Remédios para cabelos finos e quebradiços - Melhor com saúde

Remédios para cabelos finos e quebradiços

O abuso de produtos químicos é apenas um dos fatores que podem debilitar nosso cabelo. Uma má alimentação e o estresse diário também podem influenciar seu estado.

Um cabelo bonito e forte é sinal de uma boa saúde. Em certas situações, a mudanças hormonais, o abuso de substâncias químicas ou o fato de utilizar o secador de cabelos com temperatura muito alta podem danificá-lo gravemente.

Mas, em geral, a saúde dos nossos cabelos depende mais do equilíbrio nutricional do nosso organismo.

Qualquer déficit vitamínico, seja de sais minerais, proteínas etc, causa enfraquecimento, fragilidade e, por fim, queda de cabelo.

Normalmente, a presença de uma anemia é uma causa direta da queda, a falta de ferro é motivo básico para que o mesmo comece a se mostrar enfraquecido, sem brilho e quebradiço, mas veremos outros detalhes na sequência.

Causa de enfraquecimento dos cabelos

Os cabelos, em geral, além de serem compostos por queratina, também são formados por um rico composto de minerais fundamentais, tais como: magnésio, silício, selênio, cobre. 

Para mantê-los saudáveis precisamos de um correto equilíbrio de todos estes compostos. Mas, quais são as causas que os fazem em determinados períodos os cabelos fiquem fracos e em pior condição?

  • Mudanças hormonais
  • Períodos de estresse e ansiedade
  • Problemas na tireoide
  • Carência de minerais, especialmente o ferro, no organismo
  • Efeitos externos: o sol, o vento, o uso exagerado de produtos químicos

Remédios para a saúde dos nossos cabelos

Você deve ter em mente que, ao manter uma dieta adequada e equilibrada, isso refletirá imediatamente na saúde dos seus cabelos, por isso, lhe damos estes importantes conselhos:

  • Proteínas: é primordial que você inclua diariamente um consumo apropriado de proteínas, que podem ser encontradas nos ovos, queijo e peixes. É aconselhável também que, na hora de utilizar o óleo na culinária, escolha aqueles de origem vegetal: os extraídos de frutos secos e o azeite de oliva por exemplo.
  • O ácido linoleico: essencial para você gozar de um cabelo brilhante e saudável. Você poderá o encontrar no óleo de girassol e no de soja.
  • Vitamina A: retinol ou antixeroftálmica, é uma vitamina lipossolúvel que intervêm na formação e manutenção das células, pode ser encontrada nas cenouras, couves, brócolis, melões, damascos.

suco-maca-cenoura-Will-Merydith

  • Vitamina B: as vitaminas do complexo B estão relacionadas com o metabolismo do corpo, e são indispensáveis para manter o cabelo forte e sadio. Onde podem ser encontradas? Simples! Nos ovos, no produtos lácteos fermentados, nos peixes, na levedura de cerveja, nas algas, nos cogumelos comestíveis, no germén de trigo e na soja. O seu médico também poderá lhe receitar suplementos de vitamina B em capsulas.
  • Vitamina C: é um antioxidante natural, essencial para fortalecer nossos cabelos. O ideal é que seja ingerida através de sucos naturais de laranja, de limão, morango, manga, etc.

espinafre

  • Um suprimento adequado de minerais: ferro, zinco, cobre, dessa forma, não se esqueça de incluir na sua dieta o consumo de frutos secos, peixes, espinafre, lentilhas, mariscos, carnes magras.
  • A biotina: fundamental para a saúde da pele, cabelos e unhas. Se mantivermos uma dieta saudável e equilibrada, a biotina será gerada naturalmente através das bactérias do nosso intestino, mas se não nos alimentarmos adequadamente, teremos um déficit que poderá causar a queda de cabelo. Para que ela possa ser sintetizada em nosso intestino, é essencial que consumamos cereais, ovos, alimentos que contenham levedura.
  • O ácido fólico: é um importante elemento nutricional que coopera na síntese do DNA. É essencial para a multiplicação celular e na formação dos glóbulos vermelhos e brancos e também na síntese de diversos neurotransmissores. A carência de ácido fólico prejudica de imediato o nosso cabelo. Podemos encontrá-lo nas verduras, no abacate, no suco de laranja, no brócolis, na beterraba, na levedura de cerveja, no gérmen de trigo.
  • Alimentos que contenham enxofre: o enxofre nos auxilia na formação do colágeno, um elemento fundamental que aumenta a resistência do cabelo. Você pode encontrá-lo na soja, nos frutos secos, nos grãos, nas carnes, ovos e cereais integrais.
  • Finalmente, é importante que saiba que uma boa hidratação nos ajuda na regeneração dos cabelos, melhorando a sua elasticidade e, assim, a saúde capilar. Para conseguir uma boa hidratação, é importante que você beba entre 6 a 8 copos de água por dia.

Mascaras capilares caseiras para cabelos enfraquecidos

mascara-cabelo

Ingredientes:

  • 2 gemas de ovo
  • 2 colheres (de sopa) de vinagre
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de amêndoas

Preparo:

Coloque as gemas em um recipiente, com o vinagre e o óleo de amêndoas. Misture-os bem durante 5 minutos até que se obtenha uma mistura homogênea de um bonito tom amarelado. Uma vez terminado, molhe os seus cabelos, para que fiquem úmidos e aplique cuidadosamente a mistura nos mesmos.

Em seguida, massageie todo o couro cabeludo para que a mistura fique bem impregnada. Se você tiver uma touca de plástico, será perfeita para cobrir os cabelos e deixar a máscara capilar agir por pelo menos 30 minutos; após isso, enxague os cabelos com água morna. Se você fizer este procedimento 2 vezes por semana, com o passar do tempo, notará bons resultados.

Imagem oferecida por WikiHow