Anemia: como combatê-la com um remédio de urtiga e limão

Remédio com urtiga e limão para acabar com a anemia

Para acabar com a anemia é muito melhor incluir em nossa dieta alimentos que contenham ferro ao invés dos suplementos do mesmo, já que nosso organismo o assimilará melhor e não sentiremos efeitos colaterais.
Remédio com urtiga e limão para acabar com a anemia

A anemia supõe uma diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue. Pode ser causada por uma deficiência de ferro ou pode ser um sintoma de algum transtorno de saúde.

Pode nos causar sintomas como fadiga, queda de cabelo ou taquicardia, por isso convém controlá-la antes que se torne grave.

Neste artigo falaremos sobre um antigo remédio à base de urtiga e limão, dois ingredientes medicinais que lhe permitirão prevenir e tratar a anemia de forma natural.

Confira!

Controlar a anemia

exame-de-sangue-anemia

Se suspeitamos de que podemos sofrer de anemia, por exemplo, por nos sentirmos mais cansados do que o normal sem nenhum motivo, é fundamental fazer um exame de sangue e procurar um médico para descobrir a origem do problema.

A anemia pode responder a diferentes causas, como déficits nutricionais, ou pode estar relacionada a algum problema de saúde que seria conveniente descartar.

O médico se encarregará de fazer o diagnóstico e prescrever os tratamentos oportunos, segundo o nível de gravidade da anemia, assim como sua causa.

Cuidado com os suplementos de ferro

Se considerarmos tomar um suplemento de ferro, devemos conhecer os possíveis efeitos colaterais, já que ele pode causar uma oxidação que gera mal-estar e problemas digestivos.

Para prevenir, ou se a anemia não for grave, é preferível sempre aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como por exemplo os vegetais de folhas verdes, as leguminosas, a beterraba, a salsa, o pólen ou a alfafa.

Se vamos tomar um suplemento de ferro, melhoraremos sua assimilação se o combinarmos com vitamina C.

A urtiga

beneficios-da-urtiga-contra-a-anemia

A urtiga é uma planta que cresce de forma silvestre e que, apesar de não ser muito conhecida como alimento, é um vegetal comestível com o qual pode-se preparar sopas e cremes.

A nível medicinal, seu uso mais habitual é em infusão ou como suplemento. Pode ser coletada de regiões livres de contaminação, sempre com as luvas adequadas. Sua característica urticante desaparece ao ser cozida ou seca.

A urtiga é rica em vitaminas e minerais, dentre os quais destaca-se o ferro.

Ela se destaca por suas propriedades digestivas, hepáticas e diuréticas, por isso é um excelente remédio para depurar o organismo.

Neste sentido, além de corrigir possíveis déficits nutricionais, ela também nos ajudará a limpar o organismo para tratar qualquer transtorno.

O limão

O limão não pode faltar em nenhum tratamento, já que nos ajuda a potencializar a depuração do organismo ao mesmo tempo em que melhora a assimilação dos nutrientes.

Neste caso, o limão é rico em vitamina C, que melhora a absorção do ferro presente nos alimentos que consumimos.

Recomendamos escolher sempre limões orgânicos e usar sua casca ralada em infusões, sobremesas, molhos, saladas, etc.

Também podemos congelá-lo para usar quando necessário.

Recomendamos o seguinte artigo: Como usar a casca de limão para acalmar a dor nas articulações

Como aproveitar a urtiga e o limão para acabar com a anemia?

urtiga-para-combater-anemia

Dados seus inúmeros benefícios, podemos combinar ambos os ingredientes em um único remédio que nos ajudará a combater os efeitos da anemia.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de urtiga verde seca (50 g)
  • O suco de 1 limão
  • 1 litro de água

Preparo

Para preparar o remédio daremos os seguintes passos:

  • Colocaremos a água para ferver e, quando começarem os primeiros vapores, desligaremos o fogo e adicionaremos a urtiga.
  • Cobriremos o recipiente e o deixaremos em infusão por 5 minutos. Depois iremos coar.
  • Espremeremos o limão e o adicionaremos à infusão.
  • Podemos adoçar a infusão com um pouco de estévia ou mel de abelha.

Como tomar?

Tome esta bebida ao longo do dia, fora das refeições. Podemos beber, por exemplo, dois copos em jejum, um no meio da manhã e outro no meio da tarde.

Consumiremos durante quinze dias para aumentar os níveis de ferro e prevenir e tratar a anemia.

Depois dessas duas semanas, poderemos tomar uma xícara desta infusão por dia, para manter. As mulheres também podem tomar durante os dias de menstruação para compensar a perda de ferro.

Para potencializar os efeitos deste tratamento deveríamos nos acostumar a adicionar um fio de suco de limão às refeições, já que isso nos ajudará a melhorar a assimilação do ferro.

A salsa crua também é um condimento excelente, já que contém vitamina C e ferro em boas quantidades.

Devemos destacar que este remédio, por ser muito depurativo, pode causar alguns incômodos transitórios como dores de cabeça ou leves erupções na pele, que desaparecerão em pouco tempo.