho em jejum

Outros importantes benefícios do leite de alho

O alho é um ingrediente conhecido por seu sabor particular e múltiplas propriedades medicinais. Este alimento contém nutrientes importantes como:

  • Vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), vitamina B6 e C.
  • Minerais como potássio, cobre, manganês, fósforo, zinco, selênio e cálcio.
  • Proteínas, flavonoides, enzimas e antioxidantes.Alho-500x334

Por sua importante contribuição nutricional, o leite de alho também é eficaz no tratamento e prevenção de várias doenças. Estes são alguns de seus principais benefícios:

  • Combate a asma: por sua capacidade de aumentar a resposta imunológica do corpo, o leite de alho é ideal para combater e prevenir problemas respiratórios como a asma.
  • Ajuda a controlar a tosse: adicionando um pouco de açafrão à mistura pode-se fazer um remédio natural para combater os desagradáveis sintomas da tosse. As propriedades antibióticas e antivirais do alho e do açafrão fazem dele um dos melhores tratamentos para combater essa afecção.
  • Controlar os níveis de colesterol: por concentrar importantes antioxidantes, este remédio ajuda a baixar os níveis do colesterol “ruim”, enquanto aumenta o colesterol “bom”.
  • Ameniza a gordurosa hepática: o alho ajuda a ativar as enzimas do fígado, contribuindo para a eliminação de toxinas e detritos que se acumulam no corpo. Além disso, ele está carregado de alicina e selênio, compostos que aumentam a produção da bílis reduzindo a gordura no fígado.
  • Fortalece o sistema imunológico: ao fornecer importantes nutrientes para o organismo, o leite de alho contribui para reforçar as defesas e criar uma barreira protetora contra várias doenças.

Recomendamos ler : 8 coisas que prejudicam o sistema imunológico