Remédio natural para dormir melhor - Melhor Com Saúde

Remédio natural para dormir melhor

Conciliar o sono pode ser difícil em algumas ocasiões e, de fato, não descansar adequadamente pode se converter em um transtorno no dia a dia.

Dormir bem é um dos hábitos imprescindíveis para poder gozar de uma boa saúde física e emocional. No entanto, o estilo de vida moderna, as preocupações ou as distrações com dispositivos eletrônicos, entre outros, podem reduzir a qualidade do sono e influenciar na aparição de muitos transtornos que afetam a saúde.

Muitos de nós não nos damos conta, mas os transtornos de sono também estão afetando a saúde das crianças. Em certos casos não prestamos atenção suficiente a qualidade do sono deles e não percebemos de que também possuem problemas para dormir. Às vezes acreditamos que ao deixá-los em sua cama imediatamente dormirão como anjinhos, mas em muitos casos, estamos completamente errados.

Como conciliar melhor o sono?

dormir

Para combater os problemas de sono, tanto nas crianças quanto nos adultos, é importante fazer algumas modificações nos hábitos noturnos, os quais são determinantes para relaxar adequadamente e dormir melhor.

  • Jantar duas horas antes de dormir: muitas pessoas cometem o erro de jantar ou comer algo antes de dormir, sem dar tempo para a digestão. É muito importante mudar este hábito, pois o ideal é jantar algo leve com duas ou três horas de antecedência antes de ir para a cama. Assim o corpo tem tempo de fazer a digestão e ajuda a evitar interrupções de sono.
  • Evitar o consumo de estimulantes: o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro, chás e café podem influenciar diretamente os problemas de sono, pois contêm estimulantes.
  • Evitar o uso de tablets, celulares ou qualquer outro dispositivo: se você quiser ter uma boa qualidade de sono e descansar melhor, evite o uso de tablets, celulares, televisores e qualquer outro dispositivo eletrônico. Vários estudos encontraram uma relação entre o uso destes dispositivos e os problemas de sono. Os especialistas recomendam deixar de utilizá-los uma hora antes de dormir.
  • Tomar um banho relaxante: um banho de água morna, usando alguns óleos essenciais com propriedades relaxantes, pode ajudar a conciliar melhor o sono.
  • Infusões: o consumo de infusões também pode ser um grande complemento para melhorar a qualidade do sono. Algumas infusões apresentam propriedades relaxantes que ajudam a dormir melhor e previnem problemas como a insônia. Entre as infusões recomendadas encontramos: camomila, menta, passiflora, tília, melissa, lúcia lima ou tomilho, entre outras. Seja qual for a erva escolhida, basta colocar uma xícara de água para ferver, adicionar algumas folhas ou flores da planta, deixar repousar 5 minutos e beber 20 ou 30 minutos antes de dormir.

Unguento de óleos essenciais para dormir melhor

óleos-para-dormir

Além prestar atenção às recomendações anteriores, uma boa opção para dormir melhor é preparar este unguento de óleos essenciais com propriedades relaxantes que ajudarão a melhorar a qualidade do sono.

Ingredientes

  • ¼ xícara de manteiga de cacau (50 g).
  • ¼ xícara de óleo de coco (60 ml).
  • 20 gotas de óleo de lavanda.
  • 12 gotas de óleo essencial de camomila.
  • 10 gotas de óleo de eucalipto.

Modo de preparo

  • Em uma panela pequena derreta em banho-maria a manteiga de cacau junto com o óleo de coco.
  • Deixe repousar durante 10 minutos e depois adicione o restante dos óleos.
  • Leve à geladeira durante 2 horas e utilize quando tiver uma consistência cremosa.

Modo de usar

massagens-para-dormir

 

  • Pegue uma pequena quantidade do unguento e aplique-o com suaves massagens nos pés ou nos pés das crianças antes de dormir. Esta massagem ajudará a relaxar e conciliar o sono com maior rapidez.
  • Coloque meias e deite para dormir logo depois.

Lembrete!

Este produto natural é uma alternativa para combater os problemas de sono e dormir melhor. Por ser natural e não tóxico, pode ser aplicado em crianças maiores de 5 anos. No entanto, este remédio não funciona como uma cura para os transtornos de sono crônicos, os quais devem ser tratados por um especialista. É muito importante consultar o médico no caso destes problemas serem recorrentes.